Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Rui veta aparelhos de secretários e UFC na Câmara

Publicado em 06/08/2015, às 07h00   Editoria de Política (Twitter: @BocaoPolitica)


FacebookTwitterWhatsApp

Sem zap
A tática usada pelo governador Rui Costa de proibir secretários, deputados e assessores usarem aparelhos celulares durantes suas reuniões já ganhou adeptos na Bahia. O prefeito de Camaçari, Ademar Delgado, também já aderiu à norma e agora quem for para reunião, deverá deixar o celular fora do recinto do encontro para evitar dispersão.
Doce Sonho

Foto:Agecom/BA
O setor de merchandising da Governadoria montou uma estratégia de marketing curiosa durante a entrega de casas a famílias de Alagados. Botou o governador para sentar ao lado de uma das contempladas para comer bolo na sua nova residência. A ideia foi até interessante, mas pecaram no bolo, muito sofisticado e com cara de ter saído de uma dessas doceterias famosas de Salvador, o que ofuscou Rui Costa nas fotos. O cerimonial trouxe ainda os pratos de porcelana francesa do Palácio de Ondina para incorporar à cena de um líder baiano simples, que senta na mesa de uma baiana para comer bolo e bater papo. 
Muito Malassombrado
O vereador Vado Malassombrado (DEM) tem ganhado holofotes por se envolver em polêmicas no meio político. Antes de ser expulso do palanque do governador Rui Costa (PT) na comunidade de Alagados, ele havia abandonado um evento do prefeito ACM Neto (DEM) na Baixa do Petróleo após o gestor ter apontado a paternidade de uma emenda para reforma do campo de futebol local para o vereador Duda Sanches (PSD). Nos bastidores, dizem que a situação foi causada pelo pessedista e um assessor. Ambos teriam sido chamados a atenção pelo prefeito Neto por conta da divulgação de vídeo em que mostra o edil deixando o local. Na semana passada, protagonizou outro barraco com Fabety Boca de Motor por asfaltamento de rua também na Cidade Baixa. Os vereadores não perdoam e dizem que Vado começou, enfim, a fazer jus ao apelido Malassombrado que tem.
Insalubridade sonora
Assessores da Câmara brincam que farão o pedido aos seus chefes de um adicional de insalubridade se o ritmo da Casa continuar do jeito que está. O povo da igreja, que defende o projeto Antiaborto, de Cátia Rodrigues (PROS), e os agentes de saúde e endemias, fizeram um maior fuzuê nesta quarta-feira (5). Apito, gritaria, até vuvuzela... Além dos assessores, quem também sofre são os jornalistas que são praticamente "obrigados" a ficarem no fundo do plenário, numa área reservada, próximo à galeria e ao furdunço, e mal conseguem acompanhar a votação. Tenham dó!
Narrador de futebol
E por falar em acompanhar a votação, em breve o presidente da Câmara, Paulo Câmara (PSDB), vai estrear como narrador esportivo de alguma rádio soteropolitana. Assim rola a brincadeira nos corredores da Casa. O ritmo em que o tucano começa a ler e colocar para votação as dezenas de proposições da Ordem do Dia não tem Mário Freitas ou Djalma Costalino que segure. O embalo é um só e só falta gritar gol.
Pegaram pesado
Não soou bem as manifestações contra as vereadoras Aladilce Souza (PCdoB) e Kátia Alves (DEM) na sessão desta quarta (5). O povo da igreja, cristão, defensor da proposta de lei do Dia de Conscientização Antiaborto, estendeu cartazes na galeria popular com afirmações de que ambas parlamentares municipais nasceram "de chocadeira" por terem sugerido mudanças na proposição de Cátia Rodrigues (PROS), principalmente Aladilce que foi a principal personagem opositora à proposição.
UFC Câmara
A arena do plenário da Câmara de Vereadores de Salvador protagonizou tensos embates na tarde desta quarta-feira (5). A luta de UFC entre a americana Ronda e a brasileira Bethe Correia parecia ter sido reproduzida entre Aladilce Souza (PCdoB) e Cátia Rodrigues (PROS), inclusive com transmissão ao vivo pela TV Câmara Salvador, em HD. Tudo por conta do dito projeto de lei que cria o dia Anticalote. Se não chegaram a se embolar fisicamente, verbalmente o debate foi bem quente.
Correndo por fora
O vereador Beca (PTN), em resposta à matéria que o listou entre os seis vereadores de Salvador que não apresentaram um projeto de lei no primeiro semestre, resolveu correr atrás do prejuízo. Na sessão desta quarta-feira (5), fez questão de mostrar ao repórter do Bocão News que "não está de braços cruzados" e já apresentou "dois projetos de indicação ainda este mês". Tiveram outros também que começaram a correr por fora para agradar o eleitorado.
Esse é meu patrão...
Foi aprovado o título de cidadão soteropolitano ao presidente da Rádio Itapoan FM, Luiz Pedro Irujo, filho do político e empresário das comunicações, Pedro Irujo. O autor da proposição foi o vereador Leandro Guerrilha (PSL), funcionário da emissora. O vereador-radialista estava muito contente com a aprovação. "Foi um presente de aniversário", informou o parlamentar municipal.
Fim da trégua por Valéria
É... A novela está longe de chegar a seu fim. A briga por Valéria, típico enredo mexicano, protagonizada por Antônio Mário (PSB) e Euvaldo Jorge (PP) retornou. A coluna já havia noticiado a disputa dos dois colegas de legislatura pela cobiçada Valéria (bairro da capital) e também noticiou recentemente uma "bandeira branca" entre os dois. Tudo acabou nesta quarta-feira (5). Quando o socialista subiu para falar no plenário, Euvaldo pediu verificação de quórum e a sessão caiu. Esse foi o estopim pra Antônio Mário bradar que "a briga continua". Aguardemos novas cenas...
Mais um rebelde
Parece que o deputado estadual Alan Sanches está ganhando seguidores e outros começaram a falar publicamente sobre as insatisfações com o secretário de Relações Institucionais, Josias Gomes. Desta vez, o pacato Robinho (PP) soltou o verbo contra o secretário, em entrevista ao Bocão News. Disse que até hoje aguarda os cargos prometidos em sua região. "Nem cargo de merendeira recebi. O governo está numa morosidade só. Josias tá muito lento". O pepista, no entanto, garantiu que não tem pretensões de se tornar independente na Alba a tampouco mudar de partido. "Ainda é cedo para isso. Eu acho que tenho que ter paciência um pouco mais. Ver as coisas. Está muito cedo para eu tomar a atitude que Alan tomou", acredita.
Onde passa um boi, passa uma boiada
Os pecuaristas soteropolitanos podem ficar tranquilos que a história de que o secretário do Turismo, Nelson Pelegrino, iria retirá-los do Parque de Exposições foi desmentida em reunião nesta quarta-feira (5) entre eles, por intermédio do deputado estado Eduardo Salles. Segundo Salles, o secretário garantiu que vai apenas deslocá-los para um dos galpões do local, já que quer transformar o parque em um centro para eventos. O deputado ainda criticou a gestão passada, em que Domingos Leonelli queria retirar os pecuaristas e levá-los para Feira de Santana. "Travei essa briga com Leonelli na época que fui secretário, mas agora isso não vai acontecer. Pelo menos foi o que garantiu Pelegrino.
Centro de Convenções
A ideia inicial era transformar o Parque de Exposições de Salvador em um centro que englobasse o Centro de Convenções. No entanto, o governador Rui Costa quer agora levar o Centro para a Cidade Baixa, no intuito de revitalizar a região do Comércio. Apesar das boas ideias, não há projeto, recursos e tampouco data para inicio das obras.
Xadrez político da OAB
Se são favas contadas que o presidente da OAB-BA, Luiz Viana, será candidato a reeleição da entidade, é dada como certa também que o atual vice não fará uma dobradinha na chapa. O advogado Fabrício Oliveira deve ser candidato a conselheiro federal. O presidente, agora, busca um nome forte para fazer a dobradinha. 
Lobista baiano carente
Um famoso lobista de Salvador estava nesta semana "chorando pitangas" em uma churrascaria da orla da cidade. Ele lamentava que após a Operação Lava Jato, muitos políticos não o atendem de jeito nenhum, e nem o convidam para jantares e passeios de lancha na Baía de Todos Santos. Ele era 'muy amigo' da turma de duas empreiteiras...

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp