Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Novo round na briga do Turismo e a filosofia de Célia

Gilberto Jr. / Arquivos / Bocão News
Saiba essas e outras notícias da movimentação política nesta semana  |   Bnews - Divulgação Gilberto Jr. / Arquivos / Bocão News

Publicado em 13/08/2015, às 06h50   Editoria de Política (Twitter: @BocaoPolitica)


FacebookTwitterWhatsApp

Discursos a lá Dilma
A vice-prefeita Célia Sacramento sempre chama a atenção em eventos que participa seja pelas suas declarações, seja pelo seu comportamento. Nesta semana, fez um discurso na Câmara de Salvador que provocou uma gozação só. Célia tentando parafrasear a música “Dom de Iludir”, de Caetano Veloso, largou a seguinte pérola: “só quem sabe a dor e a delícia de ser quem é, é quem é”, afirmou, referindo-se aos preconceitos com os negros.
Xadrez político
Um duelo silencioso por holofotes vai se configurando entre os dois principais nomes da política baiana. De um lado, o prefeito ACM Neto (DEM), principal líder da oposição no estado, do outro o governador Rui Costa (PT), tentando alavancar sua popularidade no interior e na capital para desestabilizar o democrata que vive céu de brigadeiro com pesquisas lhe dando o título de “o melhor prefeito do Brasil”. As estratégias são iguais e todos querem ser lembrados como o bom moço nas eleições do ano que vem. Fotos com crianças, idosos, mulheres e visitas a lugares humildes fazem parte da tática digna de uma campanha eleitoral não anunciada. Prova disso são as poses para as fotos. No dia 7 desse mês, ACM Neto inaugura quadra esportiva na capital e a marca do ato foi o registro fotográfico chutando uma bola. No dia seguinte, Rui inaugura estádio em Morro do Chapéu, e lá está o governador batendo uma bola também.
Trocando moedas
Na Antiguidade, sempre que o homem desejava algo que estava em poder de outra pessoa tentava adquiri-lo por meio de troca. É mais ou menos assim que alguns vereadores do PTN têm se comportado com a pressão de voltar ou não para o colo do prefeito ACM Neto (DEM). Informações dão conta de que o vereador Carlos Muniz fez uma proposta ‘indecente’ ao prefeito: voltaria para a base do demista se o mesmo lhe desse a liderança da bancada governista. Joceval Rodrigues (PPS) seria trocado sem dó nem piedade. Muniz negou que tivesse feito a proposta e disse ser contrário a esse tipo de trocas partidárias.
Nem os americanos escaparam...
Todo mundo já sabe que ninguém pode entrar nas reuniões do governador Rui Costa com celular. A novidade desta vez é que a regra vale até mesmo para estrangeiro. Os americanos, que vieram para reunião na qual a Bahiafarma firmou parceria com Gilead Sciences, foram obrigados a deixar os celulares na antessala antes de entrar para reunião.
Cadê o inglês, governador?
Ainda sobre a reunião, o governador Rui Costa precisou de uma forcinha do secretário de saúde, Fábio Villas Boas. Sem entender nada de inglês, o petista contou com as traduções do gestor da pasta. Cadê o inglês, governador?
Bandeira branca?
Pelo menos aparentemente, a paz pareceu reinar entre o presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado, e o secretário estadual de Turismo, Nelson Pelegrino. Presentes no encontro do governador Rui Costa com o cantor Carlinhos Brown, os dois que trocaram farpas através da imprensa e nos bastidores da administração estadual foram só sorrisos, na pegada “amigos-irmãos”. Depois do encontro com o governador e Carlinhos Brown, apenas o secretário de Turismo ficou para falar com a imprensa. Diogo Medrado se mandou sem nem dar tchau.
Rui & seus mistérios I
O governador deixou a reunião com o baiano Carlinhos Brown e os secretários Jorge Portugal e Nelson Pelegrino apressado. Informou a todos que: “tinha uma reunião no tribunal”. Ao que parece, nada oficial, porque na agenda não constava nenhum reunião no tribunal, nem de Contas, nem de Justiça.
Rui & seus mistérios II
Após Rui Costa ter encontrado às escondidas com o ex-aliado e integrante da base do prefeito, Félix Mendonça Júnior, na Governadoria, a assessoria alegou que o encontro foi “extraoficial” e não constava na agenda do governador, para explicar o porquê do encontro não ter sido divulgado. Já o gestor estadual falou justamente o contrário: que o encontro estava na agenda e que não tem qualquer rusga pessoal com o presidente do PDT. Apesar de baterem cabeça para explicar o encontro, as mesmas fontes que ‘bancaram’ a realização do encontro também relataram que o vazamento do que deveria ser secreto, divulgado com exclusividade pelo Bocão News, não foi bem visto pelo governador e nem por integrantes da administração estadual.
Qual o tipo de saia?
Reta, lápis, avasê, godê, enviesada ou plissada... Muitos estão fazendo apostas de qual o tipo da saia que o deputado Marcell Moraes (PV) vai usar após o vereador Henrique Carballal (sem partido) ingressar na mesma legenda.  As conversas estão adiantadas e o deputado deve cair do cavalo. Nesta quarta-feira (12), ao Bocão News, Carballal disse que “seu coração é verde”. Pronto. Tá explicado qual rumo seguirá.  
Religioso
O líder da oposição, Suíca (PT), está muito apegado nas palavras dos santos e vive a replicar frases reflexivas em seus discursos na Câmara de Salvador. Todos sabem que o relacionamento do petista com o governo não anda tão bem assim. A mais nova frase veio de Santo Agostinho: “Prefiro aqueles que me criticam, pois me ajudam a me corrigir do que aqueles que me bajulam porque podem me corromper”. Tá mais religioso que o líder do prefeito, Joceval Rodrigues (PPS), liderança da Igreja Católica.
Dia do fico
Parece que esta quarta-feira foi tida como dia do Fico na Câmara Municipal. Carlos Muniz (PTN), ao ser indagado se acompanha a debandada petenista, negou. Disse que fica no PTN. Outro sondado foi Eliel (PV). Havia rumores de que se Carballal adentrasse o ninho verde, o parlamentar municipal saltaria fora da legenda. Disse que fica no PV.
Cachaça do rádio I
E sobre a nota da coluna passada, de que o presidente da Câmara, Paulo Câmara (PSDB), estaria bem afinado como narrador de futebol pelo jeito que narra as leituras dos projetos de lei na Casa, teve um locutor esportivo que está com medo da concorrência. Um deles parou um repórter do Bocão News e largou: “Ele leva jeito pra coisa”. Quem sabe não se unirá aos colegas radialistas Leandro Guerrilha e Geraldo Júnior?
Cachaça do rádio II
Por falar em rádio, parece que há um imã para o microfone para aqueles que passaram pela cadeira do Palácio Thomé de Souza, que, inclusive, já foi comandado por um radialista: Fernando José. Nessa onda seguem Mário Kertész, dono da rádio Metrópole FM e AM e, agora, João Henrique Carneiro (PR). A cachaça é da boa mesmo...
Manchetes
A concorrência das coberturas dos eventos da prefeitura e do governador é nítida. Quanto mais flash, melhor. Antes ACM Neto (DEM) reinava absoluto nas páginas dos jornais e nos noticiários dos rádios, tevês e sites. Rui Costa (PT), com toda sua correria, resolveu correr atrás do prejuízo e vem ganhando visibilidade justamente em cima do “Calcanhar de Aquiles” do democrata: nas encostas do Subúrbio soteropolitano. E há outro agravante contra Neto: Rui está com boa visibilidade no interior do estado. Tem tratado a pão de ló os veículos locais por onde vem passando. 
Pegada presidente
O presidente da Alba, Marcelo Nilo, tem dito para os quatro ventos que quer o Senado em 2018. Para isso, já começou a autopromoção nas redes sociais. Na semana passada, Nilo encaminhou um vídeo bem produzido pelo WhatsApp. Falou de alguns feitos durante os cincos mandatos como presidente da Casa, mas ressaltou sua história de vida e o que fez como parlamentar. O que mais chamou a atenção é o presidente da Assembleia produzir um vídeo ‘pegada’ campanha eleitoral à presidência com a estrutura do Canal Assembleia – criado para transmitir atividades legislativas, como sessões plenárias, especiais, votações e alguns programas culturais. Locutores, câmeras, áudio, microfones, luz. Tudo pago com o dinheiro público.
Na saga das redes sociais
Continuando a tentativa de se relacionar através das redes sociais, Marcelo Nilo criou um grupo no WhatsApp esta semana que não durou 24 horas. Adicionou dezenas de pessoas. No entanto, apesar de parte delas encher a bola do presidente, a maioria saiu do grupo sem escrever uma palavra. Minutos depois, o próprio também o deixou. Nilo saiu...
Boquinha
Se alguns políticos não fazem questão de esconder e ainda se sentem à vontade para bancar a prática de acender uma vela para Deus e outra para o diabo, acumulando benefícios na prefeitura de Salvador e no governo estadual, outros “comem” pelas beiradas e bem discretamente. Na Câmara de Salvador, o comentário nos corredores é que um vereador, que jura de pés juntos que está colado com Rui Costa, na verdade, está com uma amizade forte mesmo com ACM Neto. Com a noiva empregada na Agersa, o edil morre de medo de ter os contraditórios vínculos expostos e, consequentemente, de perder a boquinha.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp