Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: UFC na Alba e o plano D de Nilo

Publicado em 10/12/2015, às 06h00   Editoria de Política (Twitter: @BocaoPolitica)


FacebookTwitterWhatsApp

Campo minado
Os últimos momentos da manhã dessa quarta-feira (9) no entorno da Assembleia Legislativa da Bahia davam uma amostra preliminar do que seria a sessão ao longo da tarde, quando projetos que alteram direitos trabalhistas dos servidores públicos seriam votados pelos deputados. Protestos de estudantes, servidores públicos e até de empresários, estes focados no projeto que aumentaria o ICMS, ditavam o clima do ambiente. Em meio às faixas, cartazes, carro de som e gritos, o deputado Zé Neto (PT), líder do governo no Legislativo, inventou de passar em meio ao campo minado. Ouviu tantas vaias que só não empreendeu fuga porque os holofotes já tinham localizado seus movimentos, mas tratou de apressar o quanto pôde para se ver livre dos protestos. "Fora Rui, fora Zé Neto", diziam servidores indignados com o chamado "Pacotaço de RUIndades".
Medo de greve
Com o conflito, o Governo resolveu retirar alguns projetos da pauta, incluindo o dos servidores. Segundo Executivo, as matérias ainda deveriam tramitar por mais tempo na Casa – algo que nunca acontece com os projetos governistas. Mas, na verdade, o Governo temeu uma greve geral dos servidores públicos. Executivo e Judiciário se uniram para uma paralisação em todo o estado, que se estenderia pelo final do ano. O governador Rui Costa preferiu não iniciar o ano de 2016 (eleitoral) em conflito com a categoria. Vai mesmo?
UFC da Alba
Cenas dignas de UFC para quem quisesse ver foram protagonizadas por servidores e seguranças da Assembleia Legislativa da Bahia. Os trabalhadores e estudantes, que se manifestavam contra a aprovação do que chamam de “Pacotaço de RUIndades” foram vítimas de puxões, empurrões e agressões. A pancadaria rolou sem o menor constrangimento e com as câmeras ligadas para todo mundo ver.
Sumiço
As festas religiosas em Salvador não têm sido tão frequentadas por políticos, como era até pouco tempo atrás. Vereadores, deputados, secretários e outros de olho em mandatos eletivos aproveitavam tais oportunidades para testarem a popularidade. No entanto, na Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia era possível contar nos dedos quem esteve lá. Em meio ao furacão que vive Brasília e à crise moral que vivem os políticos, os únicos vistos nas comemorações foram o vereador Joceval Rodrigues (PPS), ligado à Arquidiocese de Salvador, o secretário de Turismo da Bahia e deputado federal licenciado Nelson Pelegrino (PT) e o vereador Alfredo Mangueira (PMDB). Rui e Neto passaram ao largo.
Plano D
Como a coluna frisou na última edição, as conversas entre Marcelo Nilo e o PSL estão para lá de avançadas. O problema está no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que até agora não respondeu ao pedido que o ainda pedetista fez de uma ação declaratória de justa causa. Como parte do processo, a Procuradoria Regional Eleitoral foi ouvida e se manifestou no sentido de que o presidente da Alba não apresentou provas que sustentem seu argumento de perseguição. Se o TRE acompanhar o parecer da procuradoria, Nilo terá que começar a pensar no plano D...
Um dia o reinado chega
Longe ainda de dominar a cena política na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual Marcell Moraes (PV) segue, ao menos, o figurino do Rei - Roberto Carlos. Chama a atenção no plenário da Casa o terno azul royal que o "verde" ostenta durante as sessões. Um dia o reinado chega. Ou não!
Na Larica

ACM Neto resolveu inovar ontem em seu linguajar nas redes sociais. Após a assinatura da regulamentação do Food Truck, o gestor desceu para apreciar as iguarias produzidas pelos mauricinhos que vendem comida em caminhõezinhos. No mais popularesco soteropolitanês, o prefeito postou: “Batendo o rango na Praça Municipal. O baião de dois tava massa!”. Quem ficou na bruxa (zangada) foram as baianas de acarajé que não tiveram o privilégio de montar seus tabuleiros na Praça Municipal para receber a visita do prefeito. Menos mal, já que as baianas tiveram a regulamentação assinada pelo prefeito uma semana antes. Seria pior para ACM Neto se ele priorizasse os mauricinhos, que desembarcaram outro dia na capital baiana, enquanto as quituteiras da Bahia, com sua atividade secular, ficassem desamparadas pela gestão democrata.

Novos capítulos

A Operação Verde Limpo, que desmascarou o esquema de licenciamentos ambientais irregulares e autuações ilegais na antiga Semut, comandada na época pelo deputado Aleluia (DEM), deve ganhar novos contornos nos próximos dias. A prefeitura prometeu afastar os servidores envolvidos e o Ministério Público Estadual vai oferecer a denúncia à Justiça contra os citados na ação. Segundo a promotoria responsável pelo caso, todos os cinco presos na operação já foram soltos.
“Bela adormecida”, acordou!
Engraçada é a postura do deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB). Na última terça-feira (8), feriado na Bahia e dia bombástico na Câmara Federal, o peemedebista estava eufórico, liderou o grupo dissidente do PMDB que formou a chapa 2 e venceu, cantou, dançou, fez de tudo. Energia não faltou quando se tratava do impeachment de Dilma. Até aí, tudo bem! Afinal, os eleitores esperam muita energia para trabalhar dos deputados que os representam em Brasília. No entanto, ele não teve a mesma postura quando a pauta em questão foi o Conselho de Ética, que julga a suposta quebra de decoro parlamentar do presidente da Casa, Eduardo Cunha, seu correligionário. Na segunda tentativa de votação (que já se arrasta para a sexta), o deputado nem tinha conhecimento das manobras feitas pelo presidente Cunha para protelar a sessão. Na época, foi procurado pela reportagem do Bocão News para comentar o fato e foi enfático “eu dormi a tarde toda, não sei nada, não acompanhei nada, pode acreditar, acabei de acordar”, disse. É, a “Bela Adormecida” acordou” e acordou com todo gás!
Líder, enfim, líder!
O discurso do deputado Sandro Régis (DEM), na tarde dessa quarta (9), na Assembleia Legislativa, logo após o triste episódio com os estudantes que foram agredidos pela Policia Militar na “Casa do Povo”, foi digno de um líder da bancada da oposição. Até que enfim! Afinal, o deputado era visto como um líder tímido, que, ao menos no discurso não empolgava. Diferente do antigo líder da oposição, Carlos Gaban, que pintava e bordava na Casa, Régis ficou mais contido durante o ano, mas já no finalzinho passou a se portar como líder. Falou, gritou, bradou, esbravejou, defendeu os estudantes, empolgou, enfim, empolgou.
Lenha na fogueira
Ainda sobre a confusão na Alba, todos se perguntaram como os estudantes conseguiram ter acesso à sala de imprensa da Alba, já que a entrada é apenas para jornalistas. Sem falar que grades para barrar a entrada não faltaram nos corredores da Alba, mas fontes ligadas ao Bocão News confirmaram que o deputado estadual Augusto Castro (PSDB) colocou lenha na fogueira. Segundo a fonte, os estudantes entraram com o parlamentar pelo acesso da rampa, restrito apenas aos parlamentares.  O deputado, que é pré-candidato a prefeito de Itabuna, conseguiu esquentar ainda mais a sessão, mas também não deveria imaginar a pancadaria. O Bocão News tentou contato com o parlamentar, mas até o fechamento desta edição não obteve retorno.
E o PPS?
A briga do PPS estadual e a história de Arhur Maia no bolo parece não ter fim. O Bocão News havia antecipado que foi visto com estranheza, até pela própria base do prefeito ACM Neto (DEM), pelo membro do Solidariedade ter sido indicado pela agremiação para uma eventual composição da chapa do Impeachment. O vereador Joceval Rodrigues (PPS) que saiu da Executiva estadual e foi para a municipal para poder dar abertura a Maia, quer saber dessa história direitinho. Pelo que se ventila, se o líder do prefeito de Salvador na Câmara retomar o comando da legenda estadual, o vereador  Beca, recém ingresso no partido, pode ficar como o comandante municipal.
Muleta de peso
O vereador José Trindade (PSL) tem causado ciumeira entre os colegas do PT. Assíduo em todas as atividades do governador Rui Costa (PT), Trindade está, na verdade, tentando se fortalecer na disputa do ano que vem, quando tentará a reeleição. Rui Costa é, para ele, uma muleta em quem deve se apoiar. Tudo isso porque ele estará disputando diretamente com o irmão Mauricio Trindade (PMDB), que tem o apoio de ACM Neto (DEM). Logo, os companheiros do PT, podem ficar despreocupados. Ou não.

Efeito jetons?

Um servidor da prefeitura de Salvador está investindo pesado no mercado imobiliário em áreas nobres da cidade. O jovem executivo chegou a selar a aquisição de alguns apartamentos no Corredor da Vitória a valores que ultrapassam a casa dos R$ 3 milhões. A pergunta que não quer calar é: de onde vem essa pujança toda? Será do pagamento de jetons?
Todo dentro
Uma fonte do Bocão News em Brasília cravou: “não sejam inocentes com essa história de ACM Neto não ter lado por Dilma ou Eduardo Cunha, ele está todo dentro dessas articulações”. Pelo que se sabe, várias lideranças nacionais estão em peregrinações a Brasília.
Pegou bem
O baiano deputado federal José Carlos Araújo (PSD) vem sido elogiado pelos jornalistas que cobrem a política estadual e federal. Após a Globo News ter colocado em xeque a sua vontade de votar o relatório do processo contra Eduardo Cunha no Conselho de Ética, conduziu de forma firme a reunião desta quarta-feira (9). Por três vezes foi o voto de minerva que atrapalhava os planos de Cunha para a obstrução. Se continuar assim, arrebatará mais simpatizantes.
Pegou mal
Falando ainda em Câmara Federal e os deputado baianos, pegou feio para Afonso Florence (PT) e Valmir Assunção (PT) aparecerem em rede nacional tentando obstruir, como se diz no popular, “na tora”, a votação das chapas de composição da comissão especial do impeachment. Assunção surgiu tentando barrar a entrada de deputados na cabine de votação e Florence foi acusado de quebrar as urnas eletrônicas. Ficou feio, muito feio!
De olho na cadeira
A prefeita de Cardeal da Silva e presidente da UPB, Maria Quitéria (PSB), passou pelo crivo do Tribunal de Contas dos Municípios e conseguiu a aprovação das suas contas. A socialista, que deixou Lídice da Mata (PSB) de lado e apoiou Rui Costa na eleição para o governo, quer mais. Em breve, deve deixar o comando da UPB e pretende sentar em alguma cadeira de conselheira do TCM. Já está em campanha, inclusive. O problema é que a vaga almejada será a da Assembleia. Briga grande pela frente.
Neto de vovô 2
Nos mesmos caminhos do seu principal inimigo, Antônio Carlos Magalhães, o ex-governador da Bahia, Jaques Wagner (também cabeça branca), percorre os mesmos caminhos de ACM: depois de liderar um grupo político e articular muito, virou ministro importante na linha de frente do Planalto. Conseguiu emplacar sucessor também no comando do Palácio de Ondina. Agora fica a questão: questionado por Mário Kértesz se seria candidato a senador em 2018, negou. “Sou candidato a cuidar dos meus netos”, sentenciou. E aí fica aquela pontinha das comparações: será que teremos um “Wagner Neto” político para vir com as “novas gerações da política”, tal qual o velho ACM? O tempo dirá.
Desmentido
E por falar nessa negativa de Wagner de uma candidatura para o Senado em 2018, o desmentido, na lata, pegou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (tratado nos bastidores como o futuro comandante do PSL). O chefe do legislativo baiano afirmou que o ex-governador estaria numa virtual chapa futura. E agora?
Babado, confusão e gritaria
E não foi só na Câmara dos Deputados que a confusão tomou conta da sessão na última terça-feira (9). Mais babado, confusão e gritaria ocorreu na votação de projetos do Governo do Estado na Assembleia Legislativa da Bahia, nesta quarta. A Casa já começou o dia paramentada de grades e um arsenal de policiais para conter os servidores públicos que fizeram manifestação contra um pacote de mudanças. Durante a votação, estudantes, que também se juntaram aos servidores para protestarem contra um projeto de bolsa-auxílio, invadiram o plenário da Casa e foram retirados à força pelos policiais militares. Teve gente caindo no chão, gritando, enforcando um ao outro e muita baderna.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp