Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: O esporro de Neto e o governista escondido no Réveillon

Publicado em 07/01/2016, às 06h30   Editoria de Política (Twitter: @BocaoPolitica)



Neto retou!
Já dizia a velha propaganda de uma copiadora da capital: 'Neto Retou!'. O prefeito ACM Neto (DEM) deve ter se inspirado no slogan e sobrou para o secretário da Saltur. O gestor municipal não gostou de onde estava localizada a entrada do camarote e deu “piti”. “Que desgraça é essa Isaac [Edington]? Quem mandou colocar isso aqui?”, disse, de um jeito bem baiano, esbravejando, gesticulando e retado.
Kannário limpo
Indagado pela equipe do Bocão News sobre a possibilidade de se candidatar a vereador de Salvador, o cantor Igor Kannário negou. Bateu pé firme e disse que “esse meio sujo da política” não é para ele. Antes disso, na coletiva, disse que “Neto não o larga mais”, quando confirmou que puxará um trio sem corda, novamente, este ano.  Com a popularidade que tem, será que Kannário vai manter essa ideia de não entrar no meio político? Bem, veremos as cenas dos próximos capítulos. 
Olho viu, boca piu!
Um nome de chefia do governo Rui Costa deu as caras no Réveillon de Salvador, na praça Cayru, dominado por Neto e sua trupe. Avistado pela reportagem do Bocão News, o moço arregou: "eu não". Implorou para que não fosse registrada uma linha sequer dele na festa promovida pelos carlistas. Alegou que só estava ali em virtude de relações familiares com uma pessoa da organização. Fora do ninho, ele recorreu ao famoso "olho viu, boca piu".
Tosse Tosse
Que a “virada dos sentidos”, no Réveillon de Salvador, encantou o público, isso não restou dúvidas: Fogos, show piromusical, imagens projetadas no Elevador Lacerda, fitinhas do Senhor do Bonfim lançadas sobre o público e até perfume exalado por vaporizadores de ar. Mas essa ideia de perfume pegou mal no camarote. O que se viu foi um tosse tosse danado. Parecia que dos 30 vaporizadores de ar espalhados pela Praça Cayru, metade estava no camarote. No total foram 140 litros da água de cheiro batizada de Mercado Modelo. Produzida pela empresa Avatim, a essência foi exclusiva, porém, o cheiro não foi nem um pouco diferente do que se vê nas festas populares: alfazema.
Senhora Magalhães?
Falando em Neto, parece que a publicitária Tata Canhedo, realmente fisgou o coração do soberano. Todos os dias do Réveillon ele levou a amada e ostentou nas redes sociais. Sempre de mãos dadas, o casal foi alvo dos holofotes da imprensa. A conversa nos bastidores é que pode ter casamento no horizonte. 
Ministro do Trabalho de Ryder na Bahia
Diante da crise política vivenciada em Brasília, aliada à crise econômica, a presidente Dilma Rousseff preferiu não vir à Bahia tirar seus dias de folga no fim do ano, como sempre fez na Base Naval de Aratu. No entanto, um dos seus ministros tem aproveitado o recesso na capital federal para curtir a terra mãe do Brasil. Miguel Rosseto, titular do do Trabalho e Previdência Social, já passeou pela Chapada Diamantina, Recôncavo e Litoral Norte, onde é possível curtir belas praias. Afinal, ninguém é de ferro.
De olho no PDDU
Sabe aquela de “um olho no padre e outro na missa”? Pois é. Os vereadores de Salvador estão nessa pegada: primeiro que estão arrumando suas vidas para a eleição de 2016 e segundo que a Câmara terá uma movimentação “anormal” neste ano, pois já está em tramitação a lei do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU). A próxima audiência pública só dia 19, depois do Carnaval.
Empurrando com a barriga
Por falar na folia de momo, tá demorando do governador amarrar sua tática opositora que vai enfrentar a reeleição do prefeito ACM Neto. Vai deixar para os quarenta e cinco do segundo tempo? Será que só vai acordar para fazer oposição direta depois da folia dos blocos e do trio? É tática? Porque se for, tá perdendo tempo.
Ninho do PPS
Os bastidores da política ficaram em alvoraço com os comandos do deputado federal Artur Maia (SD) no convite de filiação do vereador Euvaldo Jorge no PPS. Ficou um climão, porque o presidente municipal, vereador Joceval Rodrigues, pelo que parece, não participou das tratativas do “convite oficial”. Será que diminuiu a força? Maia estaria de malas prontas, mas ainda não se sabe se vai mesmo para o partido.
Contra tudo e contra todos
Setores governistas enxergam com preocupação a nova liderança de Aladilce Souza (PCdoB) como presidente do bloco de oposição. Diferente de Suíca (PT), a comunista terá uma atuação muito mais combativa, fato que vai gerar desgastes nas negociações na Casa. A vaga da parlamentar municipal já havia sido antecipada pela Coluna desde meados de outubro do ano passado. Agora, Aladilce começa a exercer as funções de forma “oficial” no início dos trabalhos legislativos em fevereiro.
Pazes “quase” feitas
O governador Rui Costa até tentou amenizar o clima tenso entre ele e o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Eserval Rocha, mas era nítido o incômodo entre os dois. Rui conversou com a imprensa, disse que não era nada pessoal e que a situação do pagamento dos servidores não “arranharia” a relação. O mesmo sentimento não parecia ser do presidente do TJ. Sentou ao lado do governador no ato de posse do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Inaldo da Paixão, mas não olhou e muito mesmo conversou com o governador. Ao final, saiu à francesa sem conversar com a imprensa.
Balanço anual
O governo do estado ainda nem fechou as contas relativas a 2015, mas o balanço já tem data para ser apresentado: 1º de fevereiro, no retorno das atividades na Assembleia Legislativa da Bahia. Em conversa com o Bocão News, o secretário da Fazenda, Manoel Vitório, afirmou que o importante será o resultado final. “Mantemos os pagamentos em dia e a coisa funcionando. Isso que é o importante. Dentro da conjuntura, a Bahia fecha de maneira bem diferente de outros estados”, disse. Pelo menos, o governador já garantiu uma brecha para não ter suas contas rejeitadas: aprovou um projeto de lei autorizando um limite primário negativo de mais de um bilhão de reais. 
Parque de diversões
O perfil do pré-candidato à prefeitura de Camaçari, José Tude (PMDB), no Twitter, tem sido um parque de diversões. O peemedebista se encarrega de postar mensagens que visam projetar sua imagem para a campanha deste ano. No entanto, somente nessa semana, pelo menos em duas ocasiões choveram replicações de mensagens com cunho adolescente. Ou o perfil vem sendo invadido ou tem alguém próximo ao ex-prefeito usando o aparelho.
Reforço de peso
O deputado Augusto Castro (PSDB) ganhou um reforço de peso para emplacar seu nome como pré-candidato da oposição em Itabuna. Lá, DEM, PMDB e PSDB estudam uma união para disputar a prefeitura e, além do tucano Castro, os democratas e ex-prefeitos Capitão Azevedo e Fernando Gomes lutam pelo posto principal. Nessa semana, o parlamentar se reuniu com ACM Neto para tratar da sucessão no município do sul baiano. A relação com o gestor democrata pode impulsionar no nome do tucano e deve gerar ciúme no grupo oposicionista. O prefeito ACM Neto está trabalhando pela unidade no grupo e deve se reunir com Capitão Azevedo na próxima semana. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp