Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: o novo amor da prefeita Barbie e a malhação dos vices

Publicado em 09/06/2016, às 06h00   Editoria de Política (Twitter: @BocaoPolitica)


FacebookTwitterWhatsApp

Prefeita ‘In Love’

O amor está no ar. Uma famosa prefeita do interior baiano, que sempre esbanjou beleza por aí, agora esbanja um novo amor. A ‘prefeita-barbie’ terminou um relacionamento e agora não esconde a ninguém o seu novo amado. Anda pelos restaurantes de shoppings da capital baiana trocando carícias aos olhos de todos. O felizardo, também não fica para trás e corresponde aos afagos da amada. A prefeitura anda um pouco esquecida, mas o coração da gestora anda cheio de novidades. Pelo menos na semana do Dia dos Namorados, a prefeita passará bem acompanhada.

Vices malhados

Já pensando nas andanças da eleição municipal, os pré-candidatos a vaga de vice do prefeito ACM Neto apertaram o passo na academia e a malhação aumentou. Nesta quarta-feira (8), os ex-secretários de Educação e de Urbanismo, Guilherme Bellintani e Silvio Pinheiro, respectivamente, foram direto da malhação para os estúdios da Metrópole, para entrevista com o vereador Geraldo Júnior. É, a correria tá grande!

Bellintani com tudo

Há partidos na base aliada do prefeito ACM Neto que estão torcendo muito para que Bellintani seja o candidato à prefeitura de Salvador. Líderes partidários acreditam que se o ex-titular da pasta de Educação for o candidato, a briga pela vice, que hoje está entre Bruno Reis e o próprio Bellintani, vai mudar. Partidos pequenos da base podem entrar com mais vigor na briga.

Reunião

Ainda falando em Bellintani, o ex-secretário se reúne nesta quinta-feira (9) com o arcebispo de Salvador, Dom Murilo Krieger. Ele vai apresentar um relatório para Igreja Católica sobre as ações enquanto esteve na pasta.

A queda de Mustafá

No corre-corre atrás de Neto, existem alguns percalços. Quem provou do desprazer de um deles foi o ex-vereador Mustafá. Dono de um corpazil de fazer inveja em Jô Soares, estabacou-se no chão. Teve a ajuda de Léo Prates para se levantar. Por sorte, ninguém saiu machucado. Nem ele e nem o chão.

O Gardenal de Célia

Que Célia Sacramento é de perder a mão, todo mundo já sabe. Mas, dessa vez, a vice-prefeita exagerou no Gardenal. Quem disse que ela aparece em primeiro em pesquisa de opinião? Aliás, quem disse que ela aparece em alguma pesquisa? Veja aqui

Gucci bag

A crise bateu na porta de muita gente, mas, com toda certeza do mundo, passou longe do passeio da Fundação Mário Leal Ferreira. Durante a reinauguração do Parque da Cidade, Tânia Scofield passeava despreocupada com sua bolsa da Gucci - marca na qual a peça mais barata não é menos do que R$ 5 mil reais.

OAB-BA X Neto

Um vereador governista observou que durante a administração do prefeito ACM Neto, a seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ingressou com, ao menos, duas ações para questionar a constitucionalidade de medidas tomadas pelo democrata. A primeira foi IPTU, que ainda aguarda julgamento do Tribunal de Justiça. A outra foi o ITIV, cuja análise está prevista para sexta-feira (10). “E agora, querem ingressar com uma ação contra Uber. Por que não questionam nenhuma medida do governo do estado?”, indagou. “Deve ser porque aqui a gente trabalha”, respondeu.

Baixou o decreto

E ACM Neto resolveu baixar um decreto de vez na própria prefeitura: nenhum secretário deixaria as pastas para se candidatar a vereador, a não ser aqueles que ele já tinham definido. Antes do prazo da desincompatibilização, o prefeito avisou e quem precisou adiar o sonho foi a secretária de Ordem Pública, Rosemma Maluf (PSDB). A briga interna no partido foi intensa, mas a voz mais alta foi mesmo do prefeito Netinho.

Teto de vidro

Mais uma vez, o vereador José Trindade (PSL) esquece o telhado de vidro que possui ao girar sua metralhadora verbal contra a gestão do prefeito ACM Neto (DEM). Dessa vez, o legislador critica os gastos municipais com cargos comissionados e lembra que há assessores especiais ganhando quase R$ 19 mil. No entanto, o vereador esquece de estender o olhar até o Centro Administrativo da Bahia (CAB), onde a gestão do governo estadual, o qual ele apoia, não foge à regra quando se trata de gastos com comissionados. 

O destempero de Aleluia

A Câmara dos Deputados continua pegando fogo. O presidente interino da Casa, Waldir Maranhão (PP-MA) tem passado por vários momentos de constrangimento. Contudo, diferente de Eduardo Cunha, Maranhão se abala com as manifestações dos opositores e, visivelmente, “treme na base”. Na sessão desta quarta-feira (8), o deputado baiano José Carlos Aleluia (DEM) deu um piti diante de Maranhão. Gritou, bradou, perdeu o fôlego, mas mandou o recado: “saia dessa cadeira. Vossa Excelência não tem condições de sentar nesta cadeira. Saia com dignidade”, gritou. Maranhão ficou atônito.

A alegria que dura pouco

O deputado estadual Pablo Barrozo (DEM) teve o gosto de desfrutar por pouco tempo a decisão da Justiça que derrubou o aumento da taxa de água proposto pela Embasa. A liminar foi expedida no dia 31 de maio e no dia 6 de junho já havia outdoor do parlamentar ostentando o título de autor da ação que invalidou o aumento da tarifa. Mas, a alegria durou pouco. Ou muito pouco. Na mesma segunda-feira em que a publicidade ganhava visibilidade, a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Maria do Socorro, derrubava a liminar e a Embasa estava autorizada a aplicar o aumento nas contas de água em 9,95%.

Procura-se Luiza Maia

A deputada estadual Luiza Maia (PT) anda um pouco sumida da AL-BA. Depois que conseguiu aprovar a Lei Antibaixaria não conseguiu mais apresentar nenhum outro projeto de grande repercussão, então decidiu virar cabo eleitoral do ex-marido, o deputado federal Luiz Caetano, em Camaçari. Sumiu da Assembleia, virou cabo eleitoral, mas o salário de parlamentar continua na conta.

Rei do baião da AL-BA

O deputado Marcelo Nilo (PSL), presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), recorreu ao forró neste mês de junho para divulgar seu mandato. Um dos articuladores para a aprovação da Lei da Zabumba, que prevê a contratação de artistas baianos para as festas juninas na proporção de 50% das atrações, disparou um vídeo onde Zelito Miranda rasga elogios ao mandatário do Legislativo. Também, pudera. Zelito Miranda acabou de lançar sua biografia pela editora da Assembleia na coleção Gente da Bahia. A gente entende o afago. 

“Mãos limpas”

Durante o lançamento de sua pré-campanha, Jailce Andrade (PCdoB), a pré-candidata à prefeitura de Camaçari, ganhou um apoio de peso: o governador Rui Costa (PT). O mote da campanha, “mãos limpas”, é uma alfinetada nos adversários. A apadrinhada do prefeito Ademar Delgado (PCdoB) acredita que o nome limpo na Justiça pode ajudá-la na corrida eleitoral. O vereador Antônio Elinaldo (DEM) é investigado por envolvimento no jogo do bicho e chegou a ser preso. Luiz Caetano (PT), responde a algumas ações civis públicas no Supremo Tribunal Federal (STF), mas os inquéritos não atraem inelegibilidade, apenas apontam ausência de idoneidade moral. José Tude (PMDB), quer voltar ao posto, mas também responde a diversas ações civis públicas. Todos garantem que estão aptos para comandar a prefeitura.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp