Colunas / Na Sombra do Poder

Sombra do Poder: Do tambor de Dilma ao UFC Combate da Câmara de Salvador

Publicado em 16/06/2016, às 07h17   Editoria de Política (Twitter: @BocaoPolitica)


FacebookTwitterWhatsApp

Dilma na Bahia

Dos tambores do Olodum ao pedido aos orixás. Das bênçãos dos principais cardeais políticos do estado à profissão de fé ao Senhor do Bonfim. Dilma tá recorrendo a tudo quando o assunto é o de querer pavimentar o seu retorno ao Palácio do Planalto. Todos os caminhos dos petistas e seus aliados levam para Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (16), quando ela recebe o título de cidadã baiana. Setores da oposição, meios muxoxos, afirmam que ela só vem porque precisa criar fatos para poder alimentar seu discurso de possível retorno, pois se tivesse como presidente em exercício, não participaria do ato político.

Davi versus Golias

Que a briga entre a prefeitura e o governo por holofote é evidente, isso ninguém duvida, mas no dia da visita da presidente afastada Dilma Rousseff (PT) em Salvador, onde todos os holofotes locais, estaduais e nacionais estarão apontados para a petista, Neto querer dividir o destaque do noticiário com a petista é muita audácia. Marcar dois importantes eventos em paralelo à agenda da “presidenta” é complicado até para cobertura da imprensa.

UFC Combate da Câmara

O ringue agora é outro. A TV Câmara Salvador, nos últimos dias, fez coberturas típicas do ESPN e SporTV do UFC Combate. Os climas mais exaltados tiveram quatros figuras cruciais: os vereadores Joceval Rodrigues (PPS), Hilton Coelho (PSOL) e Henrique Carballal (PV) entre os edis e o assessor do vereador Gilmar Santiago (PT), Mozart, que agrediu o repórter do Bocão News, Alexandre Galvão. Ah! Teve até manifestante arremeçado para o outro lado da galeria. Apesar de temas importantes na pauta como PDDU e Plano Municipal de Educação, corre na brincadeira de corredor que a audiência foi boa, não pelos temas, mas pela baixaria.

“Você diz que é boxel...”

Acelino Popó Freitas que se segure! O mais novo pugilista da política baiana tem nome: vereador Henrique Carballal (PV). O murro do verde no vereador Hilton Coelho (PSOL) entrou para a história e foi de acerto em cheio ao rosto do socialista. Antes de partir pra cima do colega edil, Carballal acertou um estudante de Direito, na segunda-feira (13), após a votação do PDDU quando recebeu uma cusparada. Em breve, um saco de pancadas será instalado no gabinete do vereador para treino.

Bancada do “deixa disso” na Câmara

Depois do governo e oposição, a Câmara de Salvador agora tem a "bancada do deixa disso", uma nova composição criada pela trupe que aparta a briga. Claudio Tinoco (DEM), Leandro Guerrilha (PTB), Duda Sanches (DEM) e Sabá (PV) compõem o colegiado. Teve até jornalista segurando vereadora para não entrar na briga também.

O trator da CMS

Ele acha ruim quando vereador o chama assim, mas nessa semana, na sessão da terça-feira (14), o presidente da Câmara Municipal, Paulo Câmara (PSDB), na sua narração futebolística, tratorou a ordem do dia guela abaixo na sessão. Apesar das diversas confusões que deixou a reunião no plenário um pandemônio, o tucano colocou tudo para aprovação. Os vereadores se pegando no meio do plenário e Câmara prosseguindo com a leitura dos projetos a serem votados. O único momento que a suspensão chegou a ser cogitada, mas não foi concretizada, foi quando os estudantes ameaçaram invadir o plenário. No mais, tudo como dantes no quartel de Abrantes.

O trator da CMS II

A verdade também seja dita: isso é uma praxe da Casa, não só a soteropolitana, mas como de outras também, principalmente em véspera de recesso branco, pois a campanha está na porta. A medida é fruto de acordos entre os líderes e vereadores que acabam não se opondo a projetos de autoria deles mesmo. O negócio é ganhar tempo. Poucas ou quase nenhuma foram às proposições que chegaram ter discussões no plenário e muitas até não tem expressão nenhuma.

Na emenda...

Um clima tenso que pairou no ar após a votação do PDDU ainda respinga nos bastidores. Vereadores petistas chegaram a dizer, à boca miúda, de que o governo do estado chegou enviar emendas para o Plano sem comunicar a bancada opositora e com tratativas diretas com membros do Palácio Thomé de Souza. A informação que se tem era a de que a obstrução seria até maior, mas o espetáculo foi pouco, dado a diversos descontentamentos.

... depois não pode emendar.

Por falar em emendas, tem muitas delas do PDDU com erros graves de redação. Vereadores mostraram isso no Plenário e estavam prontos para cair para cima, caso a apreciação tivesse sido artigo por artigo. Porém, numa tacada de mestre, o Plano foi aprovado de maneira global, sem amplas discussões na sessão.

Oposição da CMS desnorteada

Um fato foi comprovado: a oposição ficou totalmente desnorteada na votação desta semana na CMS. O líder do governo, Joceval Rodrigues (PPS), conseguiu passar a rasteira na bancada opositora inteira em dois momentos: quando a bancada estava crente que a discussão do PDDU seria de artigo em artigo, mas foi feita de forma global e quando a prefeitura tratorou e conseguiu a aprovação do Plano Municipal de Educação sem a inserção das questões de ideologia de gênero.

Turbinada

Apesar do prefeito ACM Neto (DEM) constar num céu de brigadeiro com a última pesquisa divulgada pelo Paraná Pesquisas, com 68% das intenções de votos, quem ganhou ânimos para campanha foi Alice Portugal (PCdoB), mesmo com pouco mais de 6% da preferência. O fato de figurar como segunda colocada, faz com que a tese da possibilidade de Olivia Santana (PCdoB) sair candidata caia por terra. Essa também pode levar a indução do governo a dar mais visibilidade a chapa de Alice e assim tentar ter mais fôlego para peitar o prefeito.

De olho no PSD

Com crescente possibilidade de ser formada a chapa PSB/PT na corrida pela prefeitura de Salvador, o PCdoB fortalece as conversas para emplacar o PSD na sua vice. Os caciques comunistas já se reuniram com o senador Otto Alencar, presidente do partido na Bahia, e agora estão com agenda marcada para levar o assunto para a presidência nacional do PSD. O discurso é de que tudo é possível entre os partidos da base do governador Rui Costa (PT), que já afirmou ter a vontade de ver mais de três candidaturas do seu arco de alianças pulverizando a disputa pelo Palácio Thomé de Souza.

Comparações

Luísa Mell, famosa há algum tempo atrás, foi agraciada pela AL-BA com o título de cidadã baiana, cuja autoria da honraria foi o deputado Marcell Moraes. Conhecida como protetora dos animais, principalmente dos cachorros, Mell foi apresentadora de programa especializado no tema na RedeTV!. Mas se você analisar, ela está no mesmo patamar que a presidente Dilma Rousseff, que vem nesta quinta-feira à cidade receber o título.

Os chorões da Bahia

Essa semana foi uma choradeira que só. Primeiro foi o vereador Leo Prates (DEM), relator do projeto do PDDU. Quando estava no fim dos trabalhos da Comissão Especial, chorou num desabafo de dever cumprido e por ter ficado sobrecarregado nos últimos meses. Outro, a nível nacional, que conteve as lágrimas, foi o deputado federal José Carlos Araújo (PR), presidente do Conselho de Ética da Câmara Federal. Com o fim da votação que opinou pela cassação do deputado federal Eduardo Cunha (PMDB), deu declarações à imprensa bastante emocionado. Duas manteigas derretidas.

O vício no whatsapp

E por falar na Comissão Especial do PDDU... Uma foto foi feita pelo Bocão News que demonstrou a total falta de atenção dos pares. Enquanto a discussão comia no centro, os edis estavam em seus grupos de WhatsApp trocando mensagens. A situação é cada vez mais frequente em reuniões de comissão, colégio de líderes e até no plenário. Vale ressaltar: na Assembleia Legislativa não é diferente. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp