Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: o balaio de Gato de Camaçari e a guerra das pipas na Câmara

Publicado em 07/07/2016, às 05h58   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Balaio de Gato

E o “amigo da onça” de Camaçari ataca novamente: dessa vez a informação que chegou foi a de que uma reviravolta pode ocorrer nas tratativas da eleição da cidade até agosto, prazo máximo das convenções. Nos cruzamentos das contendas, Jailce (PCdoB) pode compor chapa com Caetano (PT). Muitos acham que é loucura, mas o amigo da onça diz que não é um cenário impossível. A costura, pelo que se comenta, passa pelas negociações em Salvador na majoritária. Vai entender. Agora é esperar.

Vende-se

Marqueteiro conhecido por conduzir com êxito a campanha presidencial de Lula em 2002 e de muitos outros políticos, o publicitário baiano Duda Mendonça está se desfazendo de um imóvel no Edifício Oceania, em frente ao Farol da Barra. No local, funcionava seu escritório profissional, enquanto a mansão se encontra no Corredor da Vitória. Mendonça se afastou do meio político depois de ter sido acusado de envolvimento no Mensalão.

Estranho no ninho

No início desta semana, o governador Rui Costa entregou novos leitos de UTI no Hospital Santo Antônio, entidade das Organizações Sociais Irmã Dulce (OSID). No entanto, o que chamou a atenção foi a presença do deputado federal Cláudio Cajado (DEM), oposição ao governo petista da Bahia, no evento. Segundo a assessoria do democrata, o mandato do democrata destinou emendas parlamentares para a OSID que somam um montante de R$ 1,2 milhão. 

Vai ou fica?

Sabe aquele consumidor do Baú da Felicidade que ficava entre três portas do programa Tentação para escolher para onde vai? E tinha musiquinha ao fundo: “não sei, se vou ou se fico...”. Isso deve tá se passando pela cabeça do prefeito ACM Neto (DEM). Primeiro, no evento do DEM,  disse que não iria para o interior, pois cuidaria do que era seu aqui na capital, mas já se arrisca fazendo algumas viagens. Outra indefinição foi da fala do chefe do Thomé de Souza que no fim de julho “vai decidir” se vai para reeleição ou não. Oxente?! Ou vai ou fica ou vai ou racha.

Tempos de crise

As contenções de despesas atingiram em cheio as produções publicitárias do governo do estado. O VT do dois de julho que foi veiculado nas principais tevês do estado foi o mesmo do ano passado. Ano novo, propaganda antiga, mas, diga-se de passagem, é uma peça audiovisual muito bonita e bem feita.

Bota a cara no Sol

Se no início do cortejo do Dois de Julho, as autoridades se escondiam da chuva na Lapinha, o jogo virou quando as comemorações chegaram ao 2º Distrito Naval. O governador Rui Costa e autoridades receberam foram um belo sol quente na cara nas atividades oficiais navais na cidade baixa, no bairro do Comércio. Devem ter saído bem mais morenos.

Um desmantelo

Vivemos para ver o PT de Salvador, totalmente desmantelado, sair um Dois de Julho sem um candidato amarrado da sua base. Foi e está feia a situação dos petistas. Sem nenhuma definição, vai entrar nos 45 do segundo tempo para saber em quem mirar. E agora, José? Resta Alice Portugal (PCdoB) deitar e rolar como a pré-candidata extra-oficial. Por falar em Dois de Julho, uma opinião é unânime no seio jornalístico: que cortejo fraco, fraquíssimo o desse ano. Não rendeu muito. E a expectativa era outra, principalmente por se tratar de um ano eleitoral importante. As mudanças da legislação e a bagunça de Brasília bagunçou a zorra toda. Os políticos ficaram com medo da ira dos Caboclos, só pode.

A queda

Conhecido secretário da prefeitura, antecipando sua saída, quase derrapa no Dois de Julho. Grande e desajeitado, mas cheio de perna, o Pernalonga de Neto escorregou feio nas andanças. Quase que chamam o Samu.

Réveillon do Milhão

Essa história de cachê de show para o réveillon em Salvador ainda dará pano pra manga. O vereador Everaldo Augusto (PCdoB) promete não largar o "osso" do assunto enquanto o MP não parar o mega evento do prefeito ACM Neto na Praça Cayru. Dizem fontes do Bocao News que as cifras ultrapassam a casa dos R$ 5 milhões e com essa história de Ministério Público na contenda teria muita gente graúda e espaçosa se esquivando de "colocar" as grandes atrações, isso porque alguns parceiros privados deram um pulo quando receberam as cotas de patrocínio da festa e teria batido a porta na cara da turma que "capta" recursos para eventos. Aí vem mais história...

Vereadores, abram os olhos!

Atenção, muita atenção: tem vereador que vai dormir na semana da eleição, em outubro, e acordar suplente no domingo. Costuras de apoios por debaixo de pano e movimentações com o alto clero do Palácio Thomé de Souza podem ajudar a reverter o jogo para alguns. A renovação da Câmara, na próxima legislatura, pelo cálculo dos mais experientes será de 12 a 15 cadeiras. Da legislatura passada foram 19. O baque maior, escrevam, pode afetar a bancada de oposição.

Campanha do selfie!

E as famosas selfies dos vereadores, que são sempre comuns em suas visitas pelos mais diversos bairros e localidades de Salvador, agora mais do que nunca são prontamente realizadas no Plenário Cosme de Farias, em plena sessão da Câmara. O fato foi constatado pelo repórter do Bocão News que viu o momento do rei da selfies da CMS Kiki Bispo (PTB) com os demais colegas. O resultado tá aí.

Qual a pipa que sobe mais?

O vereador Euvaldo Jorge (PPS) apresentou um projeto de indicação para a instalação de um pipódromo – local para soltar pipas – na orla de Salvador. Mas o vereador Geraldo Jr. (SD) também é autor de um projeto semelhante ao do membro do PPS. A pergunta que não quer calar é: em tempos em que Silvio Santos canta que a pipa do vovô não sobe mais, qual a pipa que vai mais subir nesta proposição?

Ausência sentida

Um passarinho verde contou que teve vereador que recebeu uma bordoada danada. O Palácio Thomé de Souza não gostou nada do vice-líder do governo, vereador Henrique Carballal (PV), não aparecer na última segunda-feira (4), na votação de projetos do Executivo Municipal. Contam aliados que o prefeito ACM Neto ficou P da vida que o verdista, pelo que se comenta, visivelmente constrangido, alegou motivos pessoais para faltar a sessão.

O café de Del Carmem

Em tempo de eleição, tudo vale. Até fazer reuniões políticas dentro de hospital. Isso é o que uma das lideranças da deputada estadual Maria Del Carmem (PT) quer fazer na Unidade de Pronto Atendimento de Pirajá. A história é a seguinte: a nova diretora, Fernanda, está tendo problemas ao negar o espaço para um café da manhã para se falar de política dentro da unidade. No passado, a indicação do cargo de direção da UPA era da deputada, mas deixou de ser. Contudo, querem que a banda toque do mesmo jeito. Fernanda está pirada porque não quer permitir, mas teme ficar com a corda no pescoço.

Ex-apresentador com cuia na mão

Um ex-apresentador sem mais destaque na imprensa baiana vive com a cuia na mão atrás de mídia, mas sempre recebe “não” como resposta. Da última vez, o baiano, que também anda apagado em uma emissora de rádio, tentou angariar recursos em alguns órgãos públicos, mas não empolgou ao apresentar os dados mortos do Ibope. A prova de fogo será neste ano. Vamos ver...

Santo crachá

Uma equipe de TV entrou em um bairro barra pesada de Salvador e quase foi recebida a tiros por bandidos achando que se tratavam de policiais. A sorte do repórter foi o cinegrafista que mostrou o crachá na hora certa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp