Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: viaturas de ouro e Wagner super cotado

Publicado em 08/09/2016, às 05h57   Equipe de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Rui e Neto de TPC?

O prefeito ACM Neto (DEM) e o governador Rui Costa (PT), nas tratativas com a imprensa, estavam com cara de poucos amigos. Respostas curtas e diretas com poucas justificativas, apesar das indagações. A TPC – Tensão Pré Campanha já bateu?

Praça no cadeado

Mais uma nota da saga: a Praça é do povo? Causou estranheza o fato da Praça Dois de Julho, logo de manhã cedo no desfile de 7 de setembro aparecer assim: toda no cadeado. Mas, como diz a pergunta, se a praça é do povo, porque tamanha restrição? Tá igual uma parte da Praça Municipal que é de Neto e ninguém pode passar.

Viaturas de ouro

Causou espanto a matéria do Bocão News ao afirmar que o governo do estado deve cerca de R$ 60 milhões aos fornecedores de viaturas da Secretaria da Segurança Pública. Fontes ligadas a este site garantem que o governador Rui Costa (PT) promete rever esses valores negociados. A quem diga que os contratos estão totalmente fora de valores.  

Pedra no sapato

Em uma caminhada com o prefeito ACM Neto (DEM), o vereador e candidato à reeleição Leandro Guerrilha (PTB) pisou no pé do chefe do Palácio Thomé de Souza e acabou que o calçado saiu do pé. Neto RETOU! Proibiu agora candidatos ficarem no pé do cangote dele.

Silva do Caminho das Árvores

Apesar de ser Silva e incansavelmente trabalhar uma imagem de candidato que nasceu pobre e foi bem-sucedido na vida, o candidato do PP em Salvador, Claudio Silvia, abrirá seu comitê de campanha em uma área nada pobre de Salvador: o centro da campanha do pepista será no Caminho das Árvores, tido como um dos bairros nobres da cidade. Dois pesos e duas medidas?

Por falar em Silva...

Pouca gente notou, mas Claudio Silva tem escondido nas suas propagandas que é do Partido do Progressista. Talvez, seja pelo fato de que o PP é o partido com mais membros envolvidos no escândalo de corrupção na Petrobras. Na Bahia, João Leao, Mário Negromonte, o filho, e Luiz Argolo, são alguns dos pepistas envolvidos na Lava Jato. As principais lideranças também somem.

Dança das cadeiras

A mudança de comando na Secretaria Estadual de Turismo (Setur) passa pela ordem expressa de troca total dos quadros da pasta. Lá, ainda há empregados que chegaram pelas mãos de ex-secretários como Domingos Leonelli, Pedro Galvão e recentemente Nelson Pelegrino. A dança das cadeiras tem causado dor de cabeça por lá.

Supersecretário

O ex-ministro Jaques Wagner deve ser anunciado como presidente da Fundação Luís Eduardo Magalhães nos próximos dias. Vai para a função por que quer. Dentro do Palácio de Ondina queriam ele como supersecretário. Acreditam, os mais próximos, que o momento é difícil e que Wagner teria um papel importante na contenção das batalhas vindouras pós-impeachment.

Sobre Wagner

O “Galego” prefere a Fundação. Embora mantenha contato frequente com Rui Costa e saiba que é um dos poucos conselheiros com poder efetivo convencer o amigo petista, Wagner preferiu, acertadamente, desde o primeiro momento deixar o sucessor trabalhar. Neste sentido, resiste em assumir um cargo no primeiro escalão. Sabe que em tempos de crise, os afagos e boa prosa podem distanciar Rui dos aliados que tendem a preferir tratar com ele.

Exemplo bom

A escolha de Wagner de manter-se equidistante da política estadual deveria ter servido de exemplo para correligionário tal qual Luiz Caetano. A eleição de Camaçari pode “cair no colo” de Elinaldo (DEM) por causa da sanha do deputado federal que fez o sucessor e queria mandar na prefeitura. Quando o pescoço de Ademar Delgado (PCdoB) engrossou a coisa degringolou e deu no que deu.

Trabalhador

Agora, resta saber se Caetano conseguirá reagir a tempo. O que dizem é que o deputado federal nasceu para fazer campanha. É melhor de corrida eleitoral que de mandato.

Brasília

Os petistas baianos e aliados de outros partidos que estavam alocados em cargos em Brasília começaram a ser distribuídos pelo governo estadual, contudo, não tem espaço para todo mundo. A crise é certa. Resta saber quem ainda lembra como é fazer militância sem cargo público.

Colocada na política

Dilma Rousseff, presidente cassada pelo Senado, vai correr trecho para manter a mobilização contra o que considera um golpe parlamentar. Sabe que será difícil conseguir manter acesa a chama da indignação. A ex-presidente pode assumir também a presidência da Fundação Perseu Abramo, Wagner estava cotado para a tarefa.

Presidente

Por falar em presidência, uma coisa é certa nas fileiras petistas: o presidente nacional Rui Falcão está com os dias contados. Na avaliação do PT da Bahia, acabou a “Era de São Paulo”. O comando deve ficar nas mãos de uma turma diferente. Wagner era cotado para a presidência nacional, mas ainda tem água para correr debaixo da ponte.

Vai que é tua, Rubinho...

Sexualidade e ideologia de gênero. Estes dois assuntos renderam polêmica tanto na Assembleia Legislativa como na Câmara de Vereadores. Na AL-BA, o governo petista queria inserir os assuntos para discussão em salas de aula, mas a ala conservadora conseguiu barrar. Na CMS, a prefeitura não propôs a inserção, e foi a vez da oposição protestar. Agora, depois que as duas Casas de leis já deliberam sobre o assunto, chega, tal qual Rubinho Barrichelo, o candidato a vereador Aleluia dizendo 'não' à discussão de ideologia de gênero e sexualidade nas escolas. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp