Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: O salvador da pátria, SQN

Divulgação/Reprodução
Os bastidores da politica baiana  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Reprodução

Publicado em 04/11/2021, às 05h30   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário de Saúde de Feira de Santana, Marcelo Brito, além de negligente parece que andou meio esquecido. Após deixar os contratos de saúde com três empresas vencerem e, por causa disso, os trabalhadores terceirizados ficarem sem salários, ainda foi dar uma de herói e posou ao lado dos profissionais de uma UPA como se tivesse resolvido a situação, sem dar os créditos para as empresas, que mesmo sem receber e renovar os contratos, pagaram os profissionais para que a saúde em Feira não parasse.

Quero voltar

O flagra da foto do governador em exercício, Adolfo Menezes e o senador Jaques Wagner na semana passada em Itiúba, poderia ter a seguinte legenda: "Deixe a cadeira arrumadinha, que já, já, quero sentar de novo".

Batida obrigatória

Falando em sentar na cadeira de técnico, usaremos o jargão do futebol. A regra é clara: assumiu o Executivo, tem que bater pênalti.

Cara na porta

O governador Rui Costa, ao visitar um ginásio em Santo Antônio de Jesus, se deparou com o equipamento fechado. A cena foi registrada no momento em que o chefe do Executivo estadual tenta abrir o portão do local. O prefeito Genival, que estava ao lado de Rui no momento, ficou constrangido e ligou para o seu secretário providenciar abrir o ginásio.

Cadeira da AL-BA em jogo

Indagado pela NSP sobre Lídice, presidente do PSB, ter falado em colocar a presidência da ALBA nas negociações da majoritária para o pleito de 2022, Marcelo Nilo, acostumado a não ter papas na língua, disse que a presidente do partido nunca falou pessoalmente com ele  sobre isso, mas fez questão de deixar no ar que todo acordo é válido ”negociação é negociação”.

Se cuida, Rosemberg 

Quem anda a todo vapor em ritmo de campanha é o secretário da Serin, Luiz Caetano. Só na última semana ele rebateu diversas declarações de oposicionistas na imprensa. Respondeu a Roma que acusou Rui de trabalhar para evitar a votação da PEC dos precatórios, criticou a gestão do ex-governador Paulo Souto (hoje um dos coordenadores da campanha de ACM Neto) na seara da segurança pública, e provocou o ex-prefeito de Salvador dizendo que não ficaria nem em segundo lugar na corrida pelo Governo do Estado. A piada interna é que Caetano virou líder de governo, se cuida Rosemberg!

#PeloBrasil I

Depois do #PelaBahia, vem aí o #PeloBrasil. ACM Neto anunciou num encontro recente com a imprensa que vai correr o país para se inteirar dos bons exemplos de gestores estaduais nas principais áreas da administração pública. O roteiro começará por Goiás, terra administrada pelo seu correligionário Ronaldo Caiado, que segundo Neto tem bons resultados em segurança pública. Em tempo, foi lá onde houve a caçada por semanas ao serial killer Lázaro. 

#PeloBrasil II

Mas a caravana também beberá da inspiração de governos de esquerda, como o de Camilo Santana (PT), no Ceará, e de Paulo Câmara (PSB), em Pernambuco. As duas paradas nesses estados servirão para observar boas práticas na área da educação.    

Perspicácia

No encontro com jornalistas também não faltaram perspicácia e indiretas ao grupo do senador Jaques Wagner, que deverá ser seu principal oponente. Talvez a mais sagaz delas foi a declaração de que “não quero nem vou ficar pendurado numa bengala” daquele que venha a ser seu candidato à Presidência da República. Nesse momento, ele é interrompido e questionado se a expressão fazia referência à relação Wagner-Lula...”Eu não estou falando de nada”, despistou.

“Não estou aqui de braços cruzados, esperando que A, B ou C possam me puxar”, disse ao listar a extensa agenda de compromissos regionais.

Tal pai, tal filho 

Quem fez coro ao discurso de bolsonaristas foi o Sargento Isidório e Isidório Filho, com direito a card na rede social da polêmica envolvendo o jogador Maurício Souza. Não faltou comentário de bastidor “olha aí o aliado da esquerda baiana aí”.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp