Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: A Bela e a Fera

Reprodução
Os bastidores da politica baiana  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 02/03/2023, às 05h15 - Atualizado em 04/03/2023, às 07h16   Editoria de política


FacebookTwitterWhatsApp

Uma dupla pra lá de animada está sendo chamada de A BELA E A FERA. Ela, dos olhos verdes, encantadora, sedutora e astuta. Ele, discreto (sqn), articulado, voluntarioso e guloso. A mais nova dupla que vem movimentando os bastidores da política baiana vai de pacotes turísticos pelas ilhas da Baía de Todos-os-Santos, a jatinhos com meninas bem animadas e políticos bem conhecidos. A turma ia de cachaça Anísio Santiago ao premiado Macallan 18. Tudo isso regado a muito contrato de licitação em obra para a educação de municípios baianos e muito contratos para a manutenção e reforma de hospitais municipais.

A Bela e a Fera 2

Quem conhece a dupla afirma: eles não dormem no ponto. A BELA, agraciada com um robusto cargo em uma secretaria local, faz seus contatinhos a partir de quinta-feira, organizando o baba da galera. Já a fera conseguiu uma boquinha em um município vizinho e de lá ele joga seu anzol para pegar as mais diversas iscas. A última delas foi um "político de peso ", que quase viu seu casamento ir por água abaixo. A bela ajeitou e o fofuxo foi de vez. Tudo isso registrado pelas lentes do iPhone 14 da FERA. As fotos foram parar no Whatsapp da esposa do rapaz, deixando-o em péssimos lençóis na família. Precisou-se a turma dos gordo$ contrato$ acalmarem duplinha. A NSP alerta aos empresários e políticos de plantão que fujam dos dois artistas, é golpe.

Ecos do Ilê

O governador Jerônimo Rodrigues, em uma sala reservada do Ilê, chamou a atenção de uma maneira bem acalorada o deputado Valmir Assunção.  A chapa esquentou e os bombeiros tentaram apagar. Quem tem terras, tem medo.

valmir

O demolidor

O demolidor voltou. O inimigo número um dos barraqueiros está de volta e está arrotando pela Câmara Municipal que está na hora de derrubar as barracas em Salvador. Os barraqueiros procuraram a NSP cobertos de informações valiosas sobre o edil, que em outros tempos tentara botar o seu bloco na rua. Será que vai conseguir desta vez?

cão

Madre de Deus, rogai por nós

Em tempos distantes, a bela cidade de Madre de Deus, localizada às margens da Baía de Todos-os-Santos, vem sofrendo com a péssima gestão. Dizem que em Madre de DEUS, o prefeito fez um pacto com o DIABO, firmando contratos com empresas escusas. É lupa na saúde, educação e lixo.

Tudo em casa em Madre

Prefeito com maioria absoluta na Câmara da cidade, irmão da presidente da Casa e aprovando projeto de lei nos "peitos". Os servidores do município, esses estão com os dias contados. Isso se a competente Rita Tourinho do MP, que promoveu audiência pública na cidade, não conseguir junto ao TCM derrubar a lei do prefeito. A NSP está de olho e acompanhando tudo.

Olha o flash

Uma licitação bastante robusta está prestes a sair na Transalvador. Os famigerados radares fotográficos serão licitados na gestão Bruno Reis. Tem gente graúda de olho. O que tem de tão interessante nesses flashes para atrair tantos olhos? Cada mergulho é um flash.

cãmera

Quem és tu, Brutus 1

Em mais um capítulo polêmico de sua relação com a imprensa, o líder do governo na ALBA, Rosemberg Pinto (PT), fez mais uma vítima para a sua coleção: o jornalista da Folha de São Paulo, João Pedro Pitombo. Na terça-feira, em plenário, além de não fazer qualquer retratação, disse que tinha "respeito" pela imprensa, mas quis dar aula de jornalismo aos profissionais que atuam no segmento. Com um líder de governo desses cada vez menos quisto na mídia, Jerônimo Rodrigues não precisa de oposição.

rosemberg

Quem és tu, Brutus 2

O deputado tem um histórico de descontrole não apenas com jornalistas, o que vem gerando um desgaste na sua imagem, ainda mais estando em um cargo tão importante. Basta não esquecer que, ano passado, durante um imbróglio envolvendo o pagamento dos precatórios dos professores, ele chamou o advogado que representa a categoria de "mentiroso". Não fossem os seguranças da ALBA, os dois teriam "saído na mão" literalmente.

Bolsonarista da favela

Primeiro foi o prefeito Bruno Reis, que lançou a piada de que era "pivete do Calabar" para dizer que não "comia reggae de ninguém". Agora, veio um deputado bolsonarista na Assembleia Legislativa esbravejar que é menino do Beirú, do Tancredo Neves, pra rebater fala sobre elites brancas e racismo no Brasil.

Gol contra

Diego Castro, por sua vez, apresentou um Projeto de Lei na ALBA que pode ser considerado um verdadeiro gol contra dentro do ninho bolsonarista. O parlamentar é autor de um texto que defende o uso de máscaras e a adoção de testes sanitários como medidas voltadas ao enfrentamento de pandemias. Vale lembrar que, no auge da pandemia, os bolsonaristas mais radicais repudiavam, com unhas e dentes, essas e outras pautas sanitárias do gênero.

Poderoso chefão

Tem um membro do cerimonial do Governo do Estado que é alvo de queixas constantes por parte da imprensa pela forma extremamente rude com a qual trata alguns dos profissionais. Com uma postura de "Poderoso Chefão", o cidadão tem uma postura que faz inveja a qualquer Dom Corleone. Na tentativa de mostrar serviço aos chefes, trata as pessoas a empurrões e aos gritos, mesmo se há uma aproximação mais amistosa. O homem, ao que parece, tem mais poder que muita gente no Executivo para ter o comportamento que tem.

Vereador lá e low

Átila do Congo está com birra da NSP e deu o maior piti na Mesa Diretora da Câmara de Salvador. Agora, veja: a coluna tem culpa se ele é "lá e low" e não faz a menor questão de esconder isso? Agora foi que deu. Melhore, vereador.

Átila

Plano A?

Eleito pelo PL nas eleições de outubro do ano passado, Raimundinho da JR tratou, logo após o pleito, de fazer um aceno ao governador Jerônimo Rodrigues (PT). Tanto que acabou se tornando um dos vice-líderes do governo na ALBA.

raimundinho

Plano B!

No entanto, ele não era o Plano A entre os governistas para o cargo. Antes, o deputado Diego Castro, também do PL, foi procurado mas rejeitou o convite. A alegação foi mesmo a questão ideológica. Se Diego aceitasse, iria bater de frente com a ala mais afinada com o bolsonarismo no estado, gerando ainda mais desgaste no ninho liberal na Bahia.

Plano C

A expectativa, agora, é a de que o próprio Raimundinho torne o assunto público nesta sexta-feira. Vale lembrar que, na cúpula do PL, já existe uma "treta" envolvendo o presidente estadual, João Roma, e a vice, Raíssa Soares. Foi preciso uma reunião, na terça-feira, para tentar apagar o incêndio.

Aqui não, tchê

O vereador Sandro Fantinel, do Rio Grande do Sul, quis surfar na onda do bolsonarismo atacando a Bahia, mas se deu mal: foi expulso do partido e agora vai ter que se entender com a polícia. Nem mesmo a direita está apoiando o rapaz, que foi obrigado a fechar as suas redes sociais.

Separados na maternidade

Bruno Monteiro e Fausto Franco têm estilos bastante similares, tanto fisicamente, como também no modo de agir. Sempre muito voluntariosos, expansivos e alegres. A dupla sempre distribui sorrisos e são muito amáveis com os demais secretários e imprensa. Foram separados pela maternidade.

bruno e fausto

Atualização - Em contato com à coluna, a assessoria do deputado Diego Castro (PL) enviou o seguinte texto sobre a nota "Gol contra":

"Em esclarecimento a matéria “gol contra” publicada no BNews, indicando que o Deputado Estadual Dr. Diego Castro, teria apresentado Projeto de Lei na AL-BA defendendo o uso de máscaras e a adoção de testes sanitários.

De plano, cumpre esclarecer que a referida proposição legislativa tem finalidade no estabelecimento de critérios para a formulação de Políticas Públicas voltadas ao enfrentamento de pandemias, epidemias e endemias.

Em que pese tenhamos em mente a importância da saúde pública, destaca-se que as medidas sanitárias não podem violar direitos fundamentais básicos, especialmente a liberdade como contemplamos por ocasião da pandemia da COVID-19.

Neste sentido, o referido Projeto de Lei do Deputado Dr. Diego Castro, objetiva colocar freio nas arbitrariedades visualizadas na pandemia da COVID-19 no estado da Bahia, evitando fechamento de comércio, exigência de passaporte vacinal e punição de servidores públicos não vacinados.

Dentre as medidas previstas para o controle de pandemias, está previsto a possibilidade do uso racional de máscaras em ambientes fechados ou testagem.

Neste sentido, a referida matéria distorce a essência da Proposta Legislativa".

*Texto atualizado às 11h08 para a inclusão da nota.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp