Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Califa, o rei do Kibe

Reprodução
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 09/11/2023, às 05h50 - Atualizado às 05h55   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Califa, o rei do Kibe

Um representante da mídia baiana recebeu o carinhoso apelido de Califa semana passada. A alcunha vinda dos lados árabes, segundo fonte da NSP, se dá pelo motivo do rapaz andar pelos banheiros da Alba e CMS sempre botando o “olhão” no documento do vizinho de mictório. Um servidor municipal ameaçou botar a boca no trombone caso o moçoilo não se recolhesse a seu espaço e o deixasse urinar na paz de Jeová. Apurando com alguns parlamentares baianos, a NSP tomou conhecimento que o assunto é velho, que ele é useiro e vezeiro em andar pelos banheiros do Salvador Shopping dando aquela conferida no vizinho ao lado. Toma tenência, rapaz...

Você tem fome de quê?

Como dizia o hit do Titãs nos anos passados, você tem fome de quê? Pois bem, a NSP tomou conhecimento de uma licitação de merendeiras na Secretaria de Educação estadual que estaria dando panos para manga. Apurou-se que as duas primeiras ganhadoras não estariam habilitadas para o certame e que haveria gente graudaaaa tentando dar aquela forcinha no processo. A coluna está de olho e dessa vez não vai ficar na sombra.

Tá liberado, tá tudo liberado

Um vizinho do badalado condomínio Interlagos vem defendendo com unhas e dentes as práticas nada sustentáveis e republicanas da fábrica Tronox. O rapaz vive esbravejando com outros moradores que tá tudo liberado para a empresa - que vem dando um trabalhão aos órgãos ambientais do estado e à vizinhança daquela região tão bonita.

O mala do hot dog

Quem não se lembra da tradicional lanchonete Mala do Hot Dog na Ondina e na Ladeira dos Galés? Desta feita, o nosso mala oficial é o ex-superintendente da TransalvadorMarcus Passos, que não é nada saudável diga-se de passagem em tempos de Healthy Lifestyles, e postou o lanchinho com Coca-Cola ao lado para dizer que estava madrugando na prefeitura e só tinha isso para comer. Menos, Marquinhos, menos...

Vai de Uber 1

A crise do transporte em Salvador só piora. A categoria está em vistas de decretar uma greve, o prefeito está com a mão na cabeça sem saber como intermediar o processo e, ao que parece, a conta vai sobrar para o soteropolitano. A Alba já mandou o seu recado e aumentou a alíquota do ICMS. Fica o questionamento: vamos pagar R$ 10 reais de passagem para ir trabalhar? A prefeitura quer injetar R$ 190 milhões, mas será que resolve? O abacaxi está azedo e tem vereador pistola por conta do imbróglio…

Vai de Uber 2

O transporte público de Salvador é um dos mais deficitários e caros do Brasil (e o valor da passagem vai aumentar mais, viu?). Como se não bastasse, os profissionais que fazem esse “barco andar” – motoristas e cobradores – estão sendo cada vez mais tratados com descaso. Basta observar um dos pontos das discussões mais recentes da categoria: problemas com o fardamento. É brincadeira? Aproveite-se para citar também, caro leitor, as péssimas condições de alguns (vários) ônibus. E, mesmo diante de tudo isso, o “pivete do Calabar”, como se autointitula o prefeito Bruno Reis, ficou irritado com a possibilidade de uma greve geral acontecer na próxima terça-feira (14). Poxa, Bruninho Kings, sério isso? Quem o senhor acha que pode resolver essa situação? A população? A NSP está de olho e vai continuar cobrando soluções.

Rosemberg Lá e Low

Rosemberg deu um piti na Assembleia por conta da eleição da Mesa Diretora na ALBA. Pegou ar ao ver Niltinho colhendo as assinaturas para a PEC que permite a reeleição de Adolfo Menezes. O petista está querendo mexer no regimento para ser o presidente. E quer contar com o apoio do PT para isso. Contudo, no interior, especialmente em Itabuna, o parlamentar não está vestindo a camisa da estrela vermelha. Ele, enquanto PT, apoiará Augusto Castro, que é do PSD. Porém, o PT, que é o partido dele, já fechou questão com Geraldo Simões.

O mundinho de Rosemberg

A Fecomércio tratou logo de desmentir as declarações de Rosemberg a respeito de um suposto acordo com os empresários para aprovar o ICMS. O deputado, aliás, é mestre em criar narrativas fantasiosas quando lhe convém.

Acabou em pizza

Durante a votação do aumento do ICMS na Alba, a demora foi tanta que os deputados tiveram que providenciar alimento para aguentar a noite toda. Neste caso, a escolhida desta terça-feira (7) foi a Pizza! Quase todos os presentes no momento não só comeram, como repetiram o prato. Boatos que foram umas sete pizzas.

Reclamou e tirou foto?

O deputado Pancadinha (Solidariedade) resolveu aparecer na sessão de segunda-feira (6) na Assembleia para reclamar do prefeito de Itabuna, Augusto Castro, que, segundo o parlamentar, não dá a ele os créditos por entregas feitas à cidade via emendas do ex-vereador e ainda oposicionista. Mas não é que a reclamação deu certo? Nesta quarta-feira (8), não somente posou ao lado do prefeito, mas também teve a companhia de um sorridente Jerônimo que resolveu soltar algumas das emendas reclamadas pelos deputados da base e também da oposição, como o Pancadinha, que destinou uma ambulância "zerada" para sua base eleitoral. O deputado dizia, durante o Carnaval em Salvador, que era pré-candidato, mas ontem disse que estava ali somente para levar benfeitorias para sua cidade, sem "politicagem". Será que aparece na Assembleia semana que vem?

Pode não ajudar, mas não atrapalha

Bolsonaristas que pretendem disputar pelo PL uma vaga na Câmara Municipal de Salvador veem com certa indiferença a pretensão do ex-prefeito João Henrique de disputar uma vaga de vereador da capital pela sigla. A avaliação é que o ex-prefeito, para alguns o pior que a capital já teve (ao menos na memória recente), não tirará votos de quem tem voto ideológico. O que eles não querem é a entrada de novos bolsonaristas na lista para compor a chapa, pois entendem que os 8,47% conquistados por João Roma e os 24,07% de Bolsonaro no primeiro turno de 2022 não dão margem para abrigar muitos nomes fortes. Se João Henrique conseguir se eleger, leva votos para a legenda e ajuda a turma bolsonarista.

45 do segundo tempo, gov

Apesar de se atrasar com frequência para alguns compromissos, Jerônimo Rodrigues sempre se mostra solícito para atender a imprensa e as pessoas que pedem “uma fotinho, meu governador”. Rola um chá de cadeira? Sempre! Mas, mesmo assim, ele demonstra calma nesses momentos como poucos conseguem. Mas essa super calma dele já pode estar causando irritação em colegas do seu grupo político por causa da demora em escolher um candidato para as eleições de 2024. Já tem até quem ache que está aos 45 do segundo tempo e que “não dá mais para esperar”. Já outros não conseguem disfarçar o descontentamento com as possibilidades que estão se desenhando nesse cenário. É, gov, a tarefa não vai ser fácil não, viu?

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp