Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Ecos do Bonfim

Paulo M. Azevedo / BNews
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Paulo M. Azevedo / BNews

Publicado em 18/01/2024, às 06h20 - Atualizado às 08h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Ecos do Bonfim

Logo após a lavagem "friazinha" do Bonfim, alguns repercutiram ou tentaram espremer notícias sobre o mega evento que era esperado. Os dois lados políticos do estado fizeram o velho feijão com arroz, com as mesmas caras de sempre e as mesmas declarações incipientes e ordinárias de outrora. O prefeito, com seu exército, tentando mais uma vez invadir "Roma", e o "líder" Geraldo Júnior, com seu pelotão camuflado, precisando mostrar as armas e tomar o trono do desejado e cobiçado Thomé de Souza. Ao final, aquela velha choradeira e banho de alfazema da Farmácia Santana no couro de todos, e o povo e os jornalistas que se matem para ficarem com um lugarzinho ao sol, mesmo que esse solzinho já não brilhe mais como em anos atrás.

Breakfast da discórdia
Um breakfast promovido pelo prefeito e sua trupe, composto por um famoso buffet da cidade, com todos os tipos de queijos e guloseimas que poderiam existir, parece que deu ruim. Diversos aliados do Thomé de Souza entraram em contato com a Nsp para demonstrar a insatisfação com o cacique e sua turma por não terem sido convidados para o "REIsGabofezinho" na Avenida Contorno. Reclamam que tinham vários "pirus" e algumas "Marias Urnas" cercando o ambiente, e eles que sempre colaram na corda do pivete do Calabar, teriam ficado de fora. O fato é que não tem jantar de graça, ou melhor, café de graça... resta saber quem vai pagar a conta no final.

Rei posto...
Que a popularidade de Bruno Reis e Geraldo Júnior foi boa, isso não dá pra negar. Mas o que chamou atenção mesmo foi a luz apagada de ACM Neto. Ele, que era o maior líder político do grupo carlista em Salvador, ficou murchinho diante da força de Bruno. Para quem achou que o atual prefeito iria precisar de Neto para aumentar a popularidade, pode tirar o cavalinho da chuva.

Fogo amigo?
Enquanto ano passado a vaga do TCM poderia ter sido ocupada por qualquer cidadão comum, desta vez o discurso de que a vaga partirá da Alba é unânime. Dito isso, os postulantes se articulam nos bastidores em busca de votos, mas preferem não entrar em embates diretos. O fogo amigo tem prevalecido porque no fundo, no fundo, todos sabem que 2026 é logo ali.

Doravante
As promessas do Avante para que prefeitos se filiem têm sido muitas, mas gestores que ingressaram na sigla após as eleições de 2022 já estão demonstrando grande insatisfação com a falta de cumprimento de promessas pelo presidente estadual Ronaldo Carletto. Entre quatro e cinco gestores estão ensaiando um movimento para buscar abrigo em outros partidos da base do governador Jerônimo Rodrigues, pois reclamam que só "dão com a cara na porta" quando buscam Carletto para tratar das eleições de outubro. Se não mudar a forma de tratar os gestores, pode perder prefeituras. Doravante será diferente?

Fome do líder
O pré-candidato a prefeito de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), se comprometeu a vitaminar as chapas de vereadores de partidos de esquerda que concorrerão a uma vaga na Câmara de Salvador em outubro. O PT, que tinha uma pré-candidatura para chamar de sua, é um dos mais famintos e quer uma compensação vultosa ao fato de não ter mais o 13 nas urnas para puxar votos para seus vereadores. A bancada petista tem, atualmente, 4 cadeiras - sem contar que disputará as vagas na federação com PCdoB e PV. Haja fome; e Geraldo Júnior precisará de jogo de cintura para atender a tanta gente faminta. No lançamento do Carnaval Ouro Negro, o vice-governador até tentou sambar.

“Meu prefeito”
O mistério em torno do nome que vai ser a vice do vice-governador e pré-candidato a prefeito de Salvador, Geraldo Júnior, pode estar chegando ao fim. Quem acompanha os bastidores da política baiana já sacou que o nome da secretária de Desenvolvimento Social, Fabya Reis, é o mais cotado e ela deve ser confirmada depois do carnaval. Um termômetro disso é o fato de que Fabya passou a marcar presença em diversos eventos ao lado de Geraldo, referindo-se a ele - em alto e bom som - como “meu prefeito”.

E o PT?
Dois prefeitos da região da Chapada Diamantina deixaram o União Brasil, após campanha para ACM Neto como governador. Isso acontece para eles entrarem na base governista de Jerônimo Rodrigues (PT). Zenildo Matos e Ana Medrado, que Itaetê e Mucugê, respectivamente, já são membros do PSB, partido comandado na Bahia pela deputada federal Lídice da Mata. Ambos os gestores são cotados para reeleição. Mas a pergunta que surge é: e o PT? Não vai se viabilizar para garantir prefeituras? Na dúvida se terá ou não Lula em 2026 para puxar votos para a reeleição de Jerônimo, petistas analisam que o partido precisa ter mais prefeituras.

De malas prontas?
Parece que o União Brasil pode perder, a qualquer momento, um vereador em Salvador. O edil em questão já estaria em tratativas com o prefeito Bruno Reis para fazer a mudança. O destino? Dois partidos da base do “pivete do calabarra” estão no radar do vereador, mas, até o momento, nada foi concretizado.

Amizade além da fronteira
Eita que esses políticos baianos no quesito amizade são os verdadeiros 'lá e low'. Boatos de que mesmo de partidos diferentes, um certo vereador bem famoso e influente de Salvador é super amigo de um da base da oposição. Inclusive, nos bastidores rola até visita em casa. As eleições estão chegando, será que essa amizade vai sobreviver? Aguardamos as cenas dos próximos capítulos.

Ciscando em outro terreno
O deputado Binho Galinha, que foi alvo da operação El Patron, ainda não deu as caras na Assembleia Legislativa, e por lá o pessoal torce para que ele fique longe por um bom tempo. Nos bastidores, o clima é unânime: "não vai dar em nada", "logo o povo esquece", e a vida continua. Sumido também das redes sociais, o patriota segue atuando de forma tímida para não chamar atenção e nem causar barulhos. Os colegas de parlamento já anunciaram que "não querem se meter nesse assunto" e garantem que não irão interferir em um possível plebiscito na Casa. Resta a pergunta: a Alba vai sustentar essa imagem até quando?

Quem tem padrinho senador tem tudo…
A prefeita de Lençóis, Vanessa Sena (PSD), além das duras críticas que recebe da oposição por conta da violência no município - que inclusive vitimou pessoas ligadas diretamente à administração e ao grupo político dela - agora é citada como a prefeita que tem mais denúncias (30 e lá vai fumaça) no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que aprova as contas da gestora, mas quase sempre com ressalvas. Em Lençóis, o comentário é que, tendo padrinho senador, a gestora consegue trânsito favorável na Corte de Contas.

Roda de samba

2024 começando com o pé direito para os políticos baianos, principalmente com a chegada das eleições municipais, tudo virou sorrisos e roda de samba. O governador e o vice que o diga né? Distribuindo simpatia em todas as pautas que vai. Será que essa alegria vai durar muito tempo? Veremos as próximas cenas.

Deu "a louca" no Jacarandás

O condomínio paradisíaco situado em Praia do Forte, nas Piscinas Naturais, denominado Jacarandás, está em polvorosa. Uma parte dos condôminos tem tentando transformar o balneário em uma zona de silêncio, num verdadeiro retiro espiritual ou centro de estudos acadêmicos, chegando ao absurdo de propor a redução dos limites de decibéis estabelecidos pela legislação, assim como tentando proibir locatários de contratar bandas para tocarem dentro das propriedades privadas. Se vê de tudo, até críticas aqueles que gostam de sertanejo ou música baiana e são veladamente censurados pelos novos ricos, mesmo a cantora Ivete Sangalo sendo uma das vizinhas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp