Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: O poderoso Chefão

Reprodução
Os bastidores da politica baiana  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 31/08/2023, às 05h50 - Atualizado às 17h23   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Kid Bengala parlamentar

O folclórico personagem Kid bengala dos filmes eróticos com sua potente “espada” de He-Man, ganhou um homônimo no legislativo nosso. Um famoso político foi visitar um colega de parlamento certa feita em sua casa, onde teriam um suculento e pitoresco café da manhã, quando foi recebido pelo rapaz com um short tipo pijama. Daqueles bem à vontade... Quando, de repente, se deparou com uma cena um tanto “dantesca”. Segundo fontes da NSP, o pijama short do colega pesava bastante, o que não agradou o moço. De imediato, bateu em retirada, prometendo nunca mais voltar para aquele recinto. Para amigos próximos, ele confessou seu susto e revolta ao ser recebido por um colega de debate político naqueles trajes e com, segundo palavras dele, a “bengala” saindo pela lateral. A NSP alerta o moço: corra que lá vem a Anaconda!

O poderoso Chefão

Salvador e suas figuras folclóricas, como lhe é peculiar, deu origem ao mais novo personagem do cenário local. Trata-se do personagem imortalizado pelo belíssimo ator Marlon Brando, no filme O poderoso chefão. A figura citada acostumou-se a comandar licitações em quase todo estado, dando as cartas em alguns segmentos bem nervosos da administração pública como educação e saúde. Segundo fontes, ele “arrota” com seu copo longo de whisky puro malte, que tira e bota quem quiser nos certames, mas não sem antes falar com ele, o Godfather, como assim ele se auto intitula. Cercado por puxa sacos nas mesas dos “luxuosos” restaurantes da avenida Tancredo Neves, ele sempre ao centro das mesas, começa rabiscar prováveis prefeitos para eleição de 24, e ali ele toma dinheiro de um e de outro para campanhas até então, embrionárias e incipientes. Resta saber se quando o carro do Batman bater às 6h da manhã na porta de sua mansão, ele manterá a mesma arrogância e soberba que lhe é de praxe.

g

O amor acabou?

O amor de mais de 20 anos, na vida e na gestão pública, de Geraldo Júnior e Carlos Muniz chegou ao fim? Será? O apoio do presidente da Câmara de Salvador na campanha do vice-governador foi indubitavelmente um dos mais fortes. Sempre colado, lado a lado nas caminhadas e no dia a dia, como conselheiro e um soldado de primeira ordem, Muniz sempre foi solícito ao amigo de velhas datas.  Da mesma forma, o gesto foi dado por Geraldo Júnior na eleição da presidência da Câmara Municipal, onde ele conduziu com maestria a eleição de Carlos Muniz a cadeira da casa do povo. O anúncio de Robinson Almeida pelo bloco do PT levou Carlos Muniz, de imediato, a uma reação fulgás: em plena segunda-feira declarar apoio à reeleição do candidato do  atual prefeito Bruno Reis em 2024, o que pegou o amigo de longas datas, Geraldo, de calças curtas (passando a segunda-feira todo calado, apenas se pronunciando na terça-feira). A Sombra do Poder ouviu amigos de ambos lados e todos afirmam que a amizade ainda está dura como a rocha, porém um questionamento foi levantado por um conselheiro do presidente da Câmara Municipal: "Com essa declaração de Muniz em caminhar lado a lado com Bruno Reis, será que o amor acabou?"

Foto: Equipe Portal M!

Um novo Ramsés?

E por falar em reeleição, Marcelo Nilo, que já foi apelidado de Ramsés nos tempos de rei, já tem um discípulo: Adolfo Menezes já está articulando pesado pela sua reeleição na Alba (algo que nem é permitido pelo regimento atual da Casa). Inclusive, esteve em Brasília esses dias cavando isso. Se levarmos em consideração a "fome" do parlamentar, Ivana Bastos vai continuar chupando o dedo.

g

Coração valente

Quem conhece o presidente da Conder, Zé Trindade, sabe de sua determinação e altivez nas missões que lhe são atribuídas. Soldado de primeira ordem do Ministro Rui Costa, o gestor vinha tentando se viabilizar candidato a prefeito pelos braços do padrinho. Porém, a turma do PT jogou água no chope e lançou Robinson Almeida como pré-candidato. Fontes ligadas à Sombra afirmam que Zé largou de mão a tão sonhada missão e vai focar na gestão da Conder e seus negócios privados. Em tempo, a correria do dia a dia e o stress que a vida pública atribui, o levou ao hospital semana passada - dando um susto nos amigos e familiares. O rapaz precisou colocar três stents para se recuperar de um problema cardíaco, mas já está na batalha. Quem achou que ele iria esmorecer, a Sombra avisa que ele passou a ser chamado de Zé, “Coração Valente”.

g

Cocá, o Dinâmico

Uma notícia crime oferecida ao Ministério Público da Bahia em desfavor da prefeitura de Jequié vem tirando o sono do prefeito Zé Cocá. O motivo seria uma licitação para obras de infraestrutura onde a empresa vencedora pertenceria a parentes do secretário municipal. O valor de R$ 550 mil chamou atenção do MP pelo simples fato de não descrever quais serviços seriam esses. A turma que não perde a piada, já vem chamando o prefeito de Cocá, o Dinâmico. A empresa que ganhou a obra é a Dinamicus Engenharia Eirelli...Mera coincidência!

g

A Jacobina de Steve Jobs

O fundador da Apple deve estar sorrindo à toa de onde quer que esteja com a turma de Jacobina. Pelas bandas de lá, os vereadores resolveram se presentear com aparelhos iPhone 13, ao custo de 80 mil para o contribuinte local. A NSP ouviu alguns moradores da cidade “maçã” que nem celular com câmera eles tinham, sem falar em saneamento básico, energia na porta, calçamento etc ..Da próxima vez, os edis devam primeiro cuidar das demandas da cidade, antes de se presentearem com os telefones da maçã.

Sobre Marcelinho, arara e gordinhos

Quem diria que a mansão de um famoso empreiteiro baiano viraria palco de uma polêmica em um luxuoso condomínio subindo o litoral. A NSP recebeu informações que a tal casa suntuosa, estaria locada para uma “clínica “de tratamento de obesidade, onde existe já uma ação de despejo da dita cuja e suas ararinhas. O bafafá ainda fica mais apimentado quando denúncias chegam a esta Sombra com a informação que um pretenso alvará de funcionamento estaria sendo emitido pela Sedur de Camaçari e liberaria a internação de pacientes obesos no recinto sem a menor condição em aspectos médicos, físicos e de higiene. Agora, resta saber quem estaria por trás desse tal alvará. Dizem que um vereador do município seria um “entusiasta “da empreitada “diet”. Nesse mato tem docinhos, hein, gordinho? Cuidado!

g

O Bêbado e o equilibrista

Assim como a inesquecível música da cantora Elis Regina, na Bahia temos a dupla icônica de um jornalista ébrio, que mal consegue digitar, e seu parceiro equilibrista, que mal consegue andar em linha reta pela orla da cidade. A dupla vem tentado se arriscar em algumas traquinagens orquestradas por um bruxo meio 'bizarrinho'. A sorte é que de tanto Red Label e Vinho do Porto no juízo, não conseguem tirar nada do papel e acabam morrendo numa praia litorânea, cercado de caranguejos e joaninhas. Triste fim!

g

Operação Zacarias

Uma figura do passado, com um trânsito fantástico na política metropolitana, voltou a aparecer recentemente pelas mesas dos cafés do Salvador Shopping, tradicional reduto de lobistas e “curiosos” do cenário local. Em um passado pouco longínquo, o moço foi alvo de uma operação das autoridades federais, onde na boca miúda foi maldosamente apelidado de “Operação Zacarias”. Esse é trapalhão!

g

A bancada do silêncio

Não existe ser mais comunicativo do que candidato em época de campanha eleitoral. Nos anos pares, os políticos conversam com todos sobre qualquer assunto, não têm medo de falar em público, não se preocupam com a coerência dos discursos e nem temem a exposição. Mas uma vez que eles conseguem a tão sonhada vaga no parlamento baiano, a situação muda. Aliás, tanto na Câmara de Vereadores de Salvador, como na Assembleia Legislativa da Bahia, formam maioria os deputados que integram a “bancada do silêncio”. Eles são assíduos nas comissões e sessões, mas ficam apenas “vendo o bonde passar”. Não se comprometem, não emitem opinião, não usam os microfones, votam sempre com o relator e o pior... fogem da imprensa como o diabo foge da cruz. Assim fica difícil mostrar serviço, né? E a campanha é logo ali

Chama o reboque

Chamou atenção a ação da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador), autarquia subordinada à Prefeitura, no Centro Administrativo da Bahia, justamente no dia da Caravana Federativa Bahia, evento promovido pelo Governo Federal, na capital baiana. Enquanto, prefeitos, vereadores, apoiadores e até mesmo a própria população chegava à área verde da Assembleia Legislativa da Bahia para participar do evento, os agentes capricharam na canetada... Não teve chororô que desse jeito! Ao fim de uma palestra que contou com a participação de autoridades como o secretário Luiz Caetano e a prefeita Moema Gramacho, a cerimonialista alertou os presentes que se apressasse para retirar seus veículos, pois o órgão estava rebocando os carros de quem participava do evento mesmo o governo do Estado tendo avisado sobre a realização da Caravana.  Foi chuva de multa nos esquerdistas.

Nem Cristo agradou...

E o deputado do PP, Cláudio Cajado que meteu uma publicação enigmática, justamente na semana de votação do marco fiscal. Cajado, que foi indicado como relator da proposta, viveu dias caóticos à frente da discussão e articulação para votação da pauta.

O choro de João Henrique

Homenageado pela Câmara de Vereadores na quarta-feira, no projeto “Lembranças do Futuro de Salvador”, o ex-prefeito João Henrique parece ter batido saudades dos tempos de vereança antes de chegar ao Plenário Cosme de Farias. Na sala de comissões à espera para ser chamado na tribuna, o ex-gestor foi às lágrimas. Será que o herdeiro da família Carneiro ainda está disposto a atuar como vereador? Veremos.

Foto: Paulo M. Azevedo

Convite tucano

Por falar em vereança, se depender do presidente Carlos Muniz, que já fez convite público a João Henrique, o ex-prefeito deve se filiar ao PSDB, se eleger e virar líder tucano na casa. Muniz está confiante, mas o legado do ex-gestor pesa sobre ele. Veremos nas urnas em 2024 o resultado.

Meteu essa?

João Henrique disse que a gestão mal avaliada dele em Salvador se deu pela inabilidade de seus secretários e que, em uma nova gestão, escolheria pessoas de "confiança". É sério?

Saudades? Tô fora

João Henrique até tentou trazer um vídeo institucional dos tempos em que era prefeito, vendendo uma Salvador que não existe mais. Muito pelo estado em que ele a deixou. A reação do público presente na sessão em sua homenagem, que era bem pouco, disse muito sobre a saudade que o soteropolitano tem da gestão do ex-prefeito. 

g

Lacostada

Antes da sessão de João Henrique, teve a sessão dos vetos do prefeito Bruno Reis e aprovação da Lei do Esporte. Assim que terminou, de uma sessão para a outra, a também tucana Cris Correia apareceu em plenário portando uma pomposa sacola de uma grande grife do jacaré. Pra quem será que era o presente? Ou por quem foi presenteada?

g

Recado petista

O diretório nacional do PT divulgou uma resolução, nesta semana, em que orienta sua militância para os próximos anos, voltada para a reeleição de Lula. O item 12 do documento, porém, sinaliza um mal-estar interno do partido com a Bahia, com o ministro Rui Costa e com o governador Jerônimo. Os altos índices de letalidade em operações policiais no estado têm incomodado os petistas, que apontaram no texto que “a violência é um método inaceitável de ação por parte das polícias estaduais”. Fogo amigo?  

Fiel à palavra, fiel ao prefeito

Há diferença entre ser fiel ao que se propõe, apresentar e discursar - e também quem abaixa a orelha para tudo que o chefe diz. Dois vereadores provaram na quarta-feira serem definidos dessa maneira, quando o prefeito Bruno Reis enviou para a CMS dois vetos totais em PL apresentados por eles. Cláudio Tinoco votou contra o veto em seu projeto, juntamente com a oposição, que tanto sofre com os vetos. Já o líder do governo, Kiki Bispo, se absteve do veto do prefeito em seu projeto, nem sequer discutiu. Francamente.

Grandes "novidades"

O MDB da Bahia realizou seu congresso estadual nesta quarta-feira focado em renovar a imagem do partido. A ideia é mudar a imagem que se consolidou nos últimos anos, de que seria uma legenda fisiológica. Mas, para renovar, é preciso fazer algo de novo, né? Pois bem. O MDB-BA reelegeu o presidente Alex Fufuca, uma espécie de Rei da Inglaterra, quando todo mundo sabe que quem manda mesmo são o primeiro-ministro Geddel Vieira Lima e o seu nº 2, Lúcio Vieira Lima. As grandes novidades de sempre.

Rebranding tucano

Abandonado pelo carlismo, já estaria Paulo Câmara ensaiando um "rebranding"?

g

Papai urso Fitness

Quem chamou atenção nos últimos dias pela forma física e esbanjando uma silhueta digna de personal trainer, foi o prefeito Calmon, de São Francisco do Conde. Papai urso, como é carinhosamente chamado pelos amigos mais próximos, sempre sorridente e afável, distribuía boa forma e sorrisos largos pelo Shopping da cidade. A NSP atestou que pelo jeito ele já está pronto para mais uma campanha para prefeitura da cidade de ouro. Os adversários que se cuidem, pelo preparo físico do homem deixa claro que ele já saiu na frente.

g

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp