Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: O Lord

Imagem Na Sombra do Poder: O Lord
Os bastidores da politica baiana  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 25/05/2023, às 05h50   Editoria de política


FacebookTwitterWhatsApp

Figura carimbada na “sociedade” baiana, sempre muito educado e cortes, um operador nato de empreiteiras e fornecedores do governo vem sendo chamado pela turma da área gourmet do Shopping Salvador de O LORD, sempre de voz baixa e cabelo impecável, transita pelos restaurantes sempre com grandes figurões da prefeitura e do governo do estado. De manso o rapaz não tem nada, adquiriu agora uma bela mansão no Horto Florestal e uma casa de praia em um suntuoso condomínio a beira mar no balneário de Praia do Forte. As más línguas afirmam que, até o final do ano, o lord pode virar plebeu e pegar uma carona com a turma da “puliça” de preto.


Gasparzinho

Quem pensa que é o fantasminha camarada dos desenhos animados e tela de cinema está redondamente enganado. O chamado Gasparzinho vem assustando os corredores da CMS e da Alba. Alguns assessores mais espertinhos vêm usando da artimanha para driblar a corregedoria das instituições e emplacar “nomes” nada reais para assumirem cargos. O dinheiro vai direto para o bolso de alguns espertos, e os mais ousados já passam a ostentar carrões e vida nada republicana pelo centro da cidade. As autoridades já estão de olho no efeito “pluft”, e prometem criar uma força tarefa a “lá Ghostbusters” das telas de cinema. Vai ter muita gente assustada na cidade.

gasparzinho


Dança das cadeiras

A dança das cadeiras já começou no governo Jerônimo, o jornalista Diego Mascarenhas, responsável pela comunicação da Secretaria de Educação, passou a gerir a imagem do Presidente da Conder, Zé Trindade, postulante ao lado de Geraldo Junior a cadeira do Palácio Tome de Souza … Vem mais novidades por aí.


O Buzu de Bruno

Uma greve histórica estava prestes a explodir hoje na capital baiana. Fontes ligadas à NSP davam como certa a paralisação por parte dos rodoviários baianos. Eis que no entanto, o prefeito Bruno Reis chama para si a responsabilidade e entra na negociação com a turma finalizando com um gol de placa e evitando a “derrota” da cidade para a famigerada greve. O que uma reeleição não faz, hein, Prefeito??!? Pontos para ele.

buzu


Outros tempos

Nos tempos da ditadura militar, o MDB representava a oposição, a luta civil por democracia. Hoje, no comando da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap), o partido dá seguimento ao que já fazia Nestor Duarte, do PSB, antigo titular da pasta: aumentar o espaço de policiais militares nos cargos de direção, em detrimento de quadros mais técnicos, como especialistas em gestão prisional e agentes penitenciários qualificados.


Sonho particular

Nos bastidores da política, o deputado estadual Roberto Carlos (PV) vive ventilando a possibilidade da sua amiga e prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos (PSDB), se juntar à base do governo Jerônimo. Certo dia, o então governador Rui até chegou a se convencer de que a receberia. Mas a gestora municipal não deu qualquer passo. A conversa é velha, Roberto Carlos insiste nela. Ele não quer estar do lado oposto a ela em 2024, mas isso parece inevitável: o governo já tem se reunido para encontrar o oposicionista perfeito a Suzana.

suzana


Sonho partidário

O PT quer porque quer lançar Isaac Carvalho como candidato à prefeitura de Juazeiro. O ex-prefeito, entretanto, está inelegível até que se prove o contrário. Em 2022, por não conseguir se viabilizar juridicamente, Isaac lançou sua esposa, Ellen Carvalho, para a Assembleia Legislativa. Fracassou. Ficou atrás na própria Juazeiro de Zó (PCdoB), deputado estadual reeleito. Nos bastidores da ALBA, ele é tido como o favorito a ser o candidato do grupo governista.


Bem de família

A campanha do governo Jerônimo chamada “Programa Operação Policial” gerou muita repercussão na internet. A agência de publicidade que elaborou a peça é a Tempo Propaganda, que tem como um de seus proprietários Bruno da Mata, filho da deputada federal Lídice da Mata (PSB).

lídice


Tradição

Uma coisa que torcedor de futebol costuma se gabar é das tradições de seu clube. O Bahia, por exemplo, pode renovar uma velha tradição em dezembro. Nos bastidores da política tricolor, especula-se que um sobrenome histórico na agremiação pode voltar ao comando do Esporte Clube Bahia. Ricardo Maracajá, neto do eterno presidente Paulo Maracajá, é tido como candidato certo. Ainda não se sabe se encabeçando a chapa ou não. Há uma possibilidade de uma chapa compartilhada com o atual vice-presidente do clube, Vitor Ferraz.

maracajá


Rei da Inglaterra

Quando o falecido Fernando Schmidt assumiu a presidência do Bahia pela última vez, lá em 2013, as más línguas diziam que ele era a Rainha da Inglaterra, um chefe de estado, enquanto quem mandava mesmo era a dupla Sidônio Palmeira e Valton Pessoa. Agora, seja lá quem for o presidente do clube, ele não vai mandar em quase nada, assim como o atual Rei Charles. Afinal, o comando do futebol tricolor agora é da família real dos Emirados Árabes Unidos, que é a origem do Grupo City. 

rei


Lei de mercado

A família real dos Emirados Árabes também está por trás, por exemplo, do Grupo Mubadala, dono da Acelen, que comprou a Refinaria de Mataripe, na Região Metropolitana de Salvador. A empresa chegou a avisar que não iria aplicar a nova política de preços da Petrobras, mantendo no alto o valor dos combustíveis na Bahia. Nos bastidores, porém, já se fala que a empresa recuou e vai dar uma segurada nos preços. É a lei do mercado. Se não baixar, outro vai vender no seu lugar.


Fonte deles

Quando veio a Salvador pela primeira vez, o espanhol CEO do Grupo City, Ferran Soriano, comentou com conselheiros do Bahia que a Fonte Nova precisava de uma pequena reforma, uma atualização. Ele elogiou o equipamento, mas disse que estava velho, precisando ser melhor cuidado. Perguntado quem faria isso, ele respondeu que ainda não sabia se o Grupo City assumiria a responsabilidade ou se negociaria para que o consórcio que gere a Arena Fonte Nova realizasse as mudanças. Aparentemente, já sabe: o conglomerado chamou o governo do estado para sondar de qual forma ele poderia assumir a administração do estádio. A atual concessão, porém, acaba apenas daqui a cinco anos.

fonte


Também quero

No início do mês, durante o jogo entre Vitória e Londrina no Barradão, Fábio Mota recebeu a visita do secretário estadual de Comunicação, André Curvello, e aproveitou para pedir um favor: ele queria que o titular da Secom pedisse para que Jerônimo intercedesse pelo Leão em uma possível negociação do clube com a Arena Fonte Nova. Para Mota, não é justo que apenas o Bahia lucre na relação com o equipamento público e o Vitória também teria direito às vantagens.

fabio


Migué

Uma coisa comum no futebol é dar migué. Em regra, essas coisas são artes de jogador. Mas dirigente também faz isso. Dois dias depois do pedido a Curvello, Fábio Mota foi perguntado por um bom repórter esportivo sobre o interesse em jogar na Fonte Nova. Ele negou e garantiu que o Vitória não jogaria na Arena em 2023. Só não disse que não será por falta de interesse, mas sim por incompatibilidade de preços.


Timidez

Há dúvidas se Curvello estará muito disposto a interceder pelo Vitória. A avaliação na Secom é que a atuação do clube em favor do programa Bahia Sem Fome, até agora carro-chefe do governo de Jerônimo Rodrigues, foi tímida. O rubro-negro até se ofereceu para ajudar, depois que viu o Bahia na campanha, mas divulgou pouco e gerou uma arrecadação menor do que era esperado.

fabio


Me abrace que eu já tô te apertando 

Tem uma figura da política baiana que é garantida nos eventos do governo do Estado em Salvador, mesmo que o seu partido não integre a base do grupo que hoje comanda o Palácio de Ondina. Tão comum quanto a sua presença é a rasgação de seda para com o governador Jerônimo Rodrigues. Há quem diga que a figura está apalavrada para assumir um cargo na atual gestão petista na Bahia, que ainda tem muitas vagas a serem preenchidas. Será que a figura terá suas preces atendidas após tantos afagos? Caso sim, qual seria a graça por trás de tanta seda?


Desnorteado

Um parlamentar soteropolitano que tinha um cargo prometido no Governo do Estado, mas acabou falando pelos cotovelos, chegou a correr o risco de ficar de fora do antro governista. Desnorteado, o edil recebeu, inclusive, parecer contrário à sua indicação por parte da Procuradoria Estadual. Agora, vai ter de se contentar com um cargo inferior, tal qual a sua atuação. 


Música no fantástico

Por falar em parlamentar cotado para cargo estadual, esse mesmo citado acima já emplacou duas “quase nomeações” e está doidinho para completar a terceira para pedir música no Fantástico. Primeiro foi um órgão voltado ao meio ambiente, depois à mineração…qual será o próximo?


Atrapalhada

Na última semana, a capital baiana foi palco da “ministraiada” do governo Lula. Teve chefe da Educação, Saúde e Trabalho e Minas e Energia. Mas, uma ministra em questão chamou a atenção por seu desempenho atrapalhado num auditório cheio de membros do governo estadual. Na tradicional saudação, antes de sua fala, ela errou o nome do governador e da Assembleia. Chamou Jerônimo de Elmano e Alba de Alerj. Coitada, estava toda atrapalhada. 


Língua afiada

Também na última semana, durante fala em evento do governo, a deputada Lídice da Mata estava com a língua afiada com o governador e não perdeu a oportunidade de cobrar os cargos federais na Bahia, que passam pelo aval do chefe do Executivo. Um nome apoiado por ela, inclusive, estava de malas prontas para sair de um grande órgão do governo estadual, mas a NSP soube que as coisas começaram a desandar e ele fica mais um pouco.


Lista de chamada

Num evento desses da última semana, o governador Jerônimo deu uma de professor Girafales e fez duas listas de chamadas, antes e depois do evento, para garantir quem esteve até o final de sua fala e dos seus convidados. Apreensivos, prefeitos, deputados e vereadores ficaram receosos com a chamada do chefe. 


Cortejada 

Uma vereadora com bastante influência no interior, que comanda, inclusive, um grupo de parlamentares no estado e quase foi alçada a candidata a vice-governadora, tem sido cortejada também pela base do governador Jerônimo. Ela, que é do partido da igreja e tem relações próximas com um senador, tem gostado das “cantadas” coronelistas para pular de barco. A NSP aguarda o desfecho dessa história.


Muitos cafés da manhã, poucas novidades...

Depois que migrou para o PSDB, o chefe do legislativo de Salvador, Carlos Muniz, tem participado de cafés da manhã com o governador Jerônimo Rodrigues, porém desse mato ainda não saiu coelho nenhum. Tudo indica que a visita do presidente nacional do partido, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, à Bahia, pode ser definitiva para que novidades sejam anunciadas. A NSP segue de olho...

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp