Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: O árabe e a secretaria

Ilustrativa / Freepik
Os bastidores da politica baiana  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa / Freepik

Publicado em 05/10/2023, às 06h20 - Atualizado às 18h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Talarico Municipal

Um legislador local parece ter desconhecido um dos mandamentos principais bíblicos: Não cobiçais a mulher do próximo, ainda mais se o próximo for muito próximo a você, e foi justamente aí que a porca torceu o rabo. O rapaz partiu para cima da esposa do “amigo”, e a coisa ficou feia. Xingamentos de cá, xingamentos de lá, documentos voando, uma confusão dos diabos marcou a semana do rábula local. A vítima promete jogar tudo de ruim no ventilador e atingir de vez a honra do jovem arisco ainda essa semana. A sessão parece que vai ferver e o galã mexicano de branco nórdico mudará para vermelho sangue. Quem não aguenta ver rabo de saia, dá nisso.

Cleópatra

Uma empresária do jetset soteropolitano, e habitué dos mais diversos tipos de rega-bofes e batizados de boneca da cidade, vem aprontando umas 'traquinagenzinhas' no seu segmento. Acostumada sempre a lançar seu charme para cima dos coroas da cidade, ela promete o que quase sempre nunca entrega e se arrepia toda quando um "cliente" te pede nota fiscal. Com botox grau 8 na face toda, ela esbanja seu Channel 5 em uma academia chique da capital baiana. Sempre muito bem vestida, a moça já chegou a ganhar a alcunha da famosa rainha grega e sedutora: Cleópatra. Como quase sempre a vida se confunde com história antiga, nossa personagem também acostumou-se a pular a cerca - mas desta feita não com Júlio Cesar, e sim com outro figurão também ávido pelo poder.

O árabe e a secretaria

Um famoso árabe baiano vem sendo constantemente visto em um restaurante da cidade com uma secretária de alta patente local. Pelo menos duas vezes por semana o casal é visto almoçando no espaço regado a vinho branco Chablis Grand Cru e carabineiros europeus. Em um passado não muito distante, o rapaz andou se enrolando com a justiça - mas a turma do deixa disso o safou de uma visitinha indigesta a época. Desta vez, a galera tá se contorcendo para descobrir que diabos o Califa soteropolitano quer com a moça. Dizem que seriam alguns contratos polpudos na pasta dela... Acho que bom o chefe ficar de olho, ela já tá aparecendo com bolsas Hermes oriundas de Dubai. Haja esfirra e quibe heimmm, amiga…

nsp

Moqueca De Pirâmide

A tão famigerada pirâmide financeira que vem quebrando meio mundo de "espertinhos" ávidos por retorno fácil e robusto, desta vez, foi Made in Bahia. A NSP descobriu que um empresário baiano exportou a "monstrenga" para terra da Garoa, tirando o dendê e acrescentando ares paulistanos para enganar os otários. O prejuízo já beira a casa dos R$ 5 milhões e diversas pessoas já estão procurando o rapaz - que a essa altura vestiu a capa invisível e sumiu na fumaça da Faria Lima. Cá para gente, já vimos de tudo por aqui, mas um baiano levar uma moqueca de pirâmide para São Paulo e conseguir enganar a turma de lá, essa merece o prêmio máximo da picaretagem do mercado financeiro.

nsp

Sobre Yacht, Binha de São Caetano e farofa

Durou pouco a parceria anunciada entre o Yacht club da Bahia e o esquadrão de aço Baêaaaa. Divulgada nas redes sociais de ambos “parceiros” em uma tarde, a relação de apoio mútuo durou menos de 24 horas. A NSP teve acesso a alguns grupos de WhatsApp onde os associados do requintado espaço da sociedade baiana esperneavam e gritavam aos quatro ventos que não iriam aceitar a tal parceria com o popular clube de futebol baiano. Em certo grupo, um dirigente do clube questionou: como ele iria fazer para tomar seu Chandon ao lado de Binha de São Caetano, com sua tradicional tubaína e codorna com cebola e farofa? Parece que a turma não quis muito a companhia da fiel torcida tricolor junto a seus barcos e lanchas potente.

nsp

Faroeste fez escola?

Ao que parece os rescaldos da Faroeste não param de acontecer. Dessa vez foram as eleições para eleger um novo desembargador que irá ocupar um lugar de uma famosa magistrada envolvida no escândalo. O presidente do TJ-BA não ficou muito feliz com a votação e determinou a anulação das eleições por notar parcialidade nos votos. Quer dizer que queriam trocar meia dúzia por seis? Segundo ele, a decisão foi para "salvar a reputação da Corte". 

Problema nacional

A questão da violência na Bahia não é mais um problema apenas para o Governo Jerônimo, mas também para o PT nacional como um todo. O estado é uma das principais vitrines do partido, já que o presidente Lula fez campanha intensa no território na campanha do ano passado.

nsp

Pivete do Calabar?

Apesar de seguir com o seu ritmo de entrega de obras, o prefeito Bruno Reis parece não se sentir tão confortável em alguns cantos de Salvador. Em uma entrega recente no bairro de Valéria, o “pivete do Calabar” teve um reforço no número de seguranças na agenda. Uma pessoa prevenida vale por duas, né prefeito?

Privatização do bem?

O prefeito de Salvador, aliás, sancionou um projeto de lei chamado "Adote Um Posto de Saúde". O objetivo, segundo o texto publicado no Diário Oficial, é "incentivar pessoas jurídicas e a sociedade civil organizada a contribuir para a conservação e manutenção" dos postos de saúde. A pergunta que fica, é: esse não é o papel da gestão municipal?

Blindagem municipal

As sessões na Câmara Municipal de Salvador sempre são caixinhas de surpresas e a imprensa nunca sabe o que esperar quando vai fazer a cobertura. Dedo na cara, tapas no púlpito, gritaria, desavenças e outras "cositas más". Rola de tudo um pouco. Até vereadores da base do prefeito Bruno Reis se unindo para causar – e conseguindo. Para a surpresa de uns e indignação de outros, eles abandonaram o Plenário Cosme de Farias na última segunda-feira (2), em uma ação premeditada, para evitar protesto do Sindicato dos Fazendários do Município do Salvador (SINDIFAM), contra a secretária Giovanna Victer, titular da Secretaria da Fazenda (Sefaz). A categoria acusa a gestora de perseguição.

Operação abafa

Aliás, chama a atenção o silêncio sepulcral da prefeitura em relação às graves denúncias contra Giovanna Victer, apelidada maldosamente de "Margaret Thatcher de Niterói". A própria, tão falante outrora, inclusive, sumiu até do Twitter. Nem assessoria responde.

nsp

Vetador-geral da Câmara

Na Câmara Municipal de Salvador, as confusões não se limitam apenas ao Plenário Cosme de Farias. Como o BNews já mostrou diversas vezes, as tretas nas salas de comissões são constantes. E a CCJ é um antro de confusão quando o assunto é veto a projeto de lei “inconstitucional”. A bola da vez é o vereador Téo Senna, que tem sido chamado na Casa de “vetador-geral da CMS”, devido ao alto índice de rejeição aos projetos dos seus pares. A pressão em cima de Téo tem sido encabeçada por parlamentares da oposição e do governo.

Maria vai com as outras

Em sua defesa, Téo Senna alega que a culpa dos vetos é o “mau costume” que o ex-presidente da Câmara, Geraldo Júnior, deu aos vereadores, de aprovar projetos de forma desordenada, fazendo com que subisse o índice de vetos por parte do prefeito Bruno Reis.

Só bate palmas

Tem um vereador que pouco contribui para o debate com a sociedade, sem tempo de fala, devido à sua insignificância político-partidária, mas que é o campeão de moções de aplausos. Somente em um dia, na última segunda-feira (2), Marcelo Maia apresentou 10 moções de aplausos no sistema da CMS.

Vereadora de Porto Seguro

Nos corredores da Câmara de Salvador, uma figura tem sido comentada não pelo seu desempenho na tribuna ou em projetos apresentados à Casa, mas sim a sua ausência nas sessões. Roberta Caíres tem sido chamada de “vereadora de Porto Seguro”, de tanto que não aparece no Plenário. A NSP avisa: seus pares já deram falta e prometeram acionar vossa senhoria à comissão de Ética e Decoro da Casa.

nsp

Bigodudo gamer

Chegou ao conhecimento desta sombreada coluna que um deputado bigodudo tem tido um hobby no mínimo diferente, se falando de sua elevada idade. O parlamentar tem virado noites jogando Fifa no videogame para desestressar a mente de tanto que trabalha na sua referida Casa Legislativa. Resta saber se o deputado joga no modo Carreira ou no Ultimate Team. De futebol de campo, pelo menos, ele entende pouco, vamos ver no game.

"Panela velha..."

E Zé Ronaldo que postou esse vídeo cheio de recados essa semana? Será que Pablo Roberto viu isso?

Veio aí?

O tão esperado pedido de desculpas de Átila do Congo a Téo Senna não veio. No entanto, os vereadores arrumaram um jeito de apaziguar a situação entre os dois parlamentares, arrumando um “Átila Fake”, que entrou na onda e pediu desculpas pelo ex-líder dos aplicativos. Senna levou numa boa e até apertou a mão do rapaz. Resta saber se o verdadeiro Átila vai se redimir um dia. A ver.

nsp

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp