Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Festa da chave

Divulgação/Reprodução/Redes sociais/Arquivo BNews
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Reprodução/Redes sociais/Arquivo BNews

Publicado em 26/01/2023, às 05h45 - Atualizado em 28/01/2023, às 07h40   Editoria de política


FacebookTwitterWhatsApp

Sábado, o cobiçado balneário da Penha recebe sua tradicional lavagem. Como sempre, iremos ter a presença de políticos manjados e novos, empreiteiros para lá de traquinos, novos ricos, puxa-sacos de plantão e algumas piriguetes contratadas para animar os mais velhos que ficam babando na festança. Até aí tudo bem, mais um dia normal no paraíso. Contudo, a grande novidade é que um tradicional casal veranista daquelas bandas tem prometido reeditar a famigerada "Festa da Chave", que foi bem muito promovida nos idos de 1980 pela turma da área... Casais para lá de animados revezavam-se em suítes suntuosas de uma mansão local, onde aquele quem escolhera a chave certa, tinha o direito de desfrutar de uma noite diferente com outra parceira. Dizem as boas línguas que a festa parou depois de uma crise de ciúmes de um empresário do interior do estado que perdera sua esposa na brincadeira. É pessoal, sábado a Penha vai ferver... Quem quiser que esconda sua esposa... Ou melhor, sua chave.

Trancoso em apuros

Uma turma para lá de traquina, acostumada a peripécias no ramo imobiliário, descobriu o paraíso Trancoso para aprontar mais uma das suas. O luxuoso recanto de paulistas milionários está sendo alvo de uma investida pesada dessa galera dividida em dois times: de um lado, advogados e empresários do extremo sul, e do outro uma turminha de políticos, "pseudopersonalidades" e alguns membros da sociedade baiana. O MP precisa entrar no assunto, pois desse jeito Trancoso não vai ficar de pé. Logo, logo o verde acabará.

O cochicho de Geraldinho com Lira

Fontes da NSP informaram que o papo longo do vice-governador Geraldo Júnior com o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, foi de vento em popa. Uns apostam em sucessão para 2024, outros apostam em emendas para municípios baianos de interesse do vice. O papo foi longo e os mais curiosos começaram a fazer apostas sobre o tom da conversa. O que será de tão importante que houve entre os dois?

A espera de um milagre

Marcelo Nilo parece não ter desistido ainda de disputar a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios. Ele, inclusive, tem se movimentado incansavelmente na espera de conseguir apoio para sua candidatura ao cargo. Fontes da NSP dão conta de que ele tem dito que está “cada vez mais convencido” de que terá o apoio dos parlamentares. Resta saber se esses parlamentares estão mesmo dispostos a se queimarem com um candidato derrotado de tudo o que pleiteou em 2022. 99% da cadeira da Corte já está nas mãos da ex-primeira-dama Aline Peixoto.

Daniel Alves, o leproso

O Instituto do jogador Daniel Alves se tornou uma espécie de lepra que ninguém quer chegar perto ou ter seu nome atrelado. Mas o que não dá para esconder é que tem a internet com tudo salvo. Teve prefeitura negando que fez convênio com a instituição, vereador governista com teto de vidro falando em bom exemplo da gestão e esquecendo que aliados também são atrelados ao órgão do jogador. A moda agora é se afastar de vez do leproso.

Na meiuca

O senador Angelo Coronel tem sido difícil de se manter calado quando o assunto são críticas ao governo federal e decisões no âmbito estadual. Aliado de primeira hora, o senador não tem papas na língua e tem embolado o meio de campo atacando quando preciso e defendendo quando necessário. É, há quem diga que ele na meiuca desse baba tem gerado queixas dos aliados.

Insatisfação?

Não é de hoje que o senador Angelo Coronel tem de ser “engolido goela abaixo” pelos petistas e membros de partidos aliados ao Governo da Bahia, pelas suas falas consideradas polêmicas. Mas, com apenas 26 dias em 2023, o parlamentar conseguiu novamente mexer, de maneira não tão positiva, com os ânimos dos aliados, causando desconforto geral.

Até quando?

Na Lavagem do Bonfim, o presidente estadual do PT, Éden Valadares, mandou um recado direto ao senador: “que ele cuide do partido dele, que cuidamos do nosso”, disse o dirigente após ser provocado acerca da declaração de Coronel de que Rui Costa poderia estar sendo vítima de um processo de “fritura” por parte de diretórios do PT na região Sudeste, Na terça, foi a vez do presidente de honra do MDB, Lúcio Vieira Lima, alfinetar o pessedista, após ele comentar que Geraldo Júnior tinha um brilho tão intenso que acabaria ofuscando Jerônimo Rodrigues. O cacique emedebista disse que, mesmo tendo brilho próprio, Coronel não foi aconselhado a se afastar do também senador Otto Alencar.

Se rolar, rolou

Apesar do afastamento, Coronel declarou no PodZé desta semana que gostaria de indicar cargos para o governo Jerônimo.

Fora da reta

O presidente do Republicanos na Bahia, Márcio Marinho vem tirando a responsabilidade do partido pela não reeleição do deputado federal Marcelo Nilo nas eleições do ano passado. Sobre o futuro político de Nilo, Marinho deu uma de “João sem braço” e que a preocupação deveria ser de ACM Neto e Bruno Reis, que convenceram o parlamentar a deixar a base governista e migrar para a oposição.

Todo pimposo

Durante a filiação do prefeito de Santanópolis, Vitor do Posto, ao MDB, chamou a atenção o fato de o gestor municipal chegar ao diretório estadual da legenda, em Salvador, ostentando um “princípio” de topete aloirado. Se a gestão do ex-pepista que declarou apoio a Jerônimo Rodrigues nas eleições de 2022, mesmo quando o PP estava do lado de ACM Neto, estiver “em dia” como o “penteado”, os moradores da cidade não terão do que se queixar.

Reconciliação?

Em Jequié, no sudoeste baiano, apesar da rusga com o ex-governador Rui Costa, o prefeito Zé Cocá vem tentando uma reconciliação com o Palácio de Ondina, mas desta vez com Jerônimo Rodrigues. Quem estaria à frente dessa costura, de acordo com fontes do NSP, é o deputado estadual Euclides Fernandes, reeleito em 2022 com mais de 55 mil votos. O filho dele, Ramón, faz parte da base aliada a Cocá na Câmara de Jequié.

Almoço grátis?

No entanto, a tentativa de manobra por parte do pedetista teria um objetivo: Euclides ter, sob domínio dele, as secretarias então prometidas a ele, pelo próprio Zé Cocá, durante a campanha eleitoral para a Prefeitura de Jequié, em 2020. Por sua vez, o pepista quer tentar emplacar para o seu apadrinhado político, o deputado estadual eleito Hassan de Zé Cocá, algumas vagas dentro do Governo baiano. Caso a empreitada não tenha êxito, o prefeito de Jequié terá dias complicados pela frente para gerir o município, uma vez que vem apelando para os deputados Leur Lomanto Jr e João Leão para conseguir recursos.

Na oposição, mas “nem tanto”

Ainda na Cidade Sol, tem vereador que faz parte da oposição à Prefeitura, mas “nem tanto assim”. Do PSD, um edil que é dono de uma instituição de caridade no município, teria recebido a doação de um terreno, por parte da Prefeitura, justamente para esta iniciativa. O problema é que a iniciativa está na mira do Ministério Público pelo grande repasse de recursos do município.

Queda de braço

Depois de sucessivas derrotas em 2022, o prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas, voltou atrás e cedeu ao Governo do Estado com relação ao Hospital Regional, reformado e equipado ainda na gestão de Rui Costa, mas que estava fechado porque o gestor municipal não queria que o equipamento atendesse a pacientes via regulação.

O iPhone do deputado

O jornalista Henrique Brinco, âncora do Radar BNews, novo produto jornalístico da BNewsTV, trouxe nesta semana a história do deputado que quase tocou fogo em um hotel ao tentar destruir um iPhone com uma chave de fenda. A prática, aliás, é bem comum no meio político. Muitos também jogam seus aparelhos no mar. Tenha medo das conversas feitas nesses celulares...

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp