Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: vereador guloso

Imagem Na Sombra do Poder: vereador guloso
Os bastidores da politica baiana  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 09/02/2023, às 05h45   Editoria de política


FacebookTwitterWhatsApp

Vereador guloso
Um passarinho contou para a NSP que um edil tomou muito dinheiro emprestado nas mãos de agiotas e hoje está devendo dinheiro a deus e o mundo. Apesar disso, leva uma vida de ostentação em passeios de navios, viagens para a Europa, Dubai e outros pontos turísticos de luxo pelo mundo.

Saúde em Chamas
O prefeito de Saúde não está fazendo jus ao nome do município. O povo já não aguenta mais reclamar. Parece que tem uma empresa que presta serviços em hospitais de São Francisco do Conde e está deixando a desejar por lá. Os negócios envolvem, inclusive, haras e outros serviços na Região Metropolitana. O padrinho dele já não é tão forte e ele vai ter que ter muita saúde para enfrentar as autoridades.

saude

CPI das "calças na mão"
Teve membro experiente da Assembleia Legislativa da Bahia pego de surpresa sobre a possibilidade da abertura da CPI para investigar a Internacional Travessia, empresa que administra as embarcações que realizam a travessia Salvador-Bom Despacho. A surpresa é maior ocorreu ainda por uma série de reuniões com os idealizadores da proposta. Fica a dúvida: é de fato surpresa ou baratino por não botar fé no futuro da CPI?


O esporro de Bruno
No evento em que anunciou as atrações do Carnaval de Salvador, por parte da Prefeitura, o prefeito Bruno Reis desandou a dar broncas nos seus secretários para agilizar, o máximo possível, as apresentações de cada um para que  o encontro não se estendesse.


A agonia de Ana Paula
Quem se apressou na fala - e acabou sendo seguida pelos demais - foi a vice-prefeita e secretária de Saúde, Ana Paula Matos. Mas, a "agonia" do prefeito tinha motivo: a visita da ministra do Turismo, Daniela Carneiro, à Salvador.


Tinoco, o traído
A reunião dos vereadores governistas para definição de quem presidiria as comissões de constituição e justiça e de orçamento e finanças entrou noite adentro na terça-feira (7). Tinoco dormiu como presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e acordou sem nem sequer ser membro do colegiado. Apesar de a maioria da base fazer coro por seu nome, o vereador foi preterido pelo ex-líder de governo, Paulo Magalhães Júnior. O sentimento, nos corredores da CMS, era de traição. 

tinoco


Interferência externa
Por mais que falem em independência entre os poderes Executivo e Legislativo, em Salvador a situação é bem diferente. Na Câmara, para atender caprichos do ex-gestor da Prefeitura, Bruno Reis atuou para emplacar o ex-líder de governo no comando da CCJ. Sobrou para Tinoco, que ficou chupando o dedo e saiu da reunião soltando fogo pelas ventas.  


A tinta de Muniz
Presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz, enfim "geraldou". O novo líder da Mesa Diretora da Casa, ao fazer a leitura da publicação das comissões, chamou a atenção dos vereadores e disse que quem pensava que sua caneta não tinha tinta, se enganou. O líder agora pretende canetar e não baixar a cabeça para qualquer baixo clero da CMS. 

joilson césar

Questão de ordem, presidente
Pelo andar da carruagem, o líder de governo, Kiki Bispo, caminha para ser inepto tal qual seu antecessor. Na quarta, na sessão que definiu as comissões, ele cansou de pedir questão de ordem e foi ignorado pela presidência diversas vezes. Não satisfeito, invadiu a tribuna e tomou para si o microfone na tentativa de ter a palavra. Rapidamente, Carlos Muniz deixou a sessão e o vice-presidente da Mesa declarou-a como encerrada.


Os pontos de Cris e Teo
Cris Correia e Téo Senna bateram boca na porta da Câmara Municipal. Teve dedo na cara e tudo mais. Os dois tucanos falaram em "ponto" na conversa. Quem entende os meandros na Câmara Municipal sabe bem o que significam esses "pontos".


Bolsonaro curtiu 1
Entre a "expectativa" e a "realidade", alguns deputados estaduais na ALBA acabaram não sendo agraciados exatamente nas pastas que queriam. Um dos exemplos foi o parlamentar Leandro de Jesus, que buscava uma vaga na Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública.

leandro de jesus


Bolsonaro curtiu 2
Porém, o bolsonarista acabou "agraciado" com um posto na Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos. Já o seu companheiro de partido, Diego Castro, garantiu, ao invés da Comissão de Agricultura, um posto, justamente, no colegiado de Segurança Pública.


Adoça bico
Já a estreante Soane Galvão (PSB) não ficou a "ver navios". A parlamentar estava especulada para a Comissão de Educação e, além desta, a socialista garantiu um espaço na Comissão da Mulher. No PP, como esperado, o ex-líder do partido na Casa, Eduardo Salles, seguiu para a Comissão de Infraestrutura.


"Mate" o homem...
Na aula inaugural na rede estadual de ensino, em Amélia Rodrigues, o prefeito da cidade, João Bahia (PSD), visivelmente emocionado, trocou o sobrenome do governador Jerônimo Rodrigues. "Do nada", apareceu um "Jerônimo Carneiro", mas que logo foi corrigido pelo gestor municipal.


Dial desajustado
No mesmo evento, na hora do seu discurso, o governador petista estava com o dial "desajustado" ao falar sobre as ações da IRDEB, empresa de comunicação estatal. Ao invés do 107.5, Jerônimo "largou" um 104.7, que pertence a uma empresa privada. E isso com a presença, na plateia, de Flávio Costa, diretor-geral da entidade baiana.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp