Colunas / Na Sombra do Poder

Sombra do Poder: O show vai começar

Reprodução
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 25/01/2024, às 06h00 - Atualizado às 06h19   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

O show vai começar
Com a chegada do carnaval, a NSP já está de olho bem aberto para aquelas feijoadas regadas a muita caipirinha e abará congelado em alguns espigões da Vitória. Recheadas de políticos, lobistas, coroas no botox grau 10 e bajuladores de profissão, as feijucas servem para aquecer o cenário político municipal e acirrar a disputa entre Bruno Reis e Geraldo Júnior pelo comando de Souza. Vamos aguardar as fotos e vestimentas da turma Tcha que vai agitar os apartamentos à beira-mar.

Guerra de Valetes
Dois executivos da alta cúpula do Thomé de Souza vêm travando uma guerra fria nos bastidores digna de um clássico dos ringues. De um lado, um experiente e calejado gestor, já sem paciência para sandices e vaidades; do outro, o queridinho do prefeito da capital, com sangue no olho e muito sebo nas canelas para tratorar o “colega”. A NSP ficou sabendo que a turma do "deixa disso" já entrou pelo meio para evitar uma “carreira” daquelas pela Praça Municipal. Os Valetes são grandes.

Quem é o culpado 1?
A tragédia ocorrida em Madre de Deus, levando à morte de 08 pessoas, despertou uma dúvida no mínimo curiosa da população, de quem é a culpa pelos óbitos naquela noite?? A Capitania dos Portos jura de pé junto que não foi “avisada” da festa na cidade, a prefeitura afirma que é da Marinha a obrigação de regular e fiscalizar o transporte marítimo, a gloriosa Agerba tratou-se logo de esquivar da celeuma alegando que não era transporte oficial. A verdade é uma só, 8 pessoas morreram, famílias perderam seus entes, e agora? Quem vai pagar por isso? A justiça nossa de cada dia levará quanto tempo até julgar os pseudos culpados? A NSP vai cobrar toda semana das autoridades do estado, uma das maiores tragédias baianas dos últimos tempos.

Quem é o culpado 2?
A imprensa baiana divulgou no dia de ontem a ausência da banda Armandinho, Dodô e Osmar no carnaval baiano. Eles são considerados lendas e titulares absolutos da folia momesca, o que despertou revolta nos leitores dos principais veículos de comunicação. Após algumas horas da notícia, o governo tratou de confirmar a atração no evento com o patrocínio da Bahiagás. Alegria para baianos e turistas, a notícia de pronto foi propagada, porém ficou um mal-estar pelo lado do CAB. Todos queriam saber de quem foi a culpa da patacoada? A Bahiagás tratou de emitir uma desculpa no mínimo “juvenil” para uma concessionária de grande porte, alardeou que “não sabia” que era para divulgar. Faça-nos uma garapa, ou faltou gás literalmente ou entrou água na tubulação.

Vidas ou festa: o que é mais importante
O prefeito da cidade de Madre de Deus, Daílton Filho, parece ter esquecido que uma tragédia com mais de cinco mortos é mais que um motivo suficiente para cancelar um festival. Além de demorar para dar um posicionamento - nem que fosse uma nota protocolar de luto - após o naufrágio que vitimou 8 pessoas, o gestor apenas decidiu adiar o Madre Verão. Ok, a parte econômica é importante para uma cidade, mas como é que ficam as pessoas que estão passando pelo processo de enlutamento? Se liga aí, prefeito, bora dar mais atenção a isso. Vidas se foram.

O Lado Bozo na Ilha
O pré-candidato a prefeito da Ilha de Vera Cruz, Nego da Coroa, trava um dilema cruel que muitos querem ver longe. Apoiador do ex-presidente Bolsonaro e da deputada federal Roberta Roma, esposa do cacique do PL no estado e ex-ministro João Roma, vê-se agora entre a cruz e a espada. Pupilo do senador Otto Alencar, cacique do PSD e partido de 1ª ordem da base do governo Jeronimo, precisa decidir se vai com a turma do PL, ou do PT, ou do MDB (partido do atual prefeito da cidade). Nessa encruzilhada, a população já começa a apertar o jovem nas ruas, que lado ele vai. Os radicais do PT já começam a soltar fagulhas e “afagos” em cima do rapaz, alegando que ele é o cara de Bozo na terra do verão.

Pegou ar
Eita que as eleições nem chegaram e o caos já está instalado nas lideranças de partidos grandes da Bahia. Inclusive um que se autodenomina atualmente ‘comentarista de política’, bate o pé para que seu partido tenha mais respeito nas decisões. Aguardando as cenas dos próximos capítulos.

O berro de kings
Uma fala eloquente é aquela que tem clareza, assertividade, persuasão e fluência. Um bom orador tem que dominar essa nuance da comunicação, principalmente políticos em período de campanha eleitoral. Porém, chama atenção aqueles que não têm o costume de fazer uso desse artifício passar a usá-la de maneira repentina - e com tamanha ênfase que causa estranheza. Mesmo sem confirmar se vai ou não tentar reeleição - mesmo todo mundo sabendo que ele não vai “largar o osso” -, Bruno Reis, prefeito de Salvador, passou a “gritar” em seus discursos. O que fez algumas pessoas dispararem: “ele sabe que a campanha ainda não começou, né?” e “é um ensaio, pô”... E aí, meu pivete do calabives, é ensaio?

Oh Polêmico polemizando no evento da prefs
A mais nova baixaria do mundo do pagodão baiano está dando o que falar. Troca de casais (?), vídeo íntimo vazado, rixa entre artistas, acusações, troca de farpas… teve de tudo em menos de dois dias. Mas o que poucos sabem é que um capítulo disso aconteceu durante o lançamento do Carnaval de 2024 feito pela Prefeitura de Salvador na terça-feira (23). Oh Polêmico e Zé Paredão estavam no evento e se “trombaram”. Lá, Polly (é para os íntimos? se for, perdão), compartilhou uma foto de alguns artistas e borrou o rosto de Zé. “Quem não é, não se mete”, escreveu ele na foto. Zé Paredão também decidiu vetar Oh Polêmico da foto e colocou uma figurinha de palhaço no rosto do artista. Será que o pivete Bruno Reis tá por dentro da treta?

Estranho no ninho
Rodrigo Pereira, ex-militante do PCO, está chegando agora no PT e já quer arrumar briga com os caciques da sigla. Não vai muito longe...

O recado de Geddel
Geddel Vieira Lima mandou uma série de recados ao PT nesta semana, dizendo que o "MDB não cede pressão a ninguém". Deixou claro que a sigla não vai abrir mão dos seus espaços - sobretudo em Vitória da Conquista, onde Lúcia Rocha está com força total.

Nem filiado é...
Tem um famoso empresário em Lauro de Freitas que se apresentou na semana passada com pré-candidato do PP à prefeitura do município da Região Metropolitana de Salvador. Deu até entrevista a sites locais e distribuiu, e teve gente que acreditou que ele é mesmo candidato pelo progressistas. Mas, apurando a fundo o assunto, esta coluna descobriu que o empresário, que afirma ser um excelente gestor de recursos, nem é filiado ao PP. Mas ele está aí tentando mobilizar os incautos. Nem ficha de filiação ao PP ele terá abonada.

Muito botox
Uma vereadora fitness da Câmara Municipal de Salvador tem aparecido bastante agora em agendas aos lado do prefeito Bruno Reis e também em inúmeras agendas de pré-campanha por bairros de Salvador bem distintos da academia e outros espaços que ela costuma frequentar, com assiduidade, no Caminho das Árvores. Em evento no Nordeste de Amaralina, ela estava lá como papagaia do prefeito, mas alguns colegas estavam comentando sobre a face imóvel da edil. "Deve ser muito botox", comentou.

Ipirá em apuros
A população de Ipirá vive dias sombrios na terra do couro. A péssima administração do prefeito dos "cosméticos" Dude, vem trazendo holofotes negativos para a cidade. Seja na saúde, na educação, no lixo e nos serviços básicos, sempre há reclamações contra o estagiário de gestor, que assumiu o cargo por indicação do experiente Deputado Jurandir Oliveira, que já abandonou o menino e promete apoiar a próxima prefeita. A turma já começa a pedir que Dude largue a gestão e volte a administrar seus perfumes e cremes femininos, afirmam que eram mais felizes quando ele vendia seus "produtinhos" pela região.

Corre que lá vem ele
Virou piada no meio dos caciques e militantes do governo a presença inconveniente de um ex-postulante a candidato a prefeito. Toda coletiva de Jerônimo, ele corre para o lado para tirar fotos com os principais atores da cena política esquerdista. As más línguas petistas já começaram a "assoprar" que quando a figura surge, é um Deus nos acuda e já vão saindo pela tangente com o bordão "corre que lá vem ele". É muita cara de pau.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp