BNews Nordeste

Adolescente morre vítima de dengue grave, em Aracaju

Divulgação/Fiocruz
Ao todo, seis óbitos e mais de 800 casos de dengue no estado foram confirmados.  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Fiocruz

Publicado em 06/07/2022, às 14h24   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

A morte de um adolescente de 13 anos vítima de dengue grave em um hospital de Aracaju, no estado de Sergipe, foi confirmada pelo Laboratório Central de Sergipe (Lacen) e divulgado nesta quarta-feira (6) pela Secretaria da Saúde de São Cristóvão, onde a vítima morava.

Segundo o órgão, o adolescente, que tinha comorbidades, começou a apresentar sintomas no dia 28 de junho, se internou e morreu na última segunda (4).

Segundo informações do G1, a morte de uma professora pela mesma doença também foi confirmada nesta terça, na capital. Ao todo, seis óbitos e mais de 800 casos da doença no estado foram confirmados.

Segundo dados do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), os casos vêm aumentando desde o mês de janeiro no município, quando foram notificados 47 casos suspeitos e 10 confirmados no município. Em fevereiro foram 30 notificações e 5 confirmações, e em março o número de notificações passou para 98, com 11 pessoas confirmadas. Já em abril o aumento foi ainda maior, com 145 casos suspeitos e 29 confirmados.

A SMS informou que estão sendo realizadas vistorias em escolas e residências, controle vetorial com borrifação de inseticida, e ações de prevenção e bloqueio na cidade durante todo o ano, nas localidades onde houve ocorrência de casos suspeitos e positivos de arboviroses, para verificar possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti.

A população pode colaborar com o combate ao mosquito, verificando se existem focos em suas residências, e evitando acúmulo de água parada, local de reprodução do mosquito.

Aumento de casos 

Os casos registrados de dengue cresceram cerca de 40% em três semanas em todo o país, segundo do último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde. Do final de abril até o último dia 7 de maio, os registros prováveis pularam de 542 mil para mais de 757 mil. Em 2021, foram 544 mil casos.

De acordo com os dados, em comparação com o mesmo período do ano passado, até o dia 7 de maio, os casos registrados aumentaram mais de 150%. O surto causou 265 mortes até então. A Bahia está entre os estados que mais registraram óbitos: 22, sendo o terceiro dessa lista, atrás apenas de Goiás, Santa Catarina (ambos com 28) e São Paulo (99).

Leia também:Bahia é terceiro estado com mais mortes por dengue em 2022; casos crescem 40% em todo o país

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp