BNews Nordeste

Assembleia Legislativa do RN alcança maior feito feminino da história com deputadas eleitas

Divulgação/ALRN
Duas deputadas foram eleitas de forma inédita e outras três permanecem nos cargos  |   Bnews - Divulgação Divulgação/ALRN

Publicado em 05/10/2022, às 11h36   Redação BNews



Cinco mulheres foram eleitas como deputadas a partir de 2023 para ocupar essas funções específicas na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Agora, essa será a maior bancada feminina da história na Casa. O número significa um acréscimo de duas parlamentares referente a atual legislatura. 

No caso das eleitas, embora signifique um avanço significativo, o número de deputadas está longe do ideal, uma vez que o Legislativo estadual possui 24 vagas. A princípio, o número de mulheres atendem a 53% do eleitorado potiguar e vão ser 20,8% do parlamento. Esse feito é o maior desde 1966, quando cinco mulheres participaram de uma só vez na Casa Legislativa estadual, de acordo com a série histórica do Tribunal Superior Eleitoral.

Do contrário, segundo o Memorial da Assembleia Legislativa, essa é a marca de maior bancada feminina consolidada desde antes da década de 1960. De acordo com o jornalista Aluísio Lacerda, responsável por coordenar o Memorial do Legislativo, a primeira mulher eleita deputada no estado foi Maria do Céu Fernandes, em 1934. 

Acima de tudo, o maior número de mulheres no legislativo estadual antes da eleição deste ano teria abrangido quatro parlamentares de forma simultânea, marca conquistada em 1998, 2002 e 2006. Além disso, a partir do ano que vem, Divaneide Basílio (PT) e Terezinha Maia (PL) assumem os cargos de parlamentares estaduais. Elas vão se juntar a Cristiane Dantas (SD), Isolda Dantas (PT) e Eudiane Macedo (PV), que conseguiram se reeleger neste ano.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp