BNews Nordeste

Caso Codevasf: Empresa adota nova medida após investigação da PF

Cassio Moreira/Codevasf
Com o radar da PF ligado, a Codevasf ordenou a suspensão de contratos de outra empresa  |   Bnews - Divulgação Cassio Moreira/Codevasf

Publicado em 02/09/2023, às 09h50   Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Federal decretou uma investigação minuciosa contra a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Como resultado, a empresa mandou suspender os contratos da Construservice, empresa alvo de operação da Polícia Federal (PF), no Maranhão, de acordo com a coluna de Guilherme Amado, do Metrópoles.

Além disso, determinou também a abertura de uma auditoria das contratações com prefeituras do estado que estão em investigação pelos desvios, Vitorina Freire, Bacabal e São Luís. O detalhe é que a medida vem após a deflagração da Operação Benesse, realizada nesta sexta-feira (1°), pela Polícia Federal. 

A investigação indicou que existe uma organização criminosa estruturada para realizar fraudes licitatórias, além de desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro envolvendo verbas federais da Codevasf.

A princípio, a estatal possui convênios de prefeituras com a Construservice firmados de 2019 a 2021 para emplacar obras em 12 cidades do Maranhão, com valor próximo a R$ 15 milhões. De modo geral, apenas R$ 257 mil do montante foram pagos até o momento, por causa dos atrasos e falhas por parte da empresa.

Um dos alvos investigados é a prefeita de Vitorino Freire, Luanna Rezende, que é alvo da investigação da Polícia Federal (PF) e suspeita de envolvimento no esquema. Além dela, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (UB-MA), também está no mesmo ‘patamar’ da investigada

Vale lembrar que, desde o ano passado, por causa desses atrasos nas obras, a Construservice está impedida de constituir novos contratos com a Codevasf por cerca de dois anos. Por meio de nota, ainda conforme a publicação, a companhia garante que “mantém compromisso com a elucidação dos fatos e com a integridade de suas ações - e continuará a prover suporte integral ao trabalho das autoridades policiais e da Justiça”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp