BNews Nordeste

Ceará teve mais de 9 mil casos de acidentes envolvendo serpentes nos últimos dez anos

CBMCE/Reprodução
Acidentes com jararaca, coral-verdadeira e cascavel são os mais comuns no Estado  |   Bnews - Divulgação CBMCE/Reprodução

Publicado em 09/07/2022, às 16h18   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Nos últimos dez anos, o Ceará registrou, ao menos, 9.061 acidentes ocasionados por serpentes, conforme revela estudo realizado e divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Só em 2019, ano com maior número de casos registrados, a pasta contabilizou 1.333 acidentes.

O gênero Bothrops, conhecida como jararaca, é o que tem causado o maior número de acidentes no período analisado. Do total, 5.291 pessoas se acidentaram com esse tipo serpente. A Crotalus ou cascavel foi responsável por 723 acidentes. Já a Micrurus ou coral-verdaeira esteve envolvida em 215 acidentes. 

Também houve registros de acidentes envolvendo serpentes do gênero Lachesis, cobra conhecida como surucucu. A Sesa contabilizou 35 casos. As cidades que mais registraram notificações foram Pacoti (5 casos) e São Benedito (4 casos).

Em caso de picada do animal, a Secretaria recomenda que as pessoas não amarrem ou façam torniquete, nem mesmo apliquem nenhum tipo de substância no local da picada. Também não se deve cortar, perfurar ou queimar o local da picada. 

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp