BNews Nordeste

Cientistas do Ceará preparam clones de veado para evitar que espécie desapareça

Reprodução/Inovafauna
População do veado da espécie catingueiro tem diminuído no Nordeste, o que desperta temor de extinção  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Inovafauna

Publicado em 11/11/2023, às 13h33   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

Um projeto inovador da Universidade Estadual do Ceará (Uece) tem a intenção de clonar espécies do veado-catingueiro (Mazama gouazoubira) até o segundo semestre de 2024. 

Embora seja encontrado em todo o Brasil, na região Nordeste, a população do bicho tem diminuído, despertando o temor de que ele possa desaparecer na região, conforme apontam os pesquisadores.

Eles, atualmente, estão na fase de produção de embriões clones. Após a produção dos embriões, ocorre a fecundação, fase em que as fêmeas que servirão de barriga de aluguel recebem os embriões e dão início à gestação. A técnica de clonagem para preservação de espécies já foi utilizada em outras partes do mundo.

"Essa biotécnica da reprodução ajuda essas espécies que a gente já sabe que tem um número pequeno de indivíduos, e então os métodos tradicionais de reprodução não fariam um efeito imediato necessário", afirmou o professor Vicente Freitas, um dos pesquisadores, em entrevista ao site "g1 Ceará".

A expectiva é que os primeiros filhotes frutos da clonagem nasçam no segundo semestre de 2024.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp