BNews Nordeste

Em 40 anos, apenas quatro mulheres foram governadoras em estados do Nordeste

Divulgação
Nas quatro décadas, desde 1982, apenas quatro mulheres foram eleitas em oito mandatos  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 02/04/2022, às 06h00   João Brandão


FacebookTwitterWhatsApp

A cada 10 anos, uma mulher é eleita governadora no Nordeste. Esta é a realidade, conforme levantamento feito pelo BNews Nordeste, nos últimos 40 anos.

Segundo a pesquisa, nas quatro décadas, desde 1982, apenas quatro mulheres foram eleitas em oito mandatos. De 82 até 90, nenhuma havia sido eleita. Em 1994 o Maranhão começou a mudar essa história.

Veja também: “Não existe democracia com mulheres sub-representadas”, diz Aladilce

Roseana Sarney, filha de José Sarney, foi eleita em 1994 pelo PFL. Quatro depois conseguiu a reeleição. Em 2002 foi a vez do Rio Grande do Norte eleger uma mulher. Wilma de Faria (PSB) foi a chefe do Executivo estadual naquele ano. Em 2006 ela foi reeleita.

O quinto mandato de uma mulher no Nordeste veio novamente com Roseana Sarney, em 2009, quando precisou assumir o governo após cassação de Jackon Lago.

Em 2010 pela primeira vez duas mulheres foram eleitas. Roseana, pela quarta vez, assumiu o governo do Maranhã, e Rosalba Ciarlini (DEM), que foi eleita no Rio Grande do Nordeste.

Em 2014 nenhuma mulher foi eleita. Em 2018, Fátima Bezerra (PT) deu o nome e foi consegrada governadora do Rio Grande do Norte.

A realidade do Nordeste é a mesma do Brasil. Só 6 Estados brasileiros elegeram mulheres governadoras em toda a história da República. Foram, no total, oito mulheres eleitas em 11 disputas eleitorais.

Além do Rio Grande do Norte e do Maranhão, Pará, Rio de Janeiro, Roraima e Rio Grande do Sul também elegeram mulheres.

Apesar das iniciativas do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para aumentar a participação feminina na política, as mulheres ainda são minoria a ocupar cargos eletivos no país. A proporção em relação ao total de eleitos não chega a 20%, em cada uma das últimas 4 eleições.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp