BNews Nordeste

Indiano é resgatado de condição análoga à escravidão em navio em estado do Nordeste

Reprodução/WhatsApp
Ação aconteceu no dia 3 de fevereiro  |   Bnews - Divulgação Reprodução/WhatsApp

Publicado em 16/02/2023, às 10h07   Cadastrado por Bernardo Rego


FacebookTwitterWhatsApp

Um tripulante da Índia foi resgatado de condição análoga à escravidão em um navio atracado no Porto de Suape, no Grande Recife (PE). Os auditores-fiscais da Superintendência Regional do Trabalho disseram que o homem era submetido a trabalho forçado na embarcação de Malta.


De acordo com a Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo (DETRAE), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), foi o primeiro caso de estrangeiro dessa nacionalidade resgatado de uma situação semelhante.


A ação da equipe aconteceu no dia 3 de fevereiro, no navio Janine K. A informação foi repassada nesta quarta (15) pelo chefe da Divisão de Erradicação do Trabalho Escravo do Ministério do Trabalho, Maurício Krepsky. Em meio a fiscalização, os auditores também constataram que o tripulante indiano estava com a prorrogação do contrato de trabalho vencida.


De acordo com a Divisão de Erradicação do Trabalho Escravo do Ministério do Trabalho, relatos e troca de e-mails apontaram que o homem tinha informado várias vezes ao capitão da embarcação que desejava retornar ao país de origem.


“O tripulante, que não falava português, era mantido na embarcação mediante sucessivas promessas fraudulentas de troca da tripulação”, informou a Divisão de Erradicação do Trabalho Escavo.
Após a inspeção, a companhia marítima responsável pela contratação fez a repatriação do trabalhador e pagou as verbas trabalhistas devidas. As informações são do G1.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp