BNews Nordeste

Mais de 250 casarões antigos apresentam risco de desabamento em São Luís

Reprodução
Estes casarões que estão sendo monitorados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), se juntam a outros imóveis na mesma situação  |   Bnews - Divulgação Reprodução
Bruno Guena

por Bruno Guena

[email protected]

Publicado em 29/12/2022, às 10h03


FacebookTwitterWhatsApp

A Defesa Civil de São Luís (MA) fez um levantamento e identificou que mais de 250 casarões antigos apresentam risco de desabamento. De acordo com o analista técnico do órgão, o tenente Wellington Cardoso, muitos casarões localizados no Centro Histórico da capital possuem riscos, provocados pela fragilidade de suas estruturas.

Estes casarões que estão sendo monitorados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), se juntam a outros imóveis na mesma situação. No total, são mais de 160 em risco médio e leve de desabamento, segundo informações da Defesa Civil do estado.

Essa pesquisa é de 2021, a última feita pelo Corpo de Bombeiros, que inclui toda a área do Centro Histórico, ou seja, mais de 5 mil casarões. A preocupação aumenta com a chegada do período chuvoso. Visto que, muitos desses imóveis considerados de risco leve ou médio podem ter avançado para uma situação mais grave.

A maioria dos casarões são particulares, o que torna mais difícil o acesso das autoridades. Os cartórios não possuem o registro dos donos dos imóveis, segundo o superintendente do IPHAN no Maranhão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp