BNews Nordeste

Manchas de óleo são investigadas em praias nordestinas

Reprodução/CPRH
Foram encontrados fragmentos de óleo em praias das cidades pernambucanas: Recife, Olinda, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca  |   Bnews - Divulgação Reprodução/CPRH

Publicado em 27/08/2022, às 08h57   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Os fragmentos de óleos encontrados em praias de cinco municípios pernambucanos estão sendo investigados pela Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH). Uma reunião emergencial foi convocada pela agência, nessa sexta-feira (26), para avaliar os casos. Os primeiros resíduos de óleos foram encontrados em praias de Ipojuca, na Grande Recife.

De acordo com o G1, participaram da reunião representantes estaduais, além de integrantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Marinha do Brasil. "Até o momento, houve a confirmação, a partir de evidência e recolhimento de material, de que vestígios de óleo tenham chegado a faixas de areia de Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca e Recife", disse a CPRH, por meio de nota.

Existem relatos, ainda não confirmados, de que o óleo também chegou a Tamandaré, no Litoral Sul, ao longo do dia. A agência recomendou a adoção de medidas imediatas para os municípios litorâneos, por meio do envio de ofícios às prefeituras com faixa de praia.

"Fiquem alertas ao cenário durante o final de semana e, caso encontrem material semelhante ao óleo em suas praias, façam registros fotográficos e entrem em contato imediatamente com a CPRH. Pede-se, também, que os municípios façam o recolhimento e a destinação especializada deste tipo de resíduo para seus respectivos aterros sanitários”, explicou parte do texto do documento enviado às prefeituras.

Equipes da CPRH e do Ibama vão fazer monitoramentos nas praias do Recife, Olinda, Paulista, Jaboatão e Cabo, durante todo o fim de semana. "A Marinha do Brasil colocou à disposição quatro equipes, três no continente e uma no arquipélago de Fernando de Noronha, para que possam fazer o monitoramento e eventual recolhimento de vestígios de óleo no mar. O material encontrado será enviado para análise em um laboratório no Rio de Janeiro, que terá um prazo de 30 dias para entregar seu laudo", afirmou a CPRH.

"As pessoas que tiverem informações ou dúvidas sobre o aparecimento de vestígios de óleo nas praias podem entrar em contato com o número: (81) 99488-4453", afirmou a agência.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp