BNews Nordeste

Mercado de franquia em alta, revela pesquisa

Vagner Souza/BNews
A pesquisa mostra também que o Setor de Franquias foi o que mais cresceu na economia brasileira no pós pandemia  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 12/01/2023, às 13h41   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

O último levantamento feito pela ABF, Associação Brasileira de Franchising, mostra que o setor de Franquias no Brasil faturou R$ 56,256 bilhões, só nos primeiros nove meses de 2022. Os números são animadores: 


Um crescimento de 18,7% em relação ao mesmo período de 2021;


Alta de 28% em comparação com o terceiro trimestre de 2020;


Avanço de 19,2% quando comparado ao mesmo período de 2019, antes da pandemia.


A pesquisa mostra também que o Setor de Franquias foi o que mais cresceu na economia brasileira no pós pandemia, e o único que já recuperou índices de alta, acima do período anterior à pandemia.


Um mercado que se torna cada dia cada mais atrativo, não só pela expectativa de lucro do franqueado de um negócio que já foi testado e deu certo, como para os franqueadores que surgem com lançamento de novas marcas de negócios.


Na Bahia, o Rei Da Obra, empresa que  trabalha com locação e venda de máquinas, andaimes e acessórios para a construção civil, além de serviço de mão de obra, é um case de sucesso. Iniciou as operações em Salvador há oito anos e agora expande a marca para o Brasil, com foco no Norte/Nordeste, no formato de franquia. 
A ideia surgiu com o objetivo de suprir a carência que existia no mercado de construção civil, na prestação de serviços de locação que agregasse logística, facilidade e sobretudo qualidade à pequenas e medias obras.


O empresário Delson Júnior, CEO do Rei da Obra, enfatiza as vantagens de investir em uma franquia, como um bom
negócio. “O principal é que o empreendedor adquire uma marca que já é consagrada no mercado. Mesmo nos primeiros meses quando tudo é mais complicado e muitas empresas fecham as portas, o franqueado já conta com o suporte e o renome do franqueador. No nosso caso, pelo Rei da Obra, em razão da nossa experiência ramo da construção civil, o apoio a quem está contratando uma franquia com a gente, é um grande diferencial de vantagem competitiva. Nós tivemos tempo de errar e corrigir para que o nosso parceiro já monte o negócio sem riscos. É a garantia de um investimento bem feito”, pontua Delson. 


A expectativa do Rei da Obra é passar do faturamento anual de 4,5 milhões de reais em 2022 para um faturamento de R$ 50 milhões de reais em 2024. “Estamos confiantes no sucesso da franquia. Antes tínhamos um mercado dominado por players do Sul e do Sudeste e agora uma marca baiana chegará ao Brasil, começando pelas regiões Norte e Nordeste, com uma proposta de negócio rentável e próspero para seus franqueados”, conclui Delson.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp