BNews Nordeste

Ministro Marcelo Queiroga recebe título de cidadão sem aprovação de vereadores; entenda

Câmara de Aracaju
Ministro Marcelo Queiroga recebeu o título de cidadão aracajuano durante sua passagem por Sergipe  |   Bnews - Divulgação Câmara de Aracaju

Publicado em 04/11/2022, às 12h50 - Atualizado às 12h50   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Ministro da Saúde no governo Jair Bolsonaro (PL), o cardiologista Marcelo Queiroga recebeu o título de cidadão aracajuano, nesta quinta-feira (3), em Sergipe. Apesar do recebimento da homenagem, o projeto de lei, de autoria do vereador Pastor Diego (PP), não foi votado, nem aprovado pela Casa Legislativa.

A homenagem só poderia ser entregue após rito regimental da Casa: leitura no expediente, pedido de urgência de votação do projeto, entrar na pauta, votar o pedido de urgência, e depois votar o projeto. De acordo com a vereadora Linda Brasil (Psol), o requerimento para entrega do título foi lido no expediente da sessão presidida pela parlamentar, mas nunca foi votado e aprovado.

“Inacreditável! Depois de omitir mortes na covid, fazer a OMS de palanque e ser vaiado em Aracaju, o ministro bolsonarista Marcelo Queiroga recebeu um título de cidadania que não foi votado na Câmara de Aracaju, numa ação antidemocrática e antirregimental. O requerimento para entrega do título foi lido no expediente de ontem, mas não houve qualquer votação, inclusive eu mesma presidi quase toda a sessão”, denunciou a deputada estadual eleita no domingo (30).

O vereador pastor Eduardo Lima (Republicanos), o deputado estadual Rodrigo Valadares (União) e o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), também participaram do ato solene.

A mesma honraria também foi recebida pelo secretário nacional de Atenção Primária à Saúde, Raphael Câmara, também no Plenário da Casa. Segundo o autor da proposta, a homenagem concedida aos gestores se dá “pelos importantes serviços prestados à população brasileira na área de saúde, principalmente, durante a pandemia do coronavírus”.

"O título é um reconhecimento do parlamento municipal e todo o investimento do Governo Federal em nossa cidade, a exemplo da maternidade no 17 de março e o Hospital de Cirurgia. A capital aracajuana tem sido beneficiada por todo o trabalho dos dois gestores e principalmente a nossa população", disse Pastor Diego.

Na ocasião, o ministro comentou a emoção de receber a mais alta honraria da Câmara Municipal de Aracaju. "Sou natural de João Pessoa, que é uma cidade irmã de Aracaju e que é muito parecida com a capital de Sergipe em vários aspectos. Fico muito feliz e vou levar esse reconhecimento pela minha trajetória. A missão do médico é curar ou aliviar, quando não consegue nenhuma das duas opções, é confortar. No enfrentamento à covid 19, muitos profissionais da saúde perderam sua vida e hoje guardamos em nossos corações", disse Marcelo Queiroga.

Em sua tour pela capital sergipana, o ministro causou polêmica na abertura do 8º Congresso Norte/Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, que reuniu secretários de Saúde de todo o país, no Centro de Convenções. Na ocasião, o ministro foi vaiado, xingou e saiu escoltado por seguranças.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp