BNews Nordeste

Ministros anunciam ajuda a municípios de Alagoas afetados pelas chuvas

Reprodução/Instagram/ @Ceci.atalaia
Recursos ainda não foram definidos, mas orientação é prestar apoio todos os municípios  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram/ @Ceci.atalaia

Publicado em 11/07/2023, às 13h30   Agência Brasil


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Goés, afirmou nesta terça-feira (11), em Maceió, que prestará apoio aos municípios afetados pelas chuvas em Alagoas se dará através de uma vertente emergencial e em outra mais estruturante, pautada na mitigação, resiliência e adaptabilidade para esse tipo de evento climático, com base nos planos de ações humanitárias elaborados pelas municipalidades.


Segundo o ministro, ainda não há um valor de recursos fechado para envio ao estado, mas a orientação do presidente Lula é prestar todo apoio necessário. “Mesmo que saia uma medida provisória, pode ser que não seja suficiente, mas pode sobrar porque isso está vinculado aos planos de trabalho. Tanto que o presidente Lula recomenda que o apoio que for necessário para amenizar o sofrimento das pessoas será garantido, como tem sido feito desde 1º de janeiro em todos os estados”, ressaltou Goés.


De acordo com Goés, a segunda parte da ajuda, de reconstrução da infraestrutura afetada, de moradias e outras obras, deve ser incluídas no plano de investimento em infraestrutura, anunciado pelo governo federal em abril LINK 1.


“Vamos trabalhar em duas frentes, à frente da resposta em respeito a ajuda humanitária, desobstrução, limpeza e também a da reconstrução quando há perda de patrimônio, de estradas, casas, então tem todo um planejamento. A Defesa Civil nacional não ficará esperando nas quatro paredes o que os municípios e o estado vão fazer”, disse. "Quanto for necessário, vai ser colocado à disposição de acordo com os planos de ajuda humanitária. No final é que a gente vai saber quanto foi necessário e o quanto será liberado pelo governo federal para estados e municípios”, acrescentou.


O ministro dos Transportes, Renan Filho, salientou a necessidade de obras estruturantes para minimizar os impactos das enchentes. Renan informou que a pasta já liberou quase todas as rodovias federais que tiveram seu tráfego interrompido, e que cortam os municípios de São Miguel dos Campos (BR-101), Belém (BR-316) e São Miguel dos Campos (BR-101).


“Todas as áreas interrompidas foram liberadas. No município de Joaquim Gomes, de Belém e na descida de São Miguel dos Campos, que vai ser liberada 100% hoje à tarde, ficando apenas aquela interrupção que não foi decorrente dessa chuva, mas de uma catástrofe muito mais grave e que será resolvida no segundo semestre”, afirmou.


Alagoas está com 32 cidades em situação de emergência. Na segunda-feira (10), o governo do estado publicou um decreto incluindo Maceió. Com a situação de emergência, os municípios podem receber recursos federais com mais facilidade para utilizar na resposta emergencial. Até o momento, a Defesa Civil do estado registra 25.312 pessoas afetadas pelas chuvas. Aproximadamente 3.560 residências foram destruídas e o abastecimento de água foi afetado em diversos municípios.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp