BNews Nordeste

MPF e PF investigam ex-gestor do Conselho de Fisioterapia por suposta fakenews na Bahia

Reprodução / Crefito-7
Série de informações falsas teria sido criada por Gustavo Vieira, ex-presidente do quadriênio 2018-2022  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Crefito-7

Publicado em 22/08/2022, às 12h21 - Atualizado às 12h40   Redação BNews



O Ministério Público Federal (MPF) investiga o suposto uso da máquina pública na divulgação de fake news por um ex-gestor do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 7ª Região - Bahia (Crefito-7).

Segundo acórdão publicado no último dia 12, no Diário Oficial da União (DOU), Gustavo Vieira, ex-presidente do Crefito-7 no quadriênio 2018-2022, atualizava um perfil no Instagram, @fisioterapeutadestemido, no qual atacava adversários e disseminava ódio nas redes sociais.
Após sindicância no Conselho, foi possível verificar que o número do telefone, linha institucional do Conselho Regional, era usado pelo ex-presidente.

Além disso, a Polícia Federal (PF) também identificou que o registro de IP indica que a página do Instagram era acessada da sede do Crefito-7, na Bahia.

“Que a referida página se destina na maioria das postagens a promover inserção de matérias destinadas a desenvolver, de forma anônima e no interesse privado do ex-presidente do CREFITO-7, a promoção de campanhas eleitorais dos Conselhos Regionais e Federal, incluindo críticas e disseminação de notícias falsas ou destinadas a ofender outros profissionais, injuriando-os por meio de postagens negativas, utilizando-se do anonimato para que não haja a devida responsabilização”, diz trecho da publicação feita diário.

Agora, será encaminhada uma representação ao Ministério Público Federal e à PF para que seja apurada suposto uso do patrimônio público para finalidade privada. O acórdão é assinado pelo presidente do Conselho, Roberto Mattar Cepeda, e também pelo diretor secretário em exercício, Abdiel Pereira Dias.

Em nota enviada ao BNews, a antiga gestão afirmou que várias denúncias estão sendo feitas junto ao Ministério Público e Polícia Federal contra a última gestão (2018-2022) do Conselho e que estas denúncias têm sido arquivadas após os esclarecimentos, pelos órgãos competentes.

“Estas denúncias têm sido utilizadas de forma deturpada, puramente como estratégia de ataque político, na tentativa de caluniar e difamar os candidatos da Chapa 2 que fizeram parte da gestão 2018/2022, com alegações inverídicas, algo grave que tem preocupado a categoria. Seis denúncias ao Ministério Público já foram arquivadas e, com certeza, as outras seguirão o mesmo caminho.

“Em respeito aos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, assim como toda a sociedade baiana, é importante reafirmar o nosso compromisso com a verdade, com transparência e respeito ao debate político limpo, isonômico e independente. Durante os quatro anos de mandato reunimos profissionais experientes e construímos alianças que só fortaleceram o CREFITO-7 com resultados e conquistas importantes para a categoria”, afirma Gustavo Vieira, ex-presidente do COFFITO-7.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp