BNews Nordeste

Nova testemunha pode direcionar desfecho da CPI da Braskem

Divulgação/UFAL
Bairros de cidade nordestina foram impactados com danos ambientes originado pela Braskem  |   Bnews - Divulgação Divulgação/UFAL

Publicado em 16/03/2024, às 08h26   Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

O próximo depoimento sobre a CPI da Braskem pode direcionar o desfecho da investigação. O ex-secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia será ouvido na próxima terça-feira (19). O cargo dele responde pela fiscalização e monitoramento da extração de sal-gema na mina da empresa petroquímica no estado de Alagoas.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Na ocasião, o homem falará como testemunha, conforme indica o requerimento apresentado pelo relator da CPI, senador Rogério Carvalho (PT-SE). Instalada em dezembro de 2023, a comissão parlamentar de inquérito tem o propósito de investigar os danos ambientais gerados pela Braskem em diversos bairros da capital Maceió.

Ainda no mesmo dia, seis requerimentos deverão ser votados na CPI. Um deles cobra informações sobre os empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – (BNDES) à Braskem. Já o ex-presidente da empresa petroquímica , José Carlos Grubisch, também estará no grupo de pessoas a depor.

Histórico

Desde os anos 1970, a extração do sal-gema, elemento usado em produções de soda cáustica e PVC, ocorre perto da Lagoa Mundaú, na capital alagoana. Após mais de 30 anos, a atividade deixou de ser feita por empresas, como por exemplo, a internacional DuPont, para ser comandada pela Braskem. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp