BNews Nordeste

Operação Hígia: TRF absorve absolve filho de ex-governadora

Reprodução/Google Street Views
Ambos haviam sido condenados na Operação Hígia, de 2008, que investiga esquema de desvio de verbas na área da saúde  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Google Street Views

Publicado em 07/07/2022, às 09h42   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O filho da ex-governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria, foi absolvido pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife. Lauro Maia e o ex-auxiliar do governo do RN, João Henrique Lins Bahia, estava sendo acusado pelos crimes de corrupção passiva e formação de quadrilha. Além disso o TRF também reduziu as penas pelo crime de tráfico de influência.

Lauro e João eram investigados na Operação Hígia, de 2008, que visava combater um suposto esquema de desvio de verbas públicas para firmar e prorrogar contratos na área de limpeza hospitalar e locação de mão-de-obra.

Lauro Maia havia sido condenado a 16 anos de prisão e João Henrique a 12. As penas pelo crime de tràfico de influência foram reduzidas para pouco mais de dois anos para ambos os réus, convertidas em serviços comunitários.

Em nota, a defesa de João Henrique Lins Bahia disse à Inter TV Cabugi que entende que o efeito prático da prescrição atende aos interesses pessoais momentâneos de João Henrique e, uma vez declarada a extinção da pena, ele ficará livre do "martírio processual", podendo "tocar a sua vida normalmente".

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp