BNews Nordeste

Operação Primus prende prefeito, ex-prefeito e empresário no Piauí

Divulgação/MP-PI
Eles são suspeitos de desvio de verba pública através de fraude de licitações. Valor já chega a R$ 1,8 milhão  |   Bnews - Divulgação Divulgação/MP-PI

Publicado em 16/07/2022, às 12h33   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito da cidade de Baixa Grande do Ribeiro, José Luís Souza (PSB), o ex-prefeito, Ozires Castros Silva (PSB) e um empresário da região, André Ake Boson Castro, foram presos durante a Operação Primus, no Piauí. A Polícia Civil do Estado divulgou as informações neste sábado (16).

De acordo com o g1, os três estavam foragidos segundo o Ministério público do Piauí e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). As prisões ocorreram na última quarta-feira (13) e os suspeitos foram encaminhados para o12º distrito policial, na Zona Leste de Teresina.

Os três são investigados por desvio de verba pública da cidade de Baixa Grande do Ribeiro desde 2013 quando Ozires Silva assumiu o cargo de prefeito da cidade, onde ficou por dois mandatos consecutivos. Em seguida, com a eleição do atual gestor, José Luís, do mesmo partido, o esquema continuou. No total, cerca de R$1,8 milhão teria sido desviado através de fraudes nas licitações.

Segundo a polícia eles o esquema operava através de empresas de fachada contratadas pelo gestor municipal, com valores elevados para execução de obras públicas. Apesar de não realizadas, o pagamento do contrato era feito para as contas bancárias dos empresários, políticos e familiares.

Os homens presos estão sendo acusados de: crimes de desvios de recursos públicos, organização criminosa, lavagem de dinheiro, fraude à licitação, peculato, corrupção ativa e corrupção passiva. Os advogados de defesa deles foram procurados para esclarecer a situação, mas sem retorno.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp