BNews Nordeste

Pacientes reclamam falta de medicamento para tratamento de câncer no Maranhão

Reprodução / Google
Segundo INCA, a estimativa para 2023 é de mais de 1060 novos casos de cÂncer de mama apenas no Maranhão  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Google

Publicado em 26/11/2022, às 21h33   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os pacientes que estão em tratamento de câncer no Maranhão estão reclamando da falta de medicamentos. O governo maranhense não disse o motivo.

A administradora, Catarina Melo, é uma das prejudicadas. Ela contou a TV Mirante a dificuldade que vem encontrando no tratamento de câncer de mama da sua mãe. De acordo com ela, um dos medicamentos está em falta no Hospital do Câncer, em São Luís.

"Ela [mãe] precisa tomar esse medicamento a cada 21 dias e são dois bloqueadores contra o câncer que ela toma na quimioterapia, que é o Herceptin e o Perjeta. O Perjeta está em falta no Estado há mais de seis meses. O câncer não espera. Não tem como esperar", conta Catarina.

Por causa da interrupção do tratamento em três meses, a doença avançou. A família de Catarina acionou a Justiça para garantir a quimioterapia na rede pública, mas não houve resultado.

Segundo o Instituo Nacional de Câncer (INCA), a estimativa para 2023 é de mais de 1060 novos casos de câncer de mama apenas no Maranhão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp