BNews Nordeste

PF faz operação em endereços de hackers que invadiram contas de prefeitura

Divulgação/PF
Quadrilha da hackers furtou, de forma remota, aproximadamente R$ 50 mil das contas bancárias  |   Bnews - Divulgação Divulgação/PF

Publicado em 10/10/2023, às 10h36 - Atualizado às 10h37   Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

Hackers atacaram a conta de uma prefeitura e, por isso, viraram alvo de uma operação da Polícia Federal. O grupo criminoso é suspeito de furtar aproximadamente R$ 50 mil da gestão de Boa Vista, no Agreste do estado da Paraíba, na manhã desta terça-feira (10). Ao todo, quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela 4ª Vara Federal de Campina Grande foram cumpridos em endereços conectados aos suspeitos na cidade de São Paulo.

Os componentes do grupo atuavam remotamente e subtraíram os valores das contas da prefeitura em dezembro do ano passado, de acordo com informações da PF. À época, o gestor de Boa Vista, André Gomes, alegou que os ataques tiveram direcionamento ao Fundo Municipal de Saúde e à Educação.

No geral, foram realizadas várias transferências para contas de pessoa física. Dentro dos comprovantes das transações constam nome e CPF das pessoas que receberam o dinheiro. 

Em resumo, duas transferências foram revertidas e o dinheiro voltou aos cofres públicos. Todavia, as demais transações não foram entregues pelo banco. Até então, o prefeito André Gomes entende que a quantia já havia saído das contas.

Com a ligação da quebra de sigilo bancário autorizada pela Justiça, a corporação chegou aos beneficiários dos valores desviados, que tentaram disseminar o dinheiro em contas de terceiros. 

Além disso, ainda conforme a polícia, nenhuma pessoa foi presa, porém os investigados devem responder por crime de furto eletrônico mediante fraude; associação criminosa; e lavagem de dinheiro. Por fim, as penas associadas podem chegar a 21 anos de prisão.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp