BNews Nordeste

Políticos e filha de ex-prefeito são presos após desvios de recursos públicos

Divulgação/Ministério Público do MA
Operação do Ministério Público e da Polícia Civil capturaram pelo menos três políticos  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Ministério Público do MA

Publicado em 14/12/2023, às 10h28   Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

Três ex-prefeitos das cidades de Cantanhede, Matões do Norte e Pirapemas, no estado do Maranhão, foram presos, nesta quarta-feira (13), durante uma operação do Ministério Público do Maranhão (MP-MA) em conjunto com a Polícia Civil. Eles foram detidos durante uma investigação que apura o desvio de dinheiro público. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Os nomes dos investigados detidos são: Marco Antônio Rodrigues de Sousa (ex-prefeito de Cantanhede); Domingos Costa (ex-prefeito de Matões do Norte); Eliseu Moura (ex-prefeito de Pirapemas); Melissa Moura (filha do ex-prefeito de Pirapemas); e Gessivaldo Mendes (vereador de Matões do Norte).

Nesse momento, as investigações indicam desvios de dinheiro público na locação de veículos utilizados por secretarias em Cantanhede, em um arrendamento de um posto de combustível em Matões do Norte. Obras de construção de uma ponte sob um rio em Pirapemas também estão envolvidos.

Prejuízo

A estimativa é que os desvios tenham causado prejuízos superiores a R$ 100 milhões aos cofres públicos. Quem está foragido, por outro lado, é o empresário Tiago Robson de Carvalho Lima, envolvido em desvios de dinheiro em Cantanhede. Chamada de “Maat” (deusa egípcia da Justiça), a operação teve origem em três investigações sobre corrupção e desvios de dinheiro. 

Os envolvidos foram denunciados associação criminosa, corrupção passiva e ativa, falsificação material e ideológica de documentos públicos e particulares, uso de documentos falsos, peculato, lavagem de capitais e fraudes em licitações. 

Um dos alvos,  o ex-prefeito Marco Antônio Rodrigues, contratava motoristas e veículos por um preço inferior ao do mercado. O contrato com a empresa fraudulenta teve duração de um ano e provocou um prejuízo de R$ 1 milhão aos cofres públicos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp