BNews Nordeste

Produção de camarão apresenta redução na adesão de municípios do RN, diz IBGE

Reprodução/Site do Governo Federal
As cidades que caíram posições no ranking de produção de camarão são as principais produtoras do estado  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Site do Governo Federal

Publicado em 27/09/2022, às 08h39   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Entre 2020 e 2021, os municípios do Rio Grande do Norte que mais produzem camarão sofreram perdas de posições no ranking nacional. Os dados são da Pesquisa de Pecuária Municipal (PPM), divulgada nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As cidades potiguares que caíram casas na lista foram: Pendências, Canguaretama, Arez, Senador Georgino Avelino, Mossoró e Nísia Floresta.

Por consequência, municípios cearenses superaram essas localidades. Juntos, os dois estados atingem cerca de 70% da produção nacional desse fruto do mar. Responsável por liderar o ranking brasileiro tanto em 2018 quanto em 2019, Pendências marcou queda pelo segundo ano consecutivo, passando a ser o 3° maior produtor nacional de camarão em 2021.

O estado, de modo geral, apresentou uma diminuição de 800 toneladas na produção. A pesquisa também ressalta que, apesar da produção potiguar ter sido cerca de 12 mil toneladas inferior à cearense em 2021, o valor da produção alcançou cerca de R$ 600 milhões no geral e também supera o do estado vizinho em aproximadamente R$ 30 milhões.

Como resultado, o Rio Grande do Norte continua como segundo produtor nacional do crustáceo, com 21 mil toneladas de camarão para consumo e pouco menos de 8 bilhões de larvas e pós-larvas para reprodução. O estudo do IBGE destaca que, esses números, indicam que o setor está recuperado da crise do vírus da mancha branca, consolidada no estado em 2014. 

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp