BNews Nordeste

Quadrilha é flagrada durante transporte ilegal de mais de 30 aves silvestres

Semace/Divulgação
Cerca de cinco pessoas foram autuadas por posse ilegal das aves  |   Bnews - Divulgação Semace/Divulgação
Cadastrado por Pedro Moraes

por Cadastrado por Pedro Moraes

[email protected]

Publicado em 21/04/2023, às 10h02


FacebookTwitterWhatsApp

Uma quadrilha com pelo menos cinco pessoas foi presa em ações de fiscalização nas cidades de Pentecoste e Baturité, localizadas no estado do Ceará. Com elas, cerca de trinta e cinco aves silvestres foram apreendidos. A captura ocorreu durante as operações da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) nas últimas quarta e quinta-feira (19 e 20).

Os animais mantidos em cativeiro irregular foram capturados após as denúncias recebidas pela diretoria de fiscalização do órgão. Todos os suspeitos foram autuados pela posse ilegal das aves. 

Além disso, objetos como 8 papa-capins, 4 golinhas, 1 abre-e-fecha, 5 galos-de-campina, 4 bigodeiros, 2 corrupiões, 1 cigarra, 1 sabiá-laranjeira, 1 guriatã, 4 vem-vem, 1 xexéu, 1 primavera, 1 boé e 1 periquito-do-sertão foram apreendidos com os infratores.

Posteriormente, as aves foram levadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama em Fortaleza, e ao Instituto Pró-Silvestre. Nesse sentido, a projeção é de que elas sejam liberadas à natureza quando estiverem aptas.

A posse de animais silvestres em cativeiro, sem a devida autorização do órgão ambiental competente, é considerada crime ambiental passível de detenção de seis meses a um ano, de acordo com a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) 

De modo geral, os valores de multas podem variar de R$ 500 a R$ 5 mil. Vale mencionar que todas as denúncias podem ser realizadas ao Disque Natureza, por meio do telefone 0800 275 2233, ou também pelo portal da Semace. Caso alguém tenha posse de animais silvestres adquiridos de forma irregular, a pessoa pode entregá-lo voluntariamente ao Centro de Triagem de Animais Silvestres, sem a aplicação de multa.

Dessa forma, é necessário entrar em contato com a Semace, através do e-mail [email protected], ou diretamente com o CETAS pelo telefone (85) 3474-0001, para obter as devidas orientações.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp