BNews Nordeste

Qualidade da água que chega nas torneiras do Vale Pindaré é questionada por indígenas

Reprodução/TV Mirante
Segundo liderança indígena a água suja chega as casa e está adoecendo moradores  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV Mirante

Publicado em 13/09/2022, às 14h01   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A qualidade da água que chega nas torneiras do Vale Pindaré, localizado no município de Bom Jardim (MA), é questionada por indígenas da aldeia Tabocal. Segundo as lideranças da comunidade Guajajara, a água suja que chega as casas está adoecendo os moradores.

Em entrevista à TV Mirante, os índigenas contam que a água sai barrenta das torneiras e não dá nem para ser filtrada. Mesmo assim a comunidade às vezes é obrigada a usar essa água.

“O que a gente está fazendo é deixando o poço desligado, a bomba, passando umas horas para vê se ela limpa um pouquinho para gente poder consumir de novo, mas é bem ruim essa situação porque a gente tem criança, a gente tem idosos e tem a gente mesmo. Porque quando a gente bebe essa água o estômago da gente fica doendo e têm crianças com diarreia, tem pessoas com problemas estomacal que não pode tomar essa água e a gente não tem transporte também para carregar de outra aldeia para cá”, desabafou Lucielene Guajajara que é uma das lideranças. 

O problema foi denunciado há duas semanas, mas até o momento, os indígenas afirmam que nenhuma solução foi tomada para resolver a situação. Sobre a situação da água na aldeia indígena Tabocal, o Distrito Sanitário Especial Indígena disse que desde que tomou conhecimento do problema procurou diversas empresas especializadas no serviço de limpeza de poço, mas as duas empresas que se disponibilizaram não conseguiram ir até a aldeia.

O Disei informou também que solicitou apoio à Prefeitura de Bom Jardim com abastecimento por meio de caminhão-pipa, mas nenhuma resposta foi dada.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp