BNews Nordeste

Safadão é inocentado de acusação de plágio em música; compositor se revolta

Reprodução / Instagram
Compositor exigia cerca de R$4 milhões de indenização  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Instagram
Pietro Baddini

por Pietro Baddini

[email protected]

Publicado em 03/05/2023, às 14h58


FacebookTwitterWhatsApp

A canção "A Vaqueirinha Maltrata" do compositor Jonas Alves da Silva foi alvo de uma grande disputa judicial. O forrozeiro exigia cerca de R$4 milhões de indenização do cantor Wesley Safadão, por danos morais e materiais por plágio e adulteração da música. 


A decisão favorável a Safadão saiu na terça (2). Ele foi considerado inocente no processo. Mesmo com a alegação do compositor de que teria criado a obra musical e registrado no ECAD.


A defesa de Wesley Safadão negou veementemente o plágio. O escritório afirmou que o cantor não alterou a letra da canção e justificou a reprodução como uma homenagem a Mano Walter, que tinha a autorização para uso da composição e execução.


O artista afirma ainda que não obteve renumeração com a plataforma on-line. "Não houve plágio, e sim desautorização da obra musical, sem qualquer comprovação de proveito econômico por parte do cantor", afirmou o desembargador Durval Filho, relator do processo, ao portal G1.


“O pleito autoral torna-se improcedente pela ausência de aferição dos prejuízos alegados como forma de demonstrar a plausibilidade do direito buscado, tendo a parte autora [compositor], ora apelante, falhado no atendimento ao ônus que lhe incumbia, não apresentado a prova fundamental para embasar a procedência de seus pleitos”, concluiu o relator. 

O compositor tentou apelar da decisão, mas não obteve sucesso. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp