BNews Nordeste

Tanque de combustível de usina explode em Alagoas; veja vídeo

Divulgação/CBMAL
A explosão do tanque de combustível da usina, que aconteceu na última quarta-feira (28), deixou dois funcionários feridos  |   Bnews - Divulgação Divulgação/CBMAL

Publicado em 29/09/2022, às 09h21 - Atualizado às 09h22   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um tanque de combustível da Usina Caetés, localizada em São Miguel dos Campos, interior de Alagoas, explodiu como mostra imagens registradas por uma câmera de segurança. O acidente aconteceu na última quarta-feira (28), por volta das 7h49, e duas pessoas que trabalhavam no local ficaram feridas. 

Por meio do vídeo, é possível identificar um segurança em uma guarita em frente ao tanque de combustível. Além disso, também é possível notar que a parte superior do tanque entra em processo de erupção e cai no chão. Nesse momento, o fogo é formado, bem como uma enorme fumaça preta proveniente do tanque.

Enquanto observa, no primeiro momento, a explosão, o funcionário nota a dimensão do acidente e corre do local. Em seguida, ele volta, entra na guarita, retira uma bolsa e deixa novamente a região. Por causa da explosão, dois funcionários ficaram feridos com queimaduras de 1º e 2º graus. 

Um foi socorrido no posto médico da usina, enquanto o outro precisou ser encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, onde foi medicado e liberado. No local, cerca de cinco viaturas do Corpo de Bombeiros com 16 militares estavam presentes. As chamas só foram controladas com mais de 5 horas de trabalho. 

Com o objetivo de evitar que os outros tanques fossem atingidos, os militares iniciaram a etapa de resfriamento, após as chamas diminuírem. Além disso, um forte tremor pode ser sentido a cerca de 10 km de distância da usina por moradores da região. Após a explosão, toda a área da usina foi evacuada, conforme informou a direção do local ao g1. 

Acima de tudo, os tanques são responsáveis pelo armazenamento de etanol, e o que explodiu comportava 5% da sua capacidade. O auditor-fiscal do MPT, César Marques, explicou que, após o início das investigações das causas da explosão, existem três possíveis linhas sobre a motivação da explosão. São elas: falha humana, questões técnicas do equipamento e questões de natureza, como por exemplo um raio.

"Há possibilidade de ser interditado. A gente vai investigar mais profundamente. Se for interditado, vai ser então com os auditores, com a equipe que vai ao local", afirmou César ao g1.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp