BNews Nordeste

Terceira decisão judicial determina retorno de ônibus em Teresina

Reprodução/G1 Piauí
População é afetada por greve dos trabalhadores do transporte, que chegou ao 16º dia  |   Bnews - Divulgação Reprodução/G1 Piauí

Publicado em 05/04/2022, às 17h26   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

No 16º dia de greve dos motoristas e cobradores de ônibus de Teresina, passou a valer uma terceira decisão judicial. Com autoria do Ministério Público do Piauí, a ação resultou na determinação de uma multa de R$ 10 mil para os quatro consórcios de empresas de ônibus, a empresa Transcol, a Prefeitura de Teresina e a Superintendência de Transito Municipal.

De novo, nenhum ônibus saiu das garagens das empresas de ônibus da capital piauiense. A determinação foi semelhante a duas decisões anteriores, que haviam determinado 80% da frota circulando nos horários de pico e 20% no entrepico.

Leia também:

Vice-prefeito de Teresina ironiza crise no transporte: "Não sou usuário de ônibus"; veja vídeo

Governo de Pernambuco anuncia concurso público; saiba mais detalhes

Segundo o portal G1 Piauí, as empresas já haviam informado que aguardam pagamento de subsídio, por parte da Prefeitura de Teresina, para pagar os trabalhadores. Por sua vez, o município afirma que tem feito o repasse, mas as empresas dizem que os valores se referem à gestão anterior e não aos custos atuais.

A categoria diz que os salários dos trabalhadores estão congelados desde 2019, e em 2020 os trabalhadores ficaram sem ticket alimentação e plano de saúde. Além disso, afirma que os salários, reduzidos durante o pico da pandemia em razão da menor carga horária de trabalho, ainda não voltaram a ser pagos integralmente depois do retorno normal.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp