BNews Nordeste

TRE toma decisão drástica contra bolsonarista que falou em ganhar eleição ‘na bala’

Instagram/Reprodução
O TRE determinou que o vídeo seja apagado das redes sociais do Delegado Cavalcante, e que ele não republique o material.  |   Bnews - Divulgação Instagram/Reprodução

Publicado em 12/09/2022, às 09h08 - Atualizado às 09h08   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará decidiu que o candidato a deputado federal, Delegado Cavalcante (PL), pode ser punido com multa diária de R$ 10 mil se publicar novamente o vídeo, no qual ele garante ganhar eleição ‘na bala’, caso o resultado do pleito presidencial não ocorra como ele espera.

A determinação é do Juizado Auxiliar da Propaganda Eleitoral, assinada pelo juiz Edilberto Oliveira, que determinou a retirada de vídeos das mídias sociais do candidato Francisco de Assis Cavalcante Nogueira e aumentou o valor da multa, que anteriormente era de R$ 2 mil.

O vídeo do candidato foi gravado no último dia 07, durante manifestação na Praça Portugal, em Fortaleza. O parlamentar, que concorre à Câmara dos Deputados, discursava do alto de um carro de som. Nas imagens é possível ver que o público presente reagiu à declaração com gritos e palmas em apoio.

No mesmo discurso, o parlamentar disse que Jair Bolsonaro é o “mais querido” e chamou a oposição de “corja”. “Nós não temos medo, nós somos a resistência. Não temos medo dessa corja, esses pilantras que acabaram com o Brasil. Não vamos deixar que nosso presidente perca a eleição”, afirmou.

De acordo com o G1, a decisão do juiz Edilberto Oliveira considera que "o teor das declarações do Representado extrapolou os limites do debate eleitoral, na medida em que criou no imaginário do eleitorado a possibilidade - ilegítima - de eventual recurso à violência em caso de resultado diverso de sua pretensão".

Após, houve representação contra ele interposta pela candidata a deputada federal Adelita Monteiro, do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp