BNews Nordeste

A um passo do Carnaval, Pernambuco desativa câmeras de segurança e exonera chefes da polícia

Diego Nigro / PCR / Divulgação
As exonerações dos chefes da Polícia Civil e Militar foram comunicadas na última segunda-feira (22)  |   Bnews - Divulgação Diego Nigro / PCR / Divulgação

Publicado em 24/01/2024, às 10h33   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O governo de Pernambuco informou a desativação de 358 equipamentos de videomonitoramento de segurança pública nas cidades de Recife e Olinda, locais onde ocorrem as maiores festas de Carnaval no estado, além de Caruaru e Petrolina.

A administração estadual justificou que o desligamento das câmeras foi uma resposta a uma auditoria especial do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que em fevereiro de 2023 determinou a realização de uma nova licitação.

A decisão de desativar os equipamentos recebeu críticas de especialistas em segurança, que consideram essenciais esses dispositivos para a prevenção de crises em eventos de grande porte.

A governadora Raquel Lyra (PSDB) também exonerou na última segunda-feira (22) chefes da Polícia Civil e Militar, após confrontos entre torcedores do Náutico e do Santa Cruz terminarem com três pessoas baleadas, entre elas um policial militar. As exonerações foram justificadas por ela como uma forma de “fazer de Pernambuco um estado mais seguro”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp