BNews Nordeste

Varíola dos macacos: RN vai realizar diagnóstico no próprio estado

Miva Filho/Governo de Pernambuco
O estado do Rio Grande do Norte, antes, precisava enviar amostras da varíola dos macacos para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro  |   Bnews - Divulgação Miva Filho/Governo de Pernambuco

Publicado em 01/11/2022, às 08h12   Cadastrado por Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

Desde ontem, o estado do Rio Grande do Norte passou a realizar o diagnóstico e a vigilância laboratorial da varíola dos macacos dentro do próprio estado. Se agora o procedimento acontecerá no Laboratório Central Dr. Almino Fernandes, antes as amostras eram encaminhadas para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. 

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), mediante o diagnóstico sendo realizado no próprio estado, relata que os resultados vão ser liberados com mais agilidade em, no máximo, sete dias após o recebimento do material biológico. Ainda conforme a publicação, as unidades de saúde podem enviar as amostras coletadas até às 17h ao Laboratório Central, de acordo com o diretor administrativo do Lacen/RN.

As análises vão permitir, segundo a Sesap, identificar a sua origem, caso seja da linhagem da África Ocidental ou de outro local, além de identificar a varíola dos macacos. No mais, esse diagnóstico vai tornar possível a identificação de outros vírus, a exemplo do orthopoxvirus e varicela-zoster.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp