Personalidade

Intelectuais baianos destacam capacidade crítica de Albergaria em sepultamento

Publicado em 06/07/2015, às 06h25   Rodrigo Daniel Silva (@rodansilva)


FacebookTwitterWhatsApp

Os intelectuais presentes na manhã deste domingo (5) no sepultamento do professor e antropólogo Roberto Albergaria destacaram a capacidade crítica que tinha o baiano. O corpo foi enterrado no Cemitério do Campo Santo, na Federação, em Salvador.
"Era um Gregório de Mattos atualizado", disse o secretário de Cultura, Jorge Portugal, ressaltando a capacidade do antropólogo de rir de si mesmo. "Tinha uma erudição assombrosa", acrescentou.
Na mesma linha, o reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), onde Albergaria lecionou, João Carlos Salles, disse que a capacidade de reflexão do antropólogo era seu traço mais forte. "A Bahia perde um intelectual que formava pessoas". Também presente no sepultamento, o ex-deputado Capitão Tadeu disse que a inteligência do antropólogo "fica e se multiplicará". 
O corpo do antropólogo foi encontrado em casa após uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ser acionada e constatar a morte do professor aposentado na sexta-feira (3). Ainda não há informações sobre as causas da morte. 

Publicada às 11h do dia 5

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp