Personalidade

ONU premia documentarista baiano por vídeo de refugiados

Publicado em 16/06/2016, às 08h28   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O braço da ONU para os refugiados, o Acnur, premiou o vídeo do baiano Dado Galvão por unir o mundo na mesma dor humana, de acordo com informações do colunista Leo Gerchmann. No vídeo 'Ninguém fica de fora', as lonas da feira livre da cidade de Jequié são as mesmas utilizadas nos acampamentos espalhados pelo mundo. O documentário alerta, por meio de uma linguagem universal, que o problema é de todos, independentemente de localização geográfica.
Segundo o colunista, o documentarista tem feito diversos trabalhos com foco social e entrado em algumas polêmicas na política. Foi ele quem trouxe a opositora moderada cubana Yoani Sánchez em uma histórica visita ao Brasil, assim que começaram a ser abertas as fronteiras da ilha socialista. A cerimônia de premiação acontece em 18 de junho, em São Paulo.
O baiano acompanhou o encontro do senador boliviano refugiado, Roger Pinto, com sua família também refugiada no Brasil, para o documentário Missão Bolívia. Em dezembro de 2015, realizou, com um grupo de ciclistas de Jequié, performance fotográfica com bonecos de plásticos denominada "Os refugiados e o Natal", que foi "inspirada na fuga da Sagrada Família para o Egito".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp