Personalidade

Primeira mulher mestre de obras da Bahia é condecorada na Câmara

Publicado em 10/07/2016, às 16h54   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

A comenda que leva o nome da heroína da independência baiana, Maria Qiuitéria, foi concedida na Câmara Municipal de Salvador à primeira mestre de obras da Bahia, Maria do Amparo, na noite de sexta-feira (8). “Maria do Amparo possui o mesmo espírito libertário e revolucionário de Maria Quitéria. Por isso, conceder a honraria, além de uma homenagem, é também uma forma de reconhecer a história de luta de uma mulher que ao começar a trabalhar no setor de construção civil rompeu barreiras na década de 70”, disse o vereador Silvio Humberto (PSB), autor da resolução, antes de definí-la: “É uma mulher à frente do seu tempo".
Pedreira, carpinteira e eletricista, Maria do Amparo Xavier Santos disse que orgulha-se de fazer praticamente tudo em uma obra. Mas, valoriza ainda mais o respeito que conquistou dos colegas em uma profissão predominantemente masculina. “Venci o preconceito com muita persistência e amor à profissão”, declarou emocionada, lembrando que começou a trabalhar aos 14 anos, na construção leve. Com a experiência, passou para as grandes obras, inclusive a do Metrô de Salvador. 
Autora do livro “Simplesmente Maria”, uma autobiografia, ela está escrevendo o segundo, com previsão de lançamento em dezembro, narrando entre outras coisas o caso de assédio moral que enfrentou em uma grande empresa responsável pelas obras do metrô. “Entrei com um processo no Ministério Público do Trabalho e no Tribunal Regional do Trabalho. Ganhei a causa em todas as instâncias e a empresa foi condenada. Nós mulheres devemos lutar pelo direito de estarmos onde quisermos, inclusive no mercado de trabalho”, frisou Maria do Amparo, que é secretária de Política para Mulheres do Sintepav-Ba e da Força Sindical.
Para a entrega da honraria foram convidadas a filha Cristiane e as netas Amanda e Vitória. A sessão fez parte dos ciclos de atividades realizadas pelo vereador Sílvio Humberto em homenagem ao Dia da Mulher Afrolatina e Caribenha, celebrado no dia 25 de julho.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp