BNews Pet

Cobras, iguana, jacaré e cágado são soltos no Parque Unidunas na Praia do Flamengo

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 22/05/2021, às 16h42   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Catorze animais silvestres, entre répteis e mamíferos, foram soltos no Parque Municipal das Dunas de Salvador (Unidunas), localizado na Praia do Flamengo, em Salvador, na quinta-feira (20). 

Esses animais chegaram ao Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) por meio das polícias ambientais e em bom estado de saúde, necessitando apenas de avaliação clínica, triagem, acondicionamento e alimentação, estando assim aptos para a soltura.

No total, foram oito jiboias (boa constrictor), que são animais resgatados com maior frequência na capital baiana, um coral-verdadeira (micrurus ibiboboca), uma iguana-verde (iguana iguana), um cágado-cabeça-de-cobra (mesoclemmys tubercullata), uma cainana (spillotes pullatus), um jacaré-anão (paleosuchus palpebrosus) e uma coral-falsa (oxyrhopus trigeminus).

A soltura foi acompanhada também pelo Grupo Especial de Proteção Ambiental (GEPA), da Guarda Civil Municipal (GCM), por uma representante da comunidade de Stella Maris e por um professor e uma voluntária do Parque.

Segundo o biólogo do CETAS, Haeliton Cerqueira, a ação mostra o quanto é importante, além do resgate, realizar a destinação correta do animal silvestre em área protegida e monitorada pelos órgãos ambientais e pela comunidade científica.

"A escolha do local onde o animal será solto é avaliada de forma cuidadosa, levando em consideração a avaliação comportamental da espécie, sua adaptação no local onde será destinado e se este atende às suas necessidades. Essas avaliações são feitas por especialistas, médicos veterinários e biólogo comportamental [etólogo]", explica Haeliton.

Para o supervisor da GEPA, Robson Pires, a devolução dos animais ao seu habitat natural é um dos mais importantes serviços realizados na prática de resgate da fauna silvestre. "A nossa missão aqui está cumprida. É um prazer trabalhar em parceria com o CETAS-Inema na proteção dos animais no município de Salvador", complementa o comandante.

O idealizador do Projeto Unidunas, Jorge Santana, destaca que o diferencial do Parque das Dunas é que ele está dentro do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) da cidade de Salvador e está cadastrado como área de Proteção Integral.

"Dentro dessa qualificação, nós temos aqui um plano de manejo realizado no Unidunas, onde todo o trabalho é monitorado pelos professores na parte acadêmica e científica, os quais fazem a marcação e registro desses animais e definem o local de soltura mais apropriado dentro do Parque", complementa Jorge.

UNIDUNAS – Criada em 1994, a Unidunas foi idealizada por Jorge Santana juntamente com professores, defensores do meio ambiente que tinham o desejo de proteger a última área que abrigava o ecossistema dunar na cidade, o projeto possui três esferas principais: a educação ambiental, as pesquisas científicas e a sustentabilidade. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp